TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideias principais do Marketing para o século XXI

Relatório de pesquisa: Ideias principais do Marketing para o século XXI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Relatório de pesquisa  •  3.555 Palavras (15 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 15

4. Público alvo

Empresas dos setores de transporte, frotistas, e todas aquelas que possuem veículos automotores, além de pessoas acima de 18 anos que possuem veículos automotores. As moires vendas é de Pneus, sendo o único revendedor autorizado da marca Pirelli na cidade de Lavras.

5. Ideias principais do Marketing para o século XXI

Atualmente as mudanças tem acorrido tão rapidamente que alguns nichos de mercado requerem mudanças mais de uma vez por ano para acompanharem as mudanças de mercado impostas pelos consumidores. Como exemplo pode-se citar o mercado das telecomunicações e os aparelhos de comunicação móvel (Smartfone). Assim, as empresas adotam estratégias de marketing que tem como pano de fundo principal o oferecimento de promoções e baixos preços. Sendo a tecnologia e a globalização os maiores moldadores do panorama econômico. O autor considera que a tecnologia é responsável por mover a globalização, por aproximar, ou diminuir a distância existente antes da revolução da internet. Além dos fatos citados, anteriormente, o autor cita as frases “O futuro não é o que costuma ser” e “Você acha que sua empresa é perseguida por animais selvagens. Se não acha, deveria!”, “O ritmo da mudança é tão rápido que a capacidade de mudar se tornou uma vantagem competitiva”. A capacidade de mudar requer a capacidade de aprender, para assim entender as demandas ou tendências impostas pelos consumidores, concorrentes, distribuidores e fornecedores. Pois, as antigas práticas empresariais não acompanha o ritmo de mudança acelerada imposta atualmente. Buscando responder a pergunta se existem práticas vencedoras em marketing, o autor apresenta nove das mais notáveis, que serão resumidas abaixo:

1 - Vencer com qualidade superior

A qualidade é fator fundamental na fidelidade de um cliente, pois além não voltarem os mesmos poderão falar mal do produto ou da empresa. No entanto, a definição de qualidade é relativa a cada pessoa e também a cada produto. Ainda existe o fato de a qualidade, como exemplo da televisão citado pelo autor, nesse produto não conseguimos enxergar o que tem por dentro, definir a qualidade das peças internas. Outro fator é que as empresas estão se igualando em qualidade e acabam construindo seus produtos com peças fornecidas pelos mesmos fabricantes. Além desse fato, tem aquelas empresas que oferecem melhor qualidade, no entanto, cobram mais por seus produtos. Será que existem clientes suficientes dispostos a pagarem pela qualidade que tem alto custo?

2 - Vencer com o melhor serviço

O melhor serviço é relativo a cada cliente, o mais rápido não é o melhor para todos, o que conta é a soma de alguns atributos, tais como: rapidez, cordialidade, conhecimento, solução de problemas etc.

3 - Vencer com preços menores

Oferecer preço baixo é uma ótima estratégia, no entanto, existem dois fatores que podem comprometer a estratégia do menor preço. O aparecimento de uma nova empresa ou uma já existente no mercado, do mesmo seguimento, que ofereça os mesmos produtos com menores preços é uma delas. Uma outra é que nem sempre os produtos com menores preços são de boa qualidade, agradando aos clientes, esse fator retoma ao item 1, vencer com qualidade.

4 - Vencer com uma grande fatia do mercado

Deter uma grande fatia do mercado facilita a obtenção de lucro, uma vez que os compradores de primeira viagem tendem a comprar produtos de empresas que suas marcas são reconhecidas no mercado. No entanto, isso não é sinal de altos lucros, pois essas podem obter lucros ínfimos.

5 - Vencer com adaptação e customização

Seguir a tendência do mercado, atendendo as solicitações de mudança nas características iniciais do produto de mercado solicitadas pelos consumidores. Porém, algumas empresas não enxergam esta estratégia como sendo a melhor.

6 - Vencer devido a melhoria contínua do produto

A melhoria continua do produto revela-se uma estratégia importante, no entanto, nem sempre essa melhoria não seja valorizada.

7 - Vencer devido a inovação do produto

Empresas que não inovem e introduzem novos produtos no mercado tendem a desaparecer e se arriscam a perder.

8 - Vencer devido a escolha de mercados de grande crescimento

Os mercados de grande crescimento na atualidade são os tecnologias, como exemplo, telecomunicações, no entanto, esse mercado exige que as empresas invistam muito em desenvolvimento de novos produtos, o que pode comprometer os lucros dos últimos lançamentos.

9 - Vencer indo além das expectativas do cliente

As empresas que conseguem enxergar o futuro antes das necessidades dos clientes são as que tem maior probabilidade de vencerem no mercado.

Como foi possível perceber o mercado exigem que as empresas excedam as expectativas dos clientes, com mais qualidade, melhores e mais serviços, adaptados aos mais diferentes gostos, privilégios de fidelidade, aliada a preços baixos.

6. Principais concorrentes o posicionamento e as diferenciações dos produtos

Os principais concorrentes da empresa na cidade de Lavras hoje são: DPaschoal, Leal Pneus e PneuCamp. No entanto, a CAMPNEUS se diferencia na exclusividade de venda dos pneus da marca Pirelli, que é, junto com a marca Goodyear, a marca de pneu mais vendida no Brasil. Essas marcas dominam o mercado por serem as mais antigas e também pelo fato das principais montadoras utilizarem estes pneus em seu carros. Assim, os consumidores tendem a manter a marca original quando da troca. Seu posicionamento se dá nesta exclusividade de venda da marca mais utilizada pelas montadoras de automóveis do Brasil, uma vez uqe os clientes buscam substituir as peças pelas originais vindas da montadora.

7. Análise das Oportunidades e Ameaças, Forças e Fraquezas

Fatores Externos

Oportunidades Ameaças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com