TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Horário Flexível Pode Trazer Vantagens Para O Trabalhador?

Casos: Horário Flexível Pode Trazer Vantagens Para O Trabalhador?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

RECURSOS HUMANOS 1º DO SEMESTRE

VINICIUS VANDERLI NEVES DE CARVALHO

“Horário flexível pode trazer vantagens para o trabalhador?”

Tecnologia de Informação e Desenvolvimento Humano

Pontes e Lacerda – MT

Novenbro de 2013

VINICIUS VANDERLI NEVES DE CARVALHO

“Horário flexível pode trazer vantagens para o trabalhador?”

Tecnologia de Informação e Desenvolvimento Humano

Trabalho apresentado como requisito a Recursos Humanos, individual relativa ao semestre 1º semestre, portfólio para as disciplinas de:

Recursos Humanos

Joenice Dias/ Ulysses Januzzi

Elisete Zampronio/ Henry Nonaka

Mácia Bastos

Da Universidade do Norte do Paraná – UNOPAR

Pontes e Lacerda – MT

Novembro de 2013

SUMÁRIO

Introdução............................................................................................3

Economia e Modelo de Gestão..........................................................4

Trabalhador Ganha com Horário Flexivel.........................................4

Relações Interpessoais......................................................................5

Liderança e Equipes...........................................................................6

Tecnologia e Desenvolvimento Humano..........................................6

Conclusão............................................................................................8

Referencias..........................................................................................9

Introdução

Este trabalho tem como objetivo mostrar brevemente como o horário flexível pode trazer vantagens tanto para trabalhador como para a empresa, ainda as relações interpessoais e a tecnologia e desenvolvimento humano. Dessa forma, observamos que nos últimos anos, houve um crescimento corporativista no Brasil, sendo essa uma tendência irreversível. Este movimento ganha força devido às transformações ocorridas na estrutura do mercado e nas próprias relações de trabalho, decorrentes principalmente do processo de abertura econômica. Mais do que nunca, as organizações sentem a necessidade de encontrar novas formas de funcionamento, visando à melhoria da qualidade, produtividade e satisfação do trabalhador e do próprio empresário. O desempenho de uma organização está intimamente relacionado às formas de interação daqueles que a compõem, conforme apontam diversos estudos. Se, por um lado, a maioria dos especialistas aponta que o futuro pertence a organizações baseadas em equipes, por outro, constata-se que é raro encontrar grupos de trabalho funcionando verdadeiramente como uma equipe.

Economia e Modelo de Gestão

Quais as vantagens que a empresa teria se o contratassem com autonomia de horário (horário flexível). Bom, em relação aos trabalhadores de cargo elevado a empresa não teria tanta vantagem, pois, hoje no mercado de trabalho os trabalhadores que estão nessa posição não são “obrigados” a chegar no horário pelo fato de terem essa qualificação que a empresa necessita, tendo em vista que não seja permitido, mas os atrasos ocorrem. Nesse caso específico não haveria tanta vantagem para a empresa, sendo que advertências não são dadas, não é descontado do salário nenhum horário excedido, desse modo não há vantagem com o horário flexível.

Observando do um ponto de vista pessoal, vejo que eu teria vantagens com esse horário flexível, pelo fato de que eu adiantaria meu trabalho para que não precisasse me ausentar em meio ao expediente para ir ao dentista, médico, reuniões de faculdade e tudo mais. Essas são as vantagens de um trabalhador comum, pois estaria fazendo meu trabalho da mesma forma e cumprindo as metas, mas com um horário flexível ao normal. Isso, em momento alguém me comprometeria com as responsabilidades distribuídas pela empresa nem em meio à competência do meu trabalho.

Na nova era em que estamos muitas empresas já praticam o horário flexível, porque verificaram o fato de ser muito mais importante o cumprimento satisfatório das tarefas do que a observância rígida dos horários de início e término do trabalho, o que no ver da maioria das empresas é mais importante chegar no horário do que a satisfação do trabalho realizado. Aliado a isso, há o fato de serem freqüentes os pedidos de autorização por parte de empregados para iniciar o trabalho mais tarde ou deixar a empresa mais cedo, a fim de atender assuntos particulares urgentes. Entretanto, como inexiste na nossa legislação trabalhista permissão expressa para a adoção de horário flexível de trabalho, as empresas brasileiras têm optado pela sua implantação pela negociação desse horário.

Em relação a essa discussão do horário flexível, o Yahoo determinou em 2007 que seus funcionários trabalhassem na empresa e não mais em casa como funcionava. Partindo disso, começaram-se as discuções referentes ao horário tendo em vista as opiniões de alguns críticos achando que a interação é a melhor forma de produzir, pois se pensa melhor, já em outros casos, trabalhando a vontade em seus respectivos lares a produção é mais eficaz e o rendimento do trabalho será melhor. Em relação há isso, nos dias de hoje as coisas são diferentes não com a proporção desejada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com