TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chicken Run

Seminário: Chicken Run. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  Seminário  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

 Lider que vive no passado e ignora as novas abordagens de liderança

A Fuga das Galinhas

O filme retrata um ambiente onde mais parece um “campo de concentração”. Muitas empresas se sentem exatamente nesta situação quando a questão é produtividade e inovação para o mercado.

Os personagens (Galinhas) passam por isso. Elas estão confinadas e são obrigadas a serem “produtivas” mesmo em condições de extrema pressão onde a única motivação é a morte.

Há uma vigilância e cobrança a respeito da produção sem qualquer respaldo por parte dos donos. Sem piedade!

Baseado nisso as galinhas se organizam para produzir melhor. Por outro lado tem um grupo se auto-organizando para tentar “fugir” do galinheiro. Este grupo é liderado por uma galinha chamada Ginger. Ela é um tipo de funcionário muito dedicado e muito inteligente, mas que não tem uma visão ampla do processo. Auxiliada por uma galinha que é a caricatura do Engenheiro de Produção ela executa uma infinidade de planos de fuga que nunca dão certo. Ela convoca reuniões, faz assembleias traz o pessoal a discussão, mas nunca sai nada.

A Ginger sempre esta a frente do processo, mas não percebe que não conduz nada. O resultado que ela alcança é desastroso. Na sua visão parte da culpa (grande parte da culpa) é das pessoas que não se envolvem e não colaboram com o plano de fuga.

Ela se frustra, tem acessos de raiva e se sente cada vez mais isolada. Ginger acha que as galinhas são apáticas a situação em seu redor, quando na realidade elas são apáticas porque não vêem esperança e não percebem liderança em Ginger.

 Lider estrategista que motiva e apresenta soluções.

Sem liderança, as pessoas dificilmente se mobilizam para algo. É preciso que elas tenham esperança. E eis que a esperança surge! O galo galã chamado Rocky desce no galinheiro. Ele é um galo de palco. Um galo de circo! Ele é acostumado a empolgar platéias. Logo ele se estabelece como uma nova liderança. Ele é uma liderança especializada em dar esperanças.

É a liderança emocional que as galinhas tanto esperavam. Ele logo parte para criar unidade entre as galinhas. Ele faz exercícios em grupo, faz com que as galinhas se entrosem e vejam que são um grupo de verdade. A liderança que é baseada no carisma tem o poder de dar liga as pessoas. Ginger acha que as pessoas só vão ter liga com elementos concretos, mas Rocky sabe que não é assim. As galinhas precisam se conhecer primeiro para poder fazer algo juntas depois.

O Galo Rocky tem essa visão, mas Ginger não. Ela acha que o objetivo em si é que cria liga e não coisas superficiais como sentimentos em comum.

Mas, neste meio tempo de conflito entre lideranças surge um problema: a máquina

de tortas. A existência da máquina de tortas exige uma medida urgente e prática de ambos. Se de um lado Rocky conseguiu melhorar o ambiente de trabalho e dar liga para o grupo de outro lado ele ainda não conseguiu resolver o problema crucial: fugir do galinheiro.

Diante da situação Ginger e Rocky resolvem unir forças. Ela reconhece que as pessoas precisam de algo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com