TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as vantagens e desvantagens para um trabalhador temporário

Abstract: Quais são as vantagens e desvantagens para um trabalhador temporário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Abstract  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 6

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Teoria Geral da Administração, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade e Comportamento Organizacional.

Profs.: Fabiano Galão, Ivan Campos, Eliza Nantes, Wilson Sanches e Mônica Silva.

Esperantina - PI

2013

QUESTÕES PROPOSTAS

1. Organizações como a IBM, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Desta forma, como esse tipo de Organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

A IBM chegou ao Brasil em 1917, firmando contrato com a Diretoria de Estatística Comercial. Em 1920, foi contratada pelo governo brasileiro para organizar o censo geográfico e fixando estabelecimento no país em 1924. A IBM a contratação é tercerizada, pois é uma empresa de tecnologia mundial que presta serviços ao Brasil. A forma de contratação é diferenciada, resultando em vinculos diferenciados.

Atualmente, a IBM é referência de tecnologia de ponta, de computadores e acessórios digitais que simplificam a comunicação e a troca de dados. É uma das maiores empresa do mundo no segmento, defendendo o seu share perante as concorrentes.

As organizações burocráticas, em razão das acentuadas exigências de controle, comportamentos rotineiros previsíveis, redução de riscos e busca de eficiência tornam-se pouco respectivas a novos aprendizados. Essas organizações mantêm-se bem-sucedidas contanto que a natureza do mercado, tecnologia, competição, demanda, regulamentações e outras forças ambientais permaneçam relativamente previsíveis e estáticas.

Isto é, as organizações burocráticas prosperam desde que não precisem aprender, elas são comandadas pelo Estado, que tem a obrigação de zelar pela ordem da sociedade. Já empresas como a IBM são transnacionais, obedecem apenas a lógica do capitalismo, não tem vínculos com o país que estão instaladas.

2. Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de Tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

Os novos tempos são influenciados pelas plataformas digitais que abundam com a infestação da internet. A empresa Google é um site mais empresarial pois dispõe ferramentas de buscas, de localização e de finanças, como o pagamento via internet, uma dessas ferramentas dispoem de poder comprar pela internet.

Os fundadores da Google sabem que em um mundo de descontinuidade, o que mais importa não é a vantagem competitiva de uma empresa em um dado momento, mas sua vantagem ao longo do tempo. Para isso, era necessário criar um modelo de gestão que acompanhasse a evolução da própria WEB, ou seja, era necessário agilidade para adaptar-se as frequentes mudanças desse século.

A primeira ação era transformar a empresa em um modelo de empresa que atraisse os talentos existentes no mundo para trabalhar nela. Um dos pilares desse modelo está na missão visionária dos fundadores em transformar o mundo em lugar melhor para viver organizando todas as informações existentes. As pessoas que trabalham no Google acreditam piamente nessa missão. Outro pilar desse modelo, era transformar o local de trabalho em um lugar onde as pessoas gostassem de passar a maior parte de seu tempo. O modelo de gestão do google é baseado pequenas unidades de trabalho autonomas (Intraempreendedores – Empresas dentro da empresa), grande número de experiências e feedback intenso entre os colegas.

O Facebook é uma impresa para contatos com outras pessoas, diversão, divulgação e social pois é uma rede onde amigos se comunicam e divulgam o que fazem.

A IBM é uma referência mundial no pioneirismo do uso de redes sociais desde 2001, quando o Board mundial da companhia resolveu liberar e incentivar as redes como forma de compartilhar conhecimento e aprender junto com os consumidores.

 Para responder a questão 03 leia os fragmentos a seguir que foram retirados do texto.

a) São Paulo – Mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritórios da gigante de tecnologia americana a IBM em 170 países.[...]

b) .[...] Segundo a consultoria americana Elance, que conecta empresas freelancers de mais de 150 países, a base de companhias que contratam esses profissionais passou de 850.000 para 1,3 milhão apenas no último ano.

c) [...] mas só nos Estados Unidos estima-se que 40 milhões de pessoas – o equivalente a um terço da força de trabalho americana – dedicam-se a trabalhos independentes, segundo o Freelancers Union, sindicato destes profissionais no País. Na Alemanha, apenas metade das pessoas trabalha 8 ou 9 horas por dia e cinco dias por semana para o mesmo empregador.

d) [...] “Muitas empresas precisam de gente em pouco tempo para suprir a demanda de projetos de expansão”, afirma Carolina Azevedo, executiva da empresa de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com