TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da propaganda

Por:   •  18/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

As campanhas de bebidas alcoólicas, em especial de cerveja, nem sempre foram como são hoje em dia.

Antigamente, a cerveja era indicada como um produto com muitos benefícios à saúde. Mães em fase de amamentação, crianças, e pessoas durante o horário de trabalho eram instruídas a beber cerveja por diversos motivos.

Em um dos anúncios antigos da Malzbier, da Brahma, o incentivo era para beber o produto durante o trabalho, já que traria energia e deixaria o consumidor “ bem alimentado horas e horas...”. 

[pic 2]Uma das primeiras peças veiculada pelo ESTADÃO de São Paulo foi uma cerveja importada da marca Holstia Bier em 1894.

[pic 3]

Além de resolver diversos problemas, como cansaço, falta de energia e anemia, as marcas de cerveja também pregavam ser capazes de estimular a produção de leite, já que possuía alto valor nutritivo e ainda relaxava a mãe.

[pic 4]

O uso da imagem de crianças bebendo cerveja, ou incentivando o consumo era bastante usado. A marca Antarctica apelava para o sabor agradável da bebida, que conquistava até mesmo as crianças.

Já a Rainier Beer, assim como a Malzbier, anunciava o poder medicinal do produto, alegando que traria “o brilho da saúde” para seus consumidores. Nenhum remédio poderia se igualar à bebida.

Os personagens que figuravam as campanhas eram pessoas comuns, com quem o público em geral se identificava. Donas de casa, crianças, trabalhadores e mães eram o público, ou seja, a campanha era feita para eles.[pic 5]

Atualmente, as campanhas de bebidas alcoólicas são bem diferentes.

A propaganda de bebidas alcoólicas no Brasil foi regulada pela lei n. 9,294, de 1996. A principal restrição que apresenta é a redução do horário de propaganda na televisão e no rádio permitindo propagandas de álcool entre 21:00 e 6:00 horas. No entanto, as chamadas, propagandas de uns poucos segundos, são permitidas a qualquer horário

Nessa época houveram varias propagandas bem elaboradas e que fizeram muito sucesso como Zeca pagodinho com a Brahma, O baixinho da Kaiser com a Kaiser, Cantores Sertanejo com a Bavaria entre outras.

A regulamentação é bastante rígida, e qualquer erro do anunciante pode ser punido através de multas e retirada do ar.

Existem leis para assegurar que as propagandas sejam criadas com foco no público adulto, o uso de crianças e adolescentes é terminantemente proibido ao se tratar de bebidas alcoólicas.

No entanto, qualquer pessoa que já tenha assistido a alguma propaganda de álcool na televisão brasileira, verifica a agressiva utilização da sexualidade nas propagandas, especialmente no caso da cerveja. Esse tipo de associação das bebidas alcoólicas com o que temos de mais característico no nosso país normatiza o álcool. Um exemplo clássico e evidente dessa técnica ocorreu durante Copa Mundial de Futebol de 2002, com a criação de uma tartaruga de desenho animado associada a uma marca de cerveja que foi denominada a “torcedora símbolo da seleção brasileira” e recentemente a atriz Aline Riscado (Verão) “Símbolo do Verão Brasileiro”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com