TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens e desvantagens de um trabalhador temporário

Ensaio: Vantagens e desvantagens de um trabalhador temporário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Ensaio  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

2.1 Questões proposta:

Organizações como a IBM, e outras citadas no texto apresentam certas flexibilidade no que diz respeito á sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

Resp: A organização da IBM busca melhorar a qualidade do trabalho de seus funcionários, e que eles fiquem satisfeitos com o que fazem. Lá, os funcionários tem flexibilidade no horário, e isso melhora todo o trabalho que é realizado por eles; pois, desde que façam o que lhes é pedido/mandado e façam bem, eles podem ir e vir quando quiserem.

2.2 Questões proposta:

Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação ás necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

Resp: Também chamado de descentralizado, democrático ou beta, o modelo orgânico foi desenvolvido dentro de empresas como Google, Toyota,... . As empresas orgânicas possuem em comum o fato de todas, em algum momento de sua existência, simplesmente haverem rejeitado os modelos de gestão e administração que conhecemos.

Em todas estas empresas, os líderes não concordaram ou não aceitaram os conceitos de Taylor, Fayol e Sloan, que ainda hoje são ensinados pelas universidades e MBAs, e utilizados pela maioria esmagadora das empresas. Como não havia outro modelo pronto para implantarem ou construírem, se baseou em conhecimentos como sociologia, sistemas, psicologia, biologia e até princípios religiosos, para desenvolverem outro tipo de organização. Organizações onde resultados financeiros fosse consequência de pessoas felizes e comprometidas.

Portanto o foco das empresas orgânicas nunca foi à geração de retornos no trimestre, no ano ou a cada três anos, nem o crescimento baseado em oportunidades. O grande foco das empresas orgânicas é a geração de benefícios para as pessoas, tanto dentro como fora da empresa, e como consequência disso, a saúde e a sustentabilidade da organização, em qualquer que seja o ambiente. O sistema orgânico não é um processo nem um modelo pronto, passível de ser implantado. O sistema orgânico é uma filosofia, uma maneira de pensar fortemente calcada em várias premissas opostas àquelas da administração tradicional.

Na empresa facebook A estrutura é muito horizontal. Não tem tantos níveis e você tem liberdade de conversar com quem quiser. Posso falar com qualquer diretor ou presidente, inclusive com o Zuck (Mark Zuckerberg) se eu quiser. É um ambiente bem legal de se trabalhar, você não sente tanta pressão.

Acredito que as duas usam a estrutura horizontal a diferença acredito que seja no sistema em que a empresa Google adotou por ser uma grande empresa o sistema orgânico. As pessoas são o elemento chave, pois são elas que orientam e direcionam o rumo da empresa. Por isso é essencial ter uma comunicação transparente e uma gestão participativa.

O administrador deve agir de acordo com as particularidades das pessoas, motivando-as através de treinamento e liderando de maneira descentralizada, dando autonomia e aplicando responsabilidades, com objetivo de alcançar resultados para ambos os lados.

2.3 Questões proposta:

A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.

Resp: A "a",'b" e "c" são recursos argumentativos de prova concreta e a "d" e "e" são recursos argumentativos de autoridade. A diferença é que o de prova concreta aprenta estatísticas e o de autoridade apresenta algo dito por alguém que seja especialista no assunto abordado.

2.4 Questões proposta:

O texto apresenta o que ele afirma ser “uma tendência que veio pra ficar” que são freelancers. O texto também apresenta as vantagens deste tipo de contratação para a empresa, restringindo-se a um último parágrafo sobre uma insatisfação pontual por parte dos trabalhadores. Estabeleça um olhar crítico sobre essa situação e discorra sobre a seguinte questão: Quais são as vantagens e desvantagens para o trabalhador do trabalho temporário?

-Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com