TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coca Cola

Artigo: Coca Cola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2013  •  7.819 Palavras (32 Páginas)  •  2.333 Visualizações

Página 1 de 32

RIO DE JANEIRO

2013

Introdução

A Coca-Cola é uma marca de refrigerantes com sabor de noz-de-cola pertencente à The Coca-Cola Company que comercializa em mais de 200 países. Criou mais de 3500 bebidas diferentes desde águas a sumos, refrigerantes, chás, cafés, bebidas energéticas e desportivas. A bebida foi criada pelo farmacêutico John Styth Pemberton em maio de 1886, Frank M. Robinson, sócio e contador da firma do Dr. Pemberton, sugeriu o nome para o produto e desenhou a palavra Coca-Cola, na caligrafia de letras ondulantes que é famosa até hoje.

No início, como a fabricação da Coca-Cola ainda era um negócio pequeno, o concentrado era embalado em pequenos barris de madeira, pintados de vermelho, cor do grão da cola. Em 1891, outro farmacêutico, Asa B. Candler, que havia tomado o elixir para dor de cabeça, adquiriu os direitos da fórmula de Pemberton pela quantia de 2.300 dólares. Oito anos depois, ele iniciou um sistema de franquia e engarrafou o produto. Uma das maiores marcas do planeta, a Coca-Cola é uma vitória do marketing, construída em gerações.

Atualmente existe até uma marca de roupa no Brasil chamada Coca-Cola Clothing licenciada pela Coca-Cola e produzida pelo grupo AMC têxtil sediado em Itajaí(SC). A marca Coca-Cola possui mais de 250 licenciados, em diversos segmentos, em mais de 50 países.

A História

A história da Coca-Cola inicia com a chegada do farmacêutico John Pemberton, cidade de Atlanta nos Estados Unidos, logo após a Guerra Civil americana. Ele havia acabado de participar da guerra e estava disposto a mudar de vida, em busca de uma nova clientela que comprasse suas ideias e medicamentos. Por não ter nenhuma habilidade em vendas, sempre fracassou em suas criações, até conhecer o contador Frank Robinson, que acaba tornando-se sócio.

• 1884 – Foi lançada a bebida alcoólica chamada “Pemberton's French Wine Coca”, anunciada como uma bebida intelectual, vigorante do cérebro e tônica para os nervos, sendo, inicialmente uma mistura de folhas de coca, grãos de noz-de-cola e álcool.

• 1886 – O puritanismo religioso estava em alta e havia todo um movimento antiálcool. Nenhuma mulher ou homem decente poderia ser visto em lugares que fornecessem esse tipo de bebida. Neste mesmo ano, todos os estabelecimentos que vendiam álcool foram fechados e Pemberton e Robinson se viram na procura por outro produto que lhes rendessem dinheiro.

Naquela época existiam os chamados “Pontos de Vendas”, lugares aonde pessoas iam após as compras, para se reunir e tomar sorvetes e xaropes misturados com água carbonada nos mais diferentes sabores, e que possivelmente acabaram dando idéias para a produção de um novo produto.

Tentando se encaixar neste novo padrão, Pemberton passou meses no porão de sua casa em Atlanta, adicionando ingredientes à água carbonada para fazer um xarope e, mandando amostras para a “Jacob’s Pharmacy”, para testar a opinião dos clientes.

No dia 8 de maio era vendida a primeira bebida conhecida atualmente como Coca-Cola, nome posteriormente dado por Frank Robinson, que utilizou a sua própria caligrafia para fazer o logotipo. O produto era um xarope com água carbonada, servidos em copos de vidro e misturados na hora de servir.

No dia 29 de maio, Pemberton anuncia a bebida pela primeira vez no “Atlanta Journal”

• 1887 – Em seu primeiro ano de operação foram vendidos somente 25 galões de Coca-Cola, o que correspondia a 9 copos por dia, o que rendeu 50 dólares, tornando-se um prejuízo.

• 1888 – Devido a problemas de saúde e financeiros, Pemberton foi obrigado a vender a fórmula, pelo total de 1.750 dólares e, acabou falecendo, no dia 16 de agosto, dois anos após ter inventado a bebida que acabaria por se tornar um dos maiores símbolos americanos. No mesmo ano, Frank Robinson procura pelo empresário e farmacêutico Asa Griggs Candler que acaba comprando a fórmula por 2.300 dólares.

De 1891 a 1920

O empresário Asa Griggs Candler acreditava no produto e queria que a Coca-Cola fosse conhecida. Naquela época, não existiam meios de comunicação nacionais e, a grande maioria dos consumidores encontrava-se isolados nas pequenas cidades do interior que visitavam as grandes cidades. Uma das formas encontradas foi o contratar pessoas para distribuir cupons que davam o endereço e um brinde, experimentar de graça a Coca-Cola, fazendo com que os estabelecimentos fossem procurados.

Candler também acaba disponibilizando outros brindes nos estabelecimentos, como calendários e posters que serviam como uma forma dos consumidores olharem para o nome da Coca-Cola e lembrar onde compraram.

• 1893 – No dia 31 de janeiro a marca Coca-Cola foi registrada.

• 1894 – No dia 12 de março Coca-Cola foi vendida pela primeira vez em garrafas de vidro em uma loja de doces em Vicksburg,Mississippi, usando garrafas de vidro que vinham com a marca da companhia de engarrafamento em auto-relevo, a “Biedenharn Candy Company”. O dono da engarrafadora, Joseph A. Biedenharn ficou impressionado com as vendas e relatou o caso para Asa Griggs Candler, que não teve nenhum interesse em comercializar a Coca-Cola em garrafas.

• 1895 – A forma de promoção agressiva adotada por Candler acabou funcionando, a marca Coca-Cola já contava com três fábricas que engarrafavam o produto nas cidades de Chicago, Dallas e Los Angeles.

• 1897 – Começa a internacionalização da Coca-Cola, chegando no Canadá, e no México.

• 1899 – Dois advogados de Chattanooga, Tennessee Benjamim Franklin Thomas e Joseph Whitehead propõem á Candler que fizessem o engarrafamento em larga escala. No início Candler questionou a estava em dúvidas quanto ao engarrafamento da bebida, mas os dois negociantes que propuseram a idéia foram tão persuasivos dizendo que as pessoas poderiam levar para casa. Um contrato foi firmado dando controle total do procedimento à Thomas e Whitehead para engarrafarem a Coca-Cola, e que excluía Joseph A. Biedenharn deste processo.

• 1902 – Coca-Cola passa a ser vendida em garrafas com “tampa coroa”, até então, era comercializada em garrafas com tampa de rolha.

• 1909 – Nos Estados Unidos, cerca de 400 fábricas já engarrafavam a Coca-Cola, sendo, a maioria delas era de propriedades de empresas familiares. Algumas foram abertas somente nos meses de clima quente, quando havia maior demanda do produto

• 1915 – Com tantas cidades engarrafando e distribuindo o produto, começaram a surgir as primeiras falsificações. Comerciantes começaram a engarrafar outros produtos com o rótulo parecido com o da Coca-Cola, naquela época, não existia diferenciação dos produtos, somente o rótulo, que era facilmente removível.

• 1916 – É realizado um concurso para escolher um novo design para a garrafa da Coca-Cola. O projeto vencedor foi do projetista Raymond Louise da cidade de Terre Haute, estado de Indiana. Sua inspiração foi no formato da fruta do Cacau. A garrafa foi patenteada no estatuto de marcas dos Estados Unidos.

• 1918 – No final do ano, Candler vende a empresa por 25 milhões de dólares para um grupo de investidores liderados por Ernest Woodruff e WC Bradley.

• 1919 – O design de garrafa escolhido em 1916 já estava em todas as fábricas, dando originalidade ao produto e evitando a pirataria. Neste mesmo ano foram abertos fábricas na Espanha, na Bélgica, na França, na Itália, na Guatemala, em Honduras, no Peru, na Austrália e na África do Sul.[15]

• 1920 – Mais de 1000 empresas engarrafadoras realizam a produção e

De 1921 a 1940

Quando os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial, a Coca-Cola já tinha se tornado a maior consumidora de açúcar do mundo para a fabricação de seus produtos. Com a guerra, começou a ter racionamento, colocando em perigo os negócios.

• 1923 – Com o final da Primeira Guerra Mundial, houve a recessão que quase faliu com a companhia , este fato fez o conselho que comandava a The Coca-Cola Company escolhesse um novo presidente, sendo eleito Robert Woodruff, o mesmo dirigiria a companhia pelos próximos 60 anos.

• 1929 – A Coca-Cola lança uma caixa de metal, que a conservava gelada nos postos de vendas, chamado de “open-top cooler.”

• 1931 – A Coca-Cola encomenda uma série de quadros a Haddom Sundblom, representando a imagem do Papai Noel, para uso em publicidade. A figura acaba tornando-se a identidade do Papai Noel. Mas, em 1927 os mesmos traços já haviam sido utilizados no jornal New York Time.

Quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial, a Coca-Cola desenvolveu "fábricas" móveis que foram enviadas para as frentes de batalha junto com técnicos da empresa, que garantiam a produção e a distribuição da bebida para os soldados, fato este aprovado pelo então general Dwight D. Eisenhower das Forças Armadas dos Estados Unidos. A empresa conseguiu na época uma autorização excepcional de Washington. Apesar dos custos de produção na frente de batalha serem elevados, a companhia decidiu arcar com os mesmos, numa tática de marketing, vendendo o refrigerante pelo mesmo preço praticado nos Estados Unidos. Durante o período de guerra, 64 instalações de engarrafamento foram criadas para abastecer as tropas que estavam fora dos Estados Unidos. Este fato ajudou a abrir caminho para a internacionalização da Coca-Cola, que, durante e após a guerra acabou sendo licenciada nos diversos países em que acompanhou o exército americano, incluindo o Brasil.Tendo em vista a sua associação com os produtos americanos, o refrigerante acabou exercendo o papel de um símbolo patriótico. A popularidade da bebida aumentou bastante no pós-guerra, quando os soldados voltaram fazendo propaganda do refrigerante.

No final da década de 1930, a Coca-Cola já era bem conhecida nos Estados Unidos, mas foi somente com a Segunda Guerra Mundial que passou realmente a explorar outros mercados.

Os primeiros anos no Brasil

No início da década de 1940, o Brasil entrou no cenário da Segunda Guerra Mundial.

• 1941 – O governo brasileiro autorizou secretamente os norte-americanos a utilizarem bases aéreas e navais situadas no país, para garantir a defesa do continente americano. No dia 26 de julho foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto-Lei número 3.462, de 25 de julho de 1941, uma das primeiras medidas que autorizava a empresa “Panair do Brasil”, a construir, melhorar e aparelhar os aeroportos do nordeste brasileiro. Desta forma, aviões militares americanos passaram a chegar ao Brasil com maior freqüência, reforçando as bases estratégicas estabelecidas no país.

Neste contexto, a Coca-Cola chega, em um primeiro momento trazida pelos próprios soldados e posteriormente, produzida em pequenas fábricas móveis que passaram a acompanhar as tropas. Na época, a política adotada pela empresa em relação á Segunda Guerra Mundial era o de apoiar seus combatentes, oferecendo seus produtos onde quer que estejam, sendo comercializada, a um preço simbólico de cinco centavos de dólar o copo.

• 1942 – No dia 18 de abril foi inaugurada a primeira fábrica da Coca-Cola no Brasil, localizada no bairro de São Cristovão, no estado do Rio de Janeiro. Também, no mesmo ano começou a produção de embalagens de vidro com 185 ml. Até então, a comercialização da Coca-Cola no país, era exclusiva aos soldados americanos. A partir desta data, começa a comercialização para o mercado brasileiro, propriamente dito.

• 1943 – No dia 6 de Janeiro estreou o programa “Um Milhão de Melodias”, na Rádio Nacional, que era transmitido às quintas-feiras em horário nobre. O programa foi o primeiro a ser patrocinado pela Coca-Cola no Brasil.

A Coca-Cola representava a troca de culturas entre brasileiros e americanos naquela época. No dia 28 de janeiro o então presidente americano Franklin Delano Roosevelt veio ao Brasil para se encontrar com o presidente Getúlio Vargas, acertando assim o envio de tropas do exército brasileiro para a Segunda Guerra. No mesmo ano foi inaugurada a primeira filial da Coca-Cola na cidade de São Paulo.

• 1944 – No dia 1 de setembro, aconteceu a publicação no “Diário Oficial da União”, dando autorização para a “The Coca-Cola Export Sales Company” inciar as atividades no Brasil.

• 1945 – Na cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, a Coca-Cola firma contrato com a então “Industrial de Refrescos”, passando esta a ser a primeira empresa franqueada da marca no Brasil. Pelo contrato, a Industrial de Refrescos passava a ter exclusividade para a comercialização e produção dos produtos da marca Coca-Cola na região sul.[10]No mesmo ano, foi inaugurada a segunda fábrica carioca da Coca-Cola, com modernos equipamentos, para a época, que eram capazes de produzir até 150 garrafas por minuto.

• 1946 – Neste ano, é lançado no Brasil o primeiro slogan feito exclusivamente para o mercado brasileiro, “Isto sim é da pontinha!” Anteriormente, os slogans eram traduções de campanhas americanas do produto.

• 1948 – Durante o ano, foram estabelecidas mais quatro franquias que passaram a produzir a Coca-Cola.

Década de 1950 e 1960

A década de 1950 inicia com a Copa Mundial de Futebol sendo realizado no Brasil, com placas publicitárias ilustradas espalhadas pelo estádio do Maracanã, sendo até mesmo, recomendada pelos médicos para que fosse bebida pelos jogadores.

• 1952 – Acontece o lançamento do slogan “isso faz um bem”, até então a empresa vinha amargando problemas com o mercado brasileiro, pois o refrigerante não era bem visto pelo público. Popularmente, a visão era um líquido estrangeiro e diversos boatos sobre a procedência e malefícios á saúde faziam parte das rodas de conversas. De fato, o Guaraná Champagne Antarctica era o refrigerante de maior aceitação entre os brasileiros naquela época, dados de 1954 mostrava que o refrigerante tinha 46% de preferência do público.

• 1953 – A empresa novamente empenha-se em desmistificar a imagem do refrigerante, mostrando a qualidade do produto. A empresa lança cartazes que comparavam a água utilizada na fabricação da Coca-Cola aos dos límpidos e cristalinos rios da Amazônia brasileira.

• 1954 – Foi lançado o primeiro cartaz de Natal da Coca-Cola no Brasil, trazendo o Papai Noel com o slogan “isso faz um bem”.

• 1955 – A Coca-Cola lançou o primeiro comercial da marca apresentado na televisão brasileira, intitulado “Coca-Cola faz um bem”. O comercial tinha como tema o samba e Carmem Miranda. O locutor Carlos Henrique anuncia o comercial que é protagonizado pela cantora e atriz Dóris Monteiro.

• 1957 – A Coca-Cola em parceria com o jornal “Última Hora”, o concurso “Tamborim de Ouro” com um desfile extra de carnaval, evento realizado antes do carnaval. A iniciativa acontecia na Praça XVII e no Campo do Fluminense no Rio de Janeiro. No evento, escolas realizavam desfiles com o tema Coca-Cola. A partir deste ano, os concentrados que, até então eram importados dos Estados Unidos para a fabricação do xarope, passam a ser fabricados na matriz do Rio de Janeiro.

• 1959 – A empresa promove a venda á domicílio em São Paulo, implantando assim, o conceito de vasilhame retornável em embalagem de vidro de 760 ml, também conhecida como tamanho família. Até então, maior freguesia da Coca-Cola estava em bares, sorveterias, casas de doces e restaurantes. No final deste mesmo ano, a Coca-Cola também lançou garrafas de 290 ml.

• 1962 – O concentrado da Coca-Cola, até então importado, passou a ser produzido na fábrica do Rio de Janeiro.

• 1967 – Caetano Veloso lança a canção “Alegria, Alegria”, que tem como refrão a Coca-Cola no verso "Eu tomo uma Coca-Cola, Ela pensa em casamento".

• Até o final da década de 1960, o Brasil já contava com 20 fábricas espalhadas nos quatro cantos do país.

Na década de 1970 a Coca-Cola começa a fazer sucesso. Durante este período foram lançadas mais 15 fábricas no Brasil. Começam a ser distribuídas as Post-Mix, que possibilitam uma ampliação da rede de fornecedores devido à economia de espaço, atingindo lanchonetes, cinemas, clubes e diversos pontos de venda. O slogan da época, “Isso é que é”, exaltava a natureza e a paz.

• 1979 – Surgem os slogans “Dá mais vida” e “Abra um sorriso”, associando a marca à felicidade e bons momentos.

• 1981 – A Coca-Cola é lançada em embalagem de lata.

• 1982 – Chega ao mercado brasileiro a Diet Coke.

• 1985 – O refrigerante Coca-Cola é tirado do mercado e surge a New Coke. O fato foi também desaprovado pelos consumidores brasileiros.

• 1986 – Aconteceu a comemoração de 100 anos da Coca-Cola, são comemorados no Brasil e em todo o mundo.

• 1987 – Coca-Cola patrocinou a Copa União, o maior contrato esportivo feito por uma empresa privada no país até então. Mais quatro novas fábricas entraram em operação neste ano. Uma nova campanha mundial é lançada, com a canção Águas de Março de Tom Jobim.

• 1988 – Foi lançada a Coca-Cola em embalagem do tipo “One Way” e a tampa com rosca em metal. Também, aconteceu o relançamento das garrafas colecionáveis em miniaturas.

Década de 1990 à atualidade

• 1990 – Neste ano, Coca-Cola patrocinou todas as categorias da Seleção Brasileira de Futebol. Também, o concentrado da Coca-Cola passa a ser fabricado em Manaus e distribuído para as fábricas em todo o Brasil.[5] É lançada embalagem do tipo “Big Coke”, de 2 e 1,25 Litros. No mês de junho, foi lançada a lata de alumínio 100% reciclável.

• 1991 – A Coca-Cola é lançada em embalagem PET descartável.

• 1992 – A Coca-Cola comemorou o seu qüinquagésimo ano em atividades no Brasil.] Em comemoração à data, promoveu uma exposição intitulada "Coca-Cola 50 anos com arte" que reunia 25 obras desenvolvidas por artistas plásticos e fotógrafos brasileiros. As exposições aconteceram no Museu de Arte Moderna de São Paulo(MAM/SP), e no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). No mesmo ano, houve a inauguração da maior fábrica da Coca-Cola na America Latina, localizada na cidade de Jundiaí em São Paulo e o lançamento das Coke Machines – máquinas para vender refrigerantes em lata.

• 1993 – A Coca-Cola passa a apoiar em todo o planeta o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. No mesmo ano, os “Ursos Polares”, desenvolvidos em animação 3D aparecem pela primeira vez na campanha Sempre Coca-Cola, no comercial chamado “Northern Lights

• 1995 – A Coca-Cola lança a primeira lata com o tema Papai Noel no Brasil. Também, foi lançada em caráter regional a primeira lata de Coca-Cola na cor azul, edição especial para o Festival de Parintins que acontece no Amazonas.

• 1997 – A Coca-Cola passa a ter o seu produto em forma Light, inaugurando este segmento no Brasil.

1999 – Surge a embalagem Pet de 2,5 Litros.

• 2001 – É relançada no mercado brasileiro a garrafa chamada “Contour” de 237 ml.

• 2003 – A Coca-Cola firma com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), patrocínio às equipes olímpicas de ginástica artística, judô e natação, que visavam o apoio a preparação para as Olimpíadas de 2004..

• 2005 – No dia 21 de fevereiro foi lançada a Coca-Cola em mini lata de 250 ml e em junho do mesmo ano a garrafa de vidro de 200 ml.

• 2007 – A Coca-Cola Zero é lançada. Neste mesmo ano, a emissora de televisão MTV lança em parceria com a Coca-Cola o programa musical Estúdio Coca-Cola.

• 2009 – A Coca-Cola lançou para todos os seus produtos um novo tamanho para as tampas de garrafas Pet, chamada “Xtra-Lok Mini”, com quatro milímetros a menos que as do padrão antigo. Com este novo tamanho, a companhia estimou que até 2012 o total de resina economizada equivalesse à mesma quantidade para produzir 120 milhões de garrafas Pet de 2 litros.

• 2010 – É lançada a Coca-Cola Light Plus. No dia 25 de março foi lançada a primeira garrafa feita a partir da Cana-de-açúcar, batizada com o nome de “PlantBottle”. No mesmo mês a Coca-Cola adotou Largo Glênio Peres e a Praça XV, pontos tradicionais do Centro Histórico de Porto Alegre. No dia 16 de abril, em Maceió, a Coca-Cola abriu a primeira “Fábrica Verde” da América Latina, possuindo iluminação natural, recursos para diminuir a liberação de CO2 na atmosfera e um sistema de uso eficiente da água.

Identidade Organizacional

Os princípios da Coca-Cola:

Refletem-se na sua Missão, Visão e Valores, sempre focados em oferecer produtos e ações em compromisso com a sociedade e o meio ambiente. Por isso, a Visão da Coca-Cola está orientada para a preparação de um futuro mais sustentável.

Missão

Define o objetivo a longo prazo enquanto empresa e o critério das atuações e decisões para chegar a 3 metas fundamentais:

• Refrescar o mundo.

• Inspirar momentos de otimismo e felicidade.

• Criar valor e marcar a diferença.

Valores

Guiam as ações e o comportamento da The Coca-Cola Company no mundo, e são:

• Liderança: Esforçar-se para construir um futuro melhor.

• Colaboração: Potenciar o talento coletivo.

• Integridade: Ser transparentes.

• Ponderar nos gastos: Ser responsáveis.

• Paixão: Estar comprometidos com o coração e a mente.

• Diversidade: Contar um vasto leque de marcas.

• Qualidade: Busca da excelência.

Visão

É o pilar central do plano de trabalho e descreve o que é necessário fazer para conseguir a máxima sustentabilidade, qualidade e crescimento. Com ela pretendem-se atingir os objetivos estipulados para as diferentes áreas:

• Pessoas: Ser um bom local para trabalhar, em que as pessoas se sintam inspiradas para dar o melhor de si, todos os dias.

• Bebidas: Oferecer uma variada carteira de produtos de qualidade que se antecipem e que satisfaçam os desejos e as necessidades dos consumidores.

• Parceiros: Desenvolver uma rede de trabalho para criar um valor comum e duradouro.

• Planeta: Ser um cidadão responsável que marque a diferença ao ajudar a construir e apoiar comunidades sustentáveis.

• Benefício: Maximizar o rendimento para os acionistas tendo em consideração as responsabilidades gerais da Companhia.

• Produtividade: Ser uma organização eficaz e dinâmica.

POLITICA AMBIENTAL

O sistema Coca-Cola criou em 1997 um sistema de Gestão Ambiental válido

para os negócios no mundo, chamado eKOsystem. Este sistema é composto de

diversas práticas antes consolidadas pela empresa que tratam do gerenciamento de resíduos sólidos, tratamento de efluentes industriais, controle de gases, uso da água,além de outras medidas de prevenção.

A empresa efetua medidas de conservação dos recursos hídricos estimulando

as fábricas a desenvolverem projetos que possibilitem reduzir o consumo de água e a minimizar as descargas de efluentes, além de que reutiliza a água do processo

industrial e faz a captação de água de chuva.

A Coca-Cola foi uma das primeiras empresas do mundo a adotar medidas

efetivas de preservação da camada de ozônio. Em 1995, a Companhia adotou uma estratégia mundial agressiva para eliminar de suas atividades industriais o uso de gases nocivos à camada de ozônio, antes mesmo do Protocolo de Montreal, ratificado em 1997 por vários países, que estabeleceu a interrupção da produção de CFC (clorofluorcarbono) a partir de 19961,

A Coca-Cola substitui o gás CFC-12 pelo gás HFC-134a que não contém

cloro e não afeta a camada de ozônio, porém este gás é extremamente prejudicial para o aquecimento global, já que tem um forte potencial para causar o efeito estufa. A Coca-Cola também exige que seus franqueados façam a manutenção de seus equipamentos coletando os gases refrigerantes em cilindros, para serem reciclados e reutilizados reduzindo assim a demanda por gás virgem e executa controle de emissão de gases da frota automotiva distribuidora. Embora a empresa não efetue o reaproveitamento de resíduos de seu processo de produção, a Coca-Cola adota práticas de reciclagem no âmbito interno de cada empresa e desenvolve diversos projetos.

Sustentabilidade

"Viva Positivamente" é a plataforma de desenvolvimento sustentável do Sistema Coca-Cola Brasil. Reúne os princípios, valores e as áreas de atuação prioritárias para que a operação da organização esteja em linha com um contexto de desenvolvimento econômico e social que leve em conta a preservação ambiental.

"Viva Positivamente" fundamenta-se nos seis pilares que integram a visão de longo prazo da organização – pessoas, planeta, performance, portfólio, parceiros e produtividade. Essa plataforma se subdivide em sete frentes de atuação focadas em tornar a operação do Sistema Coca-Cola Brasil cada vez mais sustentável. São elas: Água, Embalagens Sustentáveis, Comunidade, Energia e Clima, Vida Saudável, Ambiente de Trabalho e Benefícios das Bebidas.

• Água

Reduzir o consumo, reciclar e repor, para as comunidades, a água que utiliza são pontos do compromisso da Coca-Cola Brasil para garantir a sustentabilidade na gestão dos recursos hídricos

- Foram instalados banheiros e lavatórios inteligentes no escritório central da Coca-Cola Brasil, no Rio de Janeiro, resultando numa redução de 21% no consumo de água.

- Nove fabricantes e a sede da empresa no Rio de Janeiro utilizam o sistema de captação de água de chuva, inclusive como fonte bruta no processo industrial, o que representa até 12% da média de consumo destas fábricas. Hoje, a capacidade de captação de água de chuva , incluindo a sede, é de 89 milhões de litros de água por ano.

• Embalagens Sustentáveis

Reduzir o peso das embalagens, no limite da sua segurança, reutilizá-las sempre que possível e reciclá-las: os três Rs das embalagens sustentáveis

- A Coca-Cola Brasil vem reduzindo o peso das embalagens PET, empregando menor quantidade de resina, há mais de dez anos. No último ano, por exemplo, o peso da embalagem de dois litros foi reduzido em 8%, e o da embalagem de 600 ml, em 22%.

- A reutilização de embalagens também é uma realidade. No nosso portfólio, há embalagens de consumo individual e familiar, de vidro e de refpet, que são reutilizadas por muito tempo, reduzindo assim a quantidade de embalagens produzidas.

- Criado pela Coca-Cola Brasil em 1996, o "Programa Reciclou, Ganhou", realizado em parceria com os fabricantes autorizados, tem como foco principal o apoio material e técnico a cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Desde 1996, o programa já reciclou 4 milhões de quilos de embalagens. Graças a iniciativas como esta, o Brasil é hoje o país com o maior índice mundial de reciclagem de alumínio (96%) e um dos maiores em reciclagem de PET (53,5%).

- A Coca-Cola Brasil instituiu, em 2007, uma norma restringindo a utilização, por suas marcas, de garrafas PET pigmentadas. Essas garrafas dificultam a reciclagem e, agora, de acordo com a norma, a utilização eventual dessa modalidade deve ser acompanhada, em seu planejamento, de uma ação compensatória.

Programas sociais

Em abril de 1999 a Coca-Cola Company fundou o "Instituto Coca-Cola para a Educação", cujo objetivo era promover a inclusão social por meio de programas educacionais. Mais tarde o instituto passaria a ser chamado de "Instituto Coca-Cola", atuando em três principais áreas: Educação, Meio Ambiente e Estimulo à Vida Saudável. O sistema Coca-Cola ainda faz parcerias com os diversos grupos empresariais autorizados com projetos nas áreas de Meio Ambiente, Saúde, Cultura e Comunidade.

Dentre eles estão:

Coletivo Coca-Cola

O Coletivo Coca-Cola é uma inovadora tecnologia social, cujo objetivo é capacitar jovens das classes C e D para conquistar aumento da renda em comunidades de baixo poder aquisitivo. O Coletivo – que já opera em 69 comunidades de 10 estados brasileiros (São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará, Alagoas, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Minas Gerais), é desenvolvido a partir da montagem de centros de formação profissional dentro das próprias comunidades, onde são oferecidos cursos que combinam aulas teóricas com atividades práticas. O encaminhamento para o Mercado de trabalho é feito por meio da Coca-Cola Brasil, dos fabricantes que integram o Sistema Coca-Cola Brasil e parceiros. Já no primeiro ano, 30% dos jovens capacitados entraram para o mercado de trabalho.

Programa de Valorização Jovem

Para ser um cidadão nota 10, o jovem brasileiro precisa de escola. E de autoestima. Embora a frase seja simples, foi preciso estudar bastante para criar um projeto que a confirmasse na prática. Foi assim que, em 1999, nasceu o Programa de Valorização do Jovem (PVJ), que já beneficiou mais de 30 mil estudantes de 40 escolas públicas em nove estados brasileiros, e funciona de uma forma muito interessante.

Alunos do 6º ao 9º ano com grave risco de evasão atuam como monitores de alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. E funciona muito bem: segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC 2005), a média da taxa de evasão escolar no ensino fundamental nas escolas públicas do Brasil é de 6,9%; no PVJ, a média nos 10 anos de programa é de 2,0%.

Em outras palavras, 98% das crianças beneficiadas pelo PVJ permanecem na escola. Já foram beneficiados cerca de 30 mil alunos até 2010.

Como funciona:

O PVJ seleciona jovens de escolas públicas com dificuldades de aprendizado e alta probabilidade de abandonar os estudos, transformando-os em monitores de classe, para elevar seu senso de responsabilidade. Com a supervisão de professores, o jovem selecionado atende a um grupo de três alunos mais novos, durante uma hora por dia, em sala de aula. E participa ainda de visitas guiadas a empresas, palestras e programas culturais para que possa abrir os olhos e enxergar novos horizontes.

Projeto Educação Campeã

Um projeto de educação pode ter resultados mais acelerados se o parceiro for o Instituto Ayrton Senna? A gente sabe que a ciência da educação não é assim tão exata. Mas foi com esse otimismo e vontade de acertar que o Instituto Coca-Cola Brasil e a Renosa, fabricante do Sistema Coca-Cola Brasil do Maranhão, se uniram ao Instituto Ayrton Senna para criar o Projeto Educação Campeã. O Maranhão apresenta o menor índice de IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Brasil. O Projeto Educação Campeã é dividido em 17 Unidades Regionais, e a parceria do Instituto Ayrton Senna está sendo desenvolvida em oito Unidades Regionais. Além de São Luis, está presente em Açailândia, Caxias, Chapadinha, Imperatriz, Itapecuru, Rosário e Timon Icatu. De acordo com o Balanço de 2005 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do (Inep/MEC), o desempenho acadêmico dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em língua portuguesa no Maranhão foi de 151,8 contra 170,6 da média do Brasil. A meta do Programa Educação Campeã é elevar essa média para 200.

Como funciona:

Com o apoio do governo do Maranhão, o Projeto utiliza o expertise de quatro programas do Instituto Ayrton Senna para investir na melhoria do ensino fundamental no estado:

• Gestão Nota 10 - Busca capacitação técnica dos gestores escolares para que a instituição obtenha melhores resultados administrativos e pedagógicos, visando ao sucesso do aluno.

• Se liga - Oferece ao estudante do 1º ao 5º ano a oportunidade de desenvolver pleno domínio da leitura e da escrita.

• Acelera Brasil - Garante ao aluno alfabetizado, com distorção idade/série, aprofundamento na primeira fase do ensino fundamental, para que ele se aproxime ao máximo da série adequada à sua idade.

• Circuito Campeão - Avalia o nível de aprendizagem dos alunos do 1º ao 5º ano com processos gerenciais e pedagógicos, e incentiva a adoção de políticas públicas de alfabetização e acompanhamento escolar para evitar o analfabetismo, a repetência e o abandono dos estudos.

Reciclou, Ganhou

No Reciclou, Ganhou nada se perde. Tudo se transforma em contribuição para uma sociedade e um meio ambiente melhor. É assim desde 1996, quando o Programa foi criado para estimular a reciclagem de embalagens e apoiar as cooperativas de catadores. Hoje, milhares de brasileiros têm nessa atividade sua única fonte de renda e contribuem para a formação de uma cultura de reciclagem nas próprias comunidades em que moram e de onde retiram boa parte do material coletado.

Índices de reciclagem no Brasil em 2009: alumínio, 98%; PET, 56%; vidro, 47%;Tetra Pak, 26%. Com 100% dos engarrafadores envolvidos, o Reciclou, Ganhou apoiou nos últimos anos:

- 4.700 instituições beneficiadas

- 5.000 catadores em mais de 200 cooperativas em 21 estados brasileiros

Como funciona:

Os recursos gerados pela reciclagem são investidos na infraestrutura das cooperativas, como compra de caminhão, prensa, balcão, uniformes, aluguel de galpão e capacitação de funcionários. Tudo para que essas organizações sejam cada vez mais produtivas.

Programa Água das Florestas Tropicais Brasileiras

O rio é limpo porque a floresta é saudável ou a floresta é saudável porque o rio é limpo? Para realizar um projeto de recuperação do meio ambiente com menos dilema e mais resultados, o Instituto Coca-Cola Brasil somou conhecimentos, tecnologia, recursos e criou o Programa Água das Florestas Tropicais Brasileiras, desenvolvido em parceria com Plant Inteligência Ambiental. Fruto da união de vários setores da sociedade, ele foi criado para recuperar, proteger e manter mananciais de água, garantindo a regeneração da fauna e da flora e a subsistência das comunidades locais. 100 hectares de floresta conservada produzem água para 2.600 pessoas.

Reconhecido pelo Clinton Global Initiative, um dos mais importantes fóruns internacionais para o desenvolvimento sustentável, antes mesmo de completar um ano de vida, o Água das Florestas Tropicais Brasileiras mostra que estamos na trilha certa.

Como funciona:

O Programa promove a recuperação de bacias hidrográficas com o reflorestamento de suas matas ciliares - atualmente, são 1248 pessoas reunidas em 24 grupos que monitoram a qualidade da água. A primeira delas é a Bacia do Rio Piraí (SP) que além de restabelecer o ecossistema e o acesso das populações a fontes de água limpa, o Água das Florestas contribui para a neutralização das emissões de carbono, de acordo com as diretrizes da Convenção do Clima do Protocolo de Kyoto.

Em 2011, foi estabelecida uma nova parceria com a The Nature Ocean Conservação no Guandu (RJ).

Curiosidades Coca Cola

1. Criada em 1886, em Atlanta, EUA, pelo farmacêutico John Pemberton, a Coca-Cola começou a ser vendida por US$ 0,05 o copo.

2. No primeiro ano, quando ainda era comercializada em uma farmácia, eram vendidos apenas nove copos da bebida por dia.

3. O nome Coca-Cola foi criado por Frank Robinson, contador da farmácia.

4. De 1888 a 1891, o empresário Asa Griggs Candler comprou os direitos da marca por US$ 2.300 e se tornou o primeiro presidente da empresa.

5. No início da comercialização da marca, o presidente optou por distribuir cupons que davam direito aos clientes experimentarem a bebida.

6. O presidente também dava relógios aos comerciantes que vendessem Coca-Cola.

7. Os comerciantes também ganhavam calendários com a marca Coca-Cola.

8. Em 1895, a Coca-Cola já podia ser encontrada em todos os Estados americanos

9. Após uma tentativa inicial em 1894, a Coca-Cola começou a ser vendida em garrafas em 1899.

10. Em 1906, Cuba, Canadá e Panamá foram os três primeiros países a engarrafar a bebida.

11. Com a proliferação dos concorrentes, a empresa decidiu criar uma embalagem própria. Em 1916, a empresa Root Glass Company, do Estado de Indiana, ganhou um concurso de design para produção de uma garrafa que podia ser vista no escuro, com o contorno que ainda é utilizado em embalagens da marca.

12. O crescimento da empresa foi rápido. Em 1900, apenas duas fábricas engarrafavam o produto. Em 1920, o número de fábricas superava 1 mil.

13. A primeira fábrica da empresa na Ásia foi aberta nas Filipinas, em 1912.

14. As duas primeiras fábricas da Coca-Cola na Europa foram criadas em Paris e Bordeaux, na França, em 1919.

15. A Coca-Cola chegou aos jogos olímpicos pela primeira vez em 1928, como parte dos planos de expansão da marca no exterior, proposto pelo então presidente Robert Woodruff.

16. Robert Woodruff foi também o presidente que criou o famoso “six-pack”, embalagem com seis unidades, que facilita o transporte da bebida pelo consumidor.

17. A imagem do Papai Noel, como é conhecido hoje (homem idoso com barba grande, branca e com roupa vermelha), surgiu em uma propaganda da Coca-Cola de 1931.

18. Em 1938, a Coca-Cola começa a ser vendida na Austrália, Áustria, Noruega e África do Sul.

19. Em 1941, com a entrada dos EUA na segunda guerra mundial, Woodruff determinou que todos os “homens de uniforme” poderiam comprar uma garrafa da bebida por US$ 0,05, onde quer que estivessem e independente do custo que gerasse para a empresa.

20. O redemoinho branco da embalagem foi parte de uma reformulação da marca que entrou em vigor em 1969.

21. Em 1955 começaram a ser vendidas as versões maiores da bebida (chamadas de King size e Family size).

22. Em 1957, a Coca-Cola já estava disponível em 100 países.

23. A Fanta, criada em 1940, começou a fazer parte do portfólio da empresa em 1960.

24. O Sprite começou a ser vendido em 1961.

25. Em 1978, a Coca-Cola foi selecionada como a única empresa que podia vender refrigerantes na China

26. Em 1985, a empresa reformulou o sabor do refrigerante pela primeira vez em 99 anos. Embora em testes com consumidores a nova bebida, chamada de “New Coke”, tenha feito sucesso, o público rejeitou a mudança. Esse é considerado um dos piores fracassos do marketing mundial, como atesta o site da empresa.

27. Em 1985, a Coca-Cola se tornou o primeiro refrigerante consumido no espaço, quando os astronautas da estação espacial Challenger beberam o produto.

28. Trabalhando em cooperação com a Nasa, a Coca-Cola investiu cerca de US$ 250 mil no desenvolvimento inicial de latas que poderiam ser utilizadas no espaço

29. Em 1988, a Coca-Cola foi considerada a marca mais importante do mundo pelo instituto de pesquisa Landor Image Power.

30. A Coca-Cola Diet foi criada na década de 80 e com apenas dois anos de existência se tornou a bebida de baixa caloria mais vendida no mundo.

31. Em 1997, a Coca-Cola já vendia mais de 1 bilhão de unidades todos os dias.

32. Em 2011, estima-se que são vendidas 1,7 bilhão de unidades de Coca-Cola todos os dias.

33. O consumo de Coca-Cola por segundo é de 19.400 unidades.

34. A Coca-Cola começou a colaborar com a organização Cruz Vermelha em 1917.

35. Em 2009, a receita operacional líquida da Coca-Cola foi de US$ 31 bilhões.

36. Atualmente, a Coca-Cola é vendida em mais de 200 países.

37. Cuba, Mianmar e Coreia do Norte são os únicos países em que o refrigerante não é comercializado.

38. Uma lata de Coca-Cola contém 139 calorias, o que corresponde a uma média de 7% das necessidades diárias de um adulto.

39. A Coca-Cola anunciou em setembro um novo programa de investimento de US$ 3 bilhões nos próximos cinco anos na Rússia. O investimento começa em 2012.

40. A pegada de carbono de uma lata de Coca-Cola, medida utilizada para contar as emissões de carbono necessárias para a produção de um produto, é de 170g.

41. As tampas usadas nas garrafas de Coca-Cola são 100% recicláveis.

42. Segundo a empresa, não são usados ingredientes transgênicos na produção da bebida.

43. Para cada litro de refrigerante produzido, são gastos 1,47 l de água. A meta da empresa é passar esse número para 1,39 l de água por litro da bebida.

44. A receita operacional líquida da Coca-Cola foi de US$ 35,119 bilhões em 2010.

45. A receita operacional líquida aumentou US$ 4,129 milhões (13%) de dezembro de 2009 a dezembro de 2010.

46. Apenas no segundo semestre de 2011, o lucro da empresa foi de US$ 2,8 bilhões.

47. O Sistema Coca-Cola Brasil apresentou receita total de R$ 17,7 bilhões em 2010.

48. A Coca-Cola comprou a distribuidora de filmes Columbia Pictures em 1982 e a vendeu para a Sony em 1989.

49. Em 2010, no Brasil, foram produzidos 10,6 bilhões de l de todos os produtos Coca-Cola.

50. No mundo, no mesmo período, foram produzidos 144,8 bilhões de litros dos produtos.

51. Em volume total, EUA, México, China e Brasil são os países que mais consomem os produtos da marca Coca-Cola.

52. Se toda a Coca-Cola já produzida fosse distribuída para todos os habitantes do mundo, haveria 1.104 garrafas por pessoa.

53. Já na situação per capita, o México é o maior país consumidor, com 675 copos de produtos por ano, seguido por Malta, com 606 e Chile, com 445.

54. Atualmente há 10 tipos de Coca-Cola disponíveis no mercado americano (como a Coca-Cola Lime).

55. O Brasil é o 12º maior consumidor do refrigerante per capita, com 229 copos por habitante.

56. A Coca-Cola é servida quase 200 milhões de vezes por dia na América do Norte.

57. A Coca-Cola lançou uma coleção de mini garrafas de pouco mais de três centímetros com o próprio refrigerante na década de 80. As garrafas podem ser compradas na Coca-Cola Store.

58. A América Latina é responsável por 28% nas vendas de produtos Coca-Cola.

59. A América do Norte é responsável por 22% das vendas do produto, seguida da região do Pacífico, com 18% e Eurásia e África e Europa, ambas com 16%.

60. Em 2009, as doações feitas pela Fundação Coca-Cola totalizaram US$ 88 milhões.

61. Em 2010, a Coca-Cola Company o lucro líquido atribuído aos acionistas foi de US$ 11,80 bilhões, 73% a mais que em 2009, quando o valor foi de US$ 6,824 bilhões.

62. Em 2010, a empresa aumentou o valor pago aos acionistas pelo 49º ano consecutivo.

63. A empresa planeja investir cerca de R$ 25 bilhões nos próximos cinco anos em todo o mundo.

64. Formado pela Coca-Cola Brasil e mais 16 grupos fabricantes brasileiros, além do Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil, que opera as empresas Sucos Mais, Sucos Del Valle do Brasil e Leão Júnior, o Sistema Cola-Cola emprega diretamente mais de 53 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 500 mil empregos.

65. A receita operacional líquida da Coca-Cola em 2010 (US$ 35,119 bilhões) é quase dez vezes maior que o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Amapá (US$ 3,7 bilhões) e da ilha de Fiji (US$ 3,6 bilhões).

66. Em 2010, o lucro líquido atribuído aos acionistas foi de US$ 11,80 bilhões, valor US$ 1,1 bilhão maior que o PIB do Estado de Alagoas (US$ 10,7 bilhões).

67. A receita operacional líquida da Coca-Cola Company em 2010 (US$ 35,119 bilhões) foi três vezes maior que o PIB de Cambodja, na África (US$ 11,3 bilhões).

68. A Coca-Cola patrocina programas de rádio desde 1927. Em 1951, a empresa patrocinava o “Mario Lanza Show”.

69. O jogo de tabuleiro “Banco Imobiliário (Monopoly, em inglês)” lançou em maio deste ano uma versão comemorativa dos 125 anos da Coca-Cola. Essa é a terceira vez que as duas marcas se unem. O primeiro jogo da Coca-Cola foi produzido em 1999 e o segundo em 2005.

70. A Coca-Cola Zero é um sucesso da marca. Apenas em 2009, foram vendidas mais de 600 milhões de unidades do produto, a mesma quantidade que o total de vendas da empresa na Alemanha, considerado um dos seis melhores mercados. Desde setembro de 2010 a Coca-Cola Zero está disponível em mais de 130 países.

71. A empresa vende atualmente mais de 3.300 bebidas.

72. Cerca de 800 bebidas vendidas na empresa possuem baixa ou nenhuma caloria, o que corresponde a 25% do portfólio da Coca-Cola Company.

73. Em 2008, a fundação gerida pela matriz americana gastou US$ 9 milhões para promover programas de saúde.

74. A empresa anunciou em setembro deste ano que vai colocar informações nutricionais em rótulos dos produtos da marca em todo o mundo para “aumentar a conscientização dos consumidores sobre o consumo de calorias”. No Brasil, a medida já está em vigor.

75. A Coca-Cola Company emprega 139.600 pessoas em todo o mundo.

76. Em 2002 a Coca-Cola produziu uma garrafa especial para o lançamento do filme “Harry Potter e a câmara secreta”.

77. A Coca-Cola Company conta com 300 fábricas associadas no mundo que produzem, engarrafam e distribuem os produtos Coca-Cola.

78. Do total de empregados, 50% ou cerca de 70 mil pessoas trabalham fora dos EUA.

79. O site da empresa lista cerca de 60 receitas, entre bebidas, entradas, pratos principais e sobremesas que utilizam os refrigerantes da marca como ingredientes. Na loja oficial também há um livro de receitas à venda.

80. A Coca-Cola é o patrocinador oficial do programa mais visto na TV americana, o American Idol. O programa está na décima temporada.

81. A Coca-Cola patrocina corridas de carros por mais de 50 anos e é a bebida oficial da Nascar desde 1998. O contrato vai até 2017.

82. O Sprite é o refrigerante oficial da Liga de Basquete Americana (NBA) desde 1984.

83. O clube de colecionadores da Coca-Cola foi criado em 1974 por um grupo de Atlanta.

84. Atualmente, o grupo conta com mais de 5.000 membros de 28 países.

85. Em Atlanta, um museu da marca contém mais de 1,2 mil peças.

86. A Coca-Cola Company possui mais de 100 marcas de sucos.

87. Além de refrigerantes, a empresa possui no portfólio bebidas energéticas, sucos, água, chás, cafés e até leite e sopas.

88. A Coca-Cola Company é a empresa que mais vende refrigerantes e sucos no mundo.

89. O grupo é o segundo que mais vende bebidas esportivas no mundo.

90. A empresa é a terceira maior vendedora de água mineral do mundo.

91. Em julho de 2011, a filial da empresa na África do Sul criou uma embalagem feita com 30% de plantas locais.

92. Em 2010, a Coca-Cola Diet lançou embalagens criadas pelo estilista Karl Lagerfeld. A parceria foi retomada em 2011.

93. A empresa conta com mais de 20 milhões de clientes dentre lojas, restaurantes, lanchonetes e outras empresas que vendem produtos Coca-Cola.

94. Em fevereiro deste ano a Coca-Cola anunciou parceria com a marca Heinz, maior produtora mundial de ketchup, que passou a utilizar a tecnologia da Coca-Cola na produção das suas embalagens.

95. Até 2015, a empresa deve investir mais de US$ 50 milhões em pesquisa.

96. Até 2015, a empresa pretende apoiar pelo menos um programa de atividade física em todos os países em que opera.

97. Segundo a empresa, a meta é eliminar todas as formas de propaganda de produtos para crianças com menos de 12 anos.

98. A empresa aponta que, até 2015, quer apoiar a Healthy Weight Commitment Foundation (Fundação Compromisso com o Peso Saudável) na redução de 1,5 trilhão do total de calorias consumidas anualmente pelos habitantes dos EUA.

99. Até 2020, a empresa deve dar pelo menos 1% de toda a receita operacional anual para ajudar a desenvolver e sustentar comunidades em todo o mundo.

100. Em 2010, o volume de vendas subiu 5% em relação a 2009.

101. Uma promoção da Coca-Cola vai selecionar dez adolescentes que inspiram os outros a “viver positivamente” para fazer o revezamento da tocha olímpica na Olimpíada de Londres, em 2012

102. A meta da Coca-Cola Company é empregar pelo menos 5 milhões de mulheres em unidades da empresa em todo o mundo até 2020.

103. A empresa quer, até 2015, continuar em crescimento, mas diminuir as emissões de carbono a níveis de 2004.

104. Até 2020, a empresa quer diminuir os gastos com energia dos sistemas de refrigeração em 40%.

105. A empresa colocou 100 mil freezers no mercado que não utilizam hidriocarbonetos, considerados tóxicos ao meio-ambiente, até o final de 2010.

106. Até 2015, a empresa quer parar de usar hidrocarbonetos em todos os equipamentos de refrigeração.

107. Cerca de 85% dos materiais usados em embalagens de produtos Coca-Cola são recicláveis.

108. No Brasil, 96% das latas de alumínio e 53% das garrafas PET são recicladas.

109. Até 2015, a empresa espera reciclar 50% de garrafas e latas utilizadas anualmente no mundo.

110. Segundo a empresa, desde 2010 a água utilizada nos sistemas de operação é devolvida ao meio ambiente de forma tratada. A empresa garante que essa água é compatível com a vida aquática.

111. Até o final de 2012, a empresa quer diminuir o uso de água nas operações em 20%.

112. Em 2010 começa a ser vendida no Brasil a Coca-Cola Light Plus, o primeiro refrigerante vendido no País com vitaminas B3, B6 e B12 e minerais Magnésio e Zinco .

113. Se toda a Coca-Cola já produzida fosse colocada nas corredeiras do Niágara, nos EUA, na vazão normal das cataratas, de 1,6 milhão de l por segundo, a Coca-Cola escoaria durante 83 horas.

114. É documentado que o termo Coca-Cola é o segundo mais entendido no mundo, atrás apenas de “ok”, segundo informações do site da empresa.

115. A Coca-Cola sabor cereja (Cherry Coke) é vendida em 22 países e chegou a ser vendida no Brasil, mas foi retirada do mercado devido às baixas vendas.

116. A Diet Coke Cherry é vendida apenas nos Estados Unidos.

117. Se toda a Coca-Cola já produzida fosse colocada em garrafas e essas fossem emendadas de ponta a ponta, seria possível ir à lua e voltar 2051 vezes, segundo a empresa. Essa viagem demoraria cinco anos, sete meses e 14 dias.

118. Uma lata de Coca-Cola contém 32 mg de cafeína e uma lata de Coca Diet contém 42 mg do produto. Em 27 países é vendida uma versão da Coca-Cola Diet que não contém cafeína.

119. O Sprite é a terceira marca a vender mais de 2 bilhões de unidades por ano, atrás apenas da Coca-Cola e da Coca-Cola Diet.

120. O parque temático “World of Coca‑Cola”, localizado em Atlanta, no estado da Georgia (EUA), recebeu 1,1 milhão de visitantes em 2010.

121. De 2009 a 2014 a Coca-Cola vai investir aproximadamente US$ 7 bilhões na China. No país asiático a empresa possui 41 fábricas. Mais de 48 mil pessoas, sendo 99% locais, trabalham na filial da empresa. O mercado chinês representa 7% de todas as vendas.

122. A Coca-Cola manteve a liderança no ranking global de marcas mais valiosas do mundo pelo 12º ano consecutivo, segundo levantamento divulgado pela consultoria Interbrand.

123. Na rede social Facebook, até o dia 4 de outubro, 34.471.648 curtiram a página da Coca.

124. A página da Coca-Cola no Twitter, no dia 4 de outubro, contava com 382.012 mil seguidores.

125. Logo após o término da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, a Coca-Cola lançou uma lata comemorativa da Copa do Mundo do Brasil, de 2014.

Bibliografia:

http://www.terra.com.br/economia/infograficos/125-curiosidades-coca-cola/3

http://www.cocacola.com.br

http://www.cocacolabrasil.com.br

http://greenpedia.greenvana.com/empresa/coca-cola

http://pt.wikipedia.org/wiki/Coca-Cola

...

Baixar como  txt (50.6 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »