TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMEDIATISMO E CONSUMO NA CONTEMPORANEIDADE

Por:   •  21/9/2015  •  Dissertação  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

Anônimo[pic 1] [pic 2]

FÓRUM UNIDADE 01 - IMEDIATISMO E CONSUMO NA CONTEMPORANEIDADE

FECHAR

[pic 3][pic 4]

Caro estudante, como vai?

Agora que você já acessou diversos materiais didáticos e já está inteirado em relação aos temas abordados na unidade 01, participe do Fórum fazendo uma relação entre o conteúdo estudado e o vídeo "O império do imediato". 

Para ajudar nesse desafio, pense na seguinte pergunta fundamental sobre esse assunto: Você realmente acredita que estamos vivendo numa era de consumo exacerbado? Que exemplos e consequências você poderia destacar na situação em que vivemos atualmente? E como a Pirâmide de Maslow está relacionada com esse cenário de consumo?

Esperamos sua participação ativa aqui no Fórum, pois essa é uma ferramenta em que você poderá ampliar seus conhecimentos e colaborar com todos os colegas, expondo seu importante ponto de vista sobre o assunto.

“É importante que saiba: sua resposta deve ser original, elaborada a partir de suas reflexões e leituras. As respostas que contiverem textos copiados de outras fontes sem os devidos créditos não serão aceitas. Caso você decida enriquecer seu texto com uma citação, forneça os créditos do autor da produção original seguindo as normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Lembre-se de que a citação pode complementar sua resposta, mas sua atividade será avaliada com base na sua reflexão e adequação em relação ao enunciado da questão”.

Resposta:

Acredito que vivemos de certa forma ainda um período de consumo exacerbado, isso fica nítido com o aumento de inadimplentes nas diversas instituições financeiras. Ainda são milhares de pessoas que adquirem, por exemplo, um celular “top” ou até mesmo um carro zero e se complicam em longos financiamentos com taxas exorbitantes. Essas compras na maioria das vezes por um impulso momentâneo ou pela necessidade de satisfação em seu convívio social. Quando cito, que de certa forma ainda estamos em uma era de consumo exacerbado, entendo que passamos por uma fase de transação onde o consumo tende a cair, pois com a alta da inflação tudo ficará mais caro e com a alta da taxa de juros (Taxa Selic) o governo tentará combater essa inflação, onde ficará mais caro se conseguir financiamentos e empréstimos, momento onde o consumo de forma geral cairá significativamente.

O alto consumo além da satisfação social e pessoal, também pode ser atribuído aos meios de comunicação de massa onde, com propagandas e promoções, “pressionam” e criam na cabeça do consumidor à necessidade de determinado bem.

Hoje, o ser aceito pela sociedade e o ser visto pelo que se tem, passa a ser mais importante do que propriamente suas necessidades e vontades, traçando um paralelo junto a pirâmide de Maslow, podemos ver que as realizações pessoais passam a ser a base da pirâmide e as demais necessidades são sanadas ou não, a medida em que o ser humano passa a ser visto pelo que se tem.

Concluo, que na cabeça do consumidor, ao vincular consumir ao poder, o padrão de sucesso e boa vida nada mais é do que investir seus esforços na aquisição de bens que nem sempre necessitam.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com