TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Pesquisas Acadêmicas: IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  2.749 Palavras (11 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 11

IMPLEMENTAÇÃO DE

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

SÃO PAULO

2013

O Sistema de Gestão Ambiental é um conjunto de diretrizes adaptadas para a implementação de uma política ambiental numa determinada empresa ou unidade produtiva. Visa comportamentos, procedimentos e exigências a fim de avaliar e controlar os impactos ambientais de sua atividade. Implementação de Sistema de Ambiente (ISO 14001:2004), foi desenvolvida de modo que a mesma fosse compatível, pelo que as organizações tendem cada vez mais a proceder à respectiva integração e, portanto à criação de um único sistema.

O processo de implementação de um Sistema de Gestão consta de 4 fases:

• Definição e comunicação do projeto (gera-se um documento de trabalho que irá detalhar as bases do projeto para implementação do SGA);

• Planejamento do SGA (realiza-se a revisão ambiental inicial, planejando-se o sistema);

• Instalação do SGA;

• Auditoria e certificação.

O Sistema de Gestão Ambiental permitem as empresas, de forma imediata:

• Segurança, na forma de redução de riscos de acidentes, de sanções legais, etc;

• Qualidade dos produtos, serviços e processos;

• Economia e/ou redução no consumo de matérias-primas, água e energia;

• Mercado, com a finalidade de captar novos clientes;

• Melhora na imagem;

• Melhora no processo;

• Possibilidade de futuro e a permanência da empresa;

• Possibilidade de financiamentos, devido ao bom histórico ambiental.

Princípios e elementos de um SGA

Para uma efetiva implementação, é recomendado que uma organização desenvolva a capacitação e os mecanismos de apoio necessários para atender sua política, seus objetivos e metas ambientais.

Medição e avaliação - é recomendado que uma organização mensure, monitore e avalie seu desempenho ambiental.

Análise crítica e melhoria - é recomendado que uma organização analise criticamente e aperfeiçoe continuamente seu sistema de gestão ambiental, com o objetivo de aprimorar seu desempenho ambiental global.

Avaliação Ambiental Inicial

O processo de implementação de um sistema de gestão ambiental começa pela avaliação ambiental inicial. Na prática, esse procedimento pode ser realizado com recursos humanos internos ou externos, pois, quando a empresa já dispõe de pessoal habilitado ou relacionado com questões ambientais, (por exemplo, técnicos da área de saúde e segurança do trabalho ou controle de riscos), essa tarefa poderá ser feita internamente. Verdade é que, muitas vezes, as empresas mal conseguem perceber suas deficiências em termos de meio ambiente, pois vários aspectos contribuem para isso, como por exemplo:

• Falta de percepção ou conscientização ecológica de dirigentes e colaboradores.

• Forma tradicional de produção, tratamento de efeitos poluidores no fim do processo industrial.

• A avaliação ambiental inicial permite às organizações: Conhecer seu perfil e desempenho ambiental.

• Identificar pontos fracos que possibilitem obter benefícios ambientais e econômicos, muitas vezes óbvios.

• Servir de subsídios para fixar a política ambiental da organização.

Para a execução da avaliação ambiental, podem ser usadas várias técnicas isoladamente ou de forma combinada - sempre dependerá da atividade ou organização a ser avaliada. As principais técnicas comuns para fazer a avaliação podem incluir: Inspeções e medições diretas em casos específicos, como por exemplo: emissões atmosféricas, quantidades e qualidade de despejos.

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS

O meio ambiente da empresa é constituído por diversas formas de relacionamento, considerando as disciplinas gerenciais, as técnicas e o processo de produção junto às instalações e ao meio interno e externo.

O objetivo maior da gestão ambiental deve ser a busca permanente de melhoria da qualidade ambiental dos serviços, produtos e ambiente de trabalho de qualquer organização pública ou privada.

Fundamentos Básicos da Gestão Ambiental

Os fundamentos, ou seja, a base de razões que levam as empresas a adotar e praticar a gestão ambiental são vários: Os recursos naturais (matérias-primas) são limitados e estão sendo fortemente afetados pelos processos de utilização, exaustão e degradação decorrentes de atividades públicas ou privadas, portanto estão cada vez mais escassos relativamente mais caros ou se encontram legalmente mais protegidos.

O crescimento da população humana, principalmente em grandes regiões metropolitanas e nos países menos desenvolvidos exerce forte consequência sobre o meio ambiente em geral e os recursos naturais em particular.

A busca de procedimentos gerenciais ambientalmente corretos, incluindo-se aí a adoção de um Sistema Ambiental (SGA), na verdade, encontra inúmeras razões que justificam a sua adoção.

Organizações não governamentais estão sempre mais vigilantes, exigindo o cumprimento da legislação ambiental, a minimização de impactos, a reparação de danos ambientais ou impedem a implantação de novos empreendimentos ou atividades.

A demanda por produtos cultivados ou fabricados de forma ambientalmente compatível cresce mundialmente, em especial nos países industrializados. Os consumidores tendem a dispensar produtos e serviços que agridem o meio ambiente.

Devemos salientar que a empresa é a única responsável pela adoção de um SGA e por conseguinte de uma política ambiental. Só após sua adoção, o cumprimento e a conformidade devem ser seguidos integralmente, pois eles adquirem configuração de “sagrados”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com