TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DE MARKETING PARA SUCESSO DE ORGANIZAÇÕES

Projeto de pesquisa: IMPORTÂNCIA DE MARKETING PARA SUCESSO DE ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/1/2015  •  Projeto de pesquisa  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

IMPORTÂNCIA DO MARKETING PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES.

SANTOS, Ana Maria dos

2 DESENVOLVIMENTO

O Marketing é uma atividade da área de Administração que teve seu início baseado no conceito de troca. As pessoas ofertavam um produto ou mercadoria e em troca recebiam algum beneficio, podendo ser dinheiro ou outro produto do qual necessitavam. É uma vasta área que favorece as organizações a promoverem em seus públicos alvos comportamentos favoráveis aos seus objetivos.

Segundo Las Casas (2012, p. 3) "o termo marketing significa ação no mercado. Originária do inglês, a conotação mercadológica é bastante ampla. É usada não apenas para ajudar as empresas a vender mais, mas também para coordenar qualquer processo de troca".

O Marketing pode ser aplicado pelas organizações de várias maneiras. Entre elas estão: a conscientização dos consumidores em relação aos produtos oferecidos, e o estímulo à demanda e aceitação por novos produtos (LAS CASAS, 2012).

Em um mercado competitivo como o atual, os administradores de marketing devem estar sempre atualizados e agir de forma ética para obter resultados. É imprescindível que saibam identificar as necessidades e desejos de seus clientes, e busquem desenvolver produtos e serviços que os satisfaçam. Tais atitudes visam estreitar relacionamentos e gerar fidelização.

Para Garcia (2014, p. 24) "A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes".

O verdadeiro Marketing é aquele feito por quem conhece o mercado e o cliente com o qual está negociando. É um marketing feito com respeito. Não é visto como uma maneira de exploração, sua essência está em satisfazer a organização e ao cliente, gerando fidelização e compromisso (GARCIA, 2014).

Para poder satisfazer a clientela e obter resultados, as empresas precisam saber o que seus clientes compram, se optam sempre pela mesma marca, quantidade e frequência com que adquirem tais produtos e o percentual de reclamações existentes. Dessa maneira, torna-se mais fácil satisfazê-los e alcançar o sucesso organizacional. Conforme Las Casas¬ (2012, p. 442),

Para as empresas orientadas para o mercado, a satisfação do cliente é fundamental, tendo em vista que o marketing deve satisfazer a desejos e necessidades, criando valor para o público alvo. Com essas informações, é possível corrigir os problemas existentes e conduzir a empresa para atividades bem sucedidas.

Para obtenção de dados que indiquem como está o grau de satisfação dos consumidores, é necessário que haja organização e controle de vendas. Além disso, devem ser feitas pesquisas que revelem se os clientes estão ou não satisfeitos com os produtos ofertados (LAS CASAS, 2012).

REFERÊNCIAS

GARCIA, Nidia Helena Semedo. A importância do marketing no sector bancário: caso Caixa Econômica de Cabo Verde. Disponível em: < http://www.portaldoconhecimento.gov.cv/bitstream/10961/2304/1/MONOGRAFIA%20NIDIA%20GARCIA.pdf>. Acesso em: 16 de outubro de 2014.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com