TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da ética corporativa

Tese: Importância da ética corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  Tese  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 5

1-Apresentação:

a) Tema: A importância da ética corporativa” (Principais fontes: Introdução e Capitulo 1 do PLT; Aula-Tema 1)

Sua tarefa principal consiste em padronizar os comportamentos nas organizações, minimizando os efeitos das condutas antiéticas.

Agindo eticamente a empresa pode estabelecer normas de conduta para seus dirigentes e empregados, exigindo que ajam com lealdade e dedicação, os procedimentos éticos facilitam e solidificam os laços de parceiros empresariais, quer com clientes ou fornecedores.

b)Tema: “A importância da Cultura da Participação para a implantação de princípios éticos nas empresas.”

Os estudos realizados a respeito dão conta de que ter uma conduta ética é , atualmente, do interesse de toda empresa que pretenda alcançar seus objetivos e aumentar seu patrimônio. Tal interesse surge da contatação de que os melhores funcionários e fornecedores, as melhores fontes de financiamento tendem a preferir aqueles que levam em conta os direitos humanos mínimos instituidos. Também os clientes que tem critérios e que sabem escolher, dificilmente serão leais a um produto de menor qualidade ou a um serviço pouco eficiente.

c)Quadro Comparativo dos traços culturais das Organizações positivos (amor) e negativos (ódio) das culturas corporativas.

"A ética é essencial, o amor é a essência desse essencial."

Amor

Todos ganham

Cooperação espontânea, equipes solidárias e integradas, liderança, preocupação com a ética e o bem comum, felicidade, valorização pessoal.

Ódio

Todos perdem

Competição predatória, individualismo, anti-equipe, estilos autoritários

2-Filosofia e Diretrizes

Tema: A falta de Ética gera prejuízos às empresas (Principais fontes de consulta: Capitulo 1, páginas 21 a 31 do PLT e Aula-Tema 3;

a)Filosofia: deixar claros traços fundamentais que norteiam a cultura corporativa (Matos, 2008, p. 122);

É preciso definir a filosofia da empresa e que todos na empresa tenham plena conciência dos valores fundamentais que orientam os comportamentos.

Definir as diretrizes éticas, deixar claro pros funcionários os padrões de comportamento esperados, somados aos valores da empresa.

Viabilizar meios adequados para a divulgação de tais informações, boa comunicação, e abertura de espaços para exposição e ao exercicio da conduta ética.

b)Diretrizes: descrição dos padrões de comportamento esperados (idem);

Comportamentos esperados:

Respeitar o individuo

Viver nossos valores

Promover diversidade

Ambiente de trabalho seguro e positivo

Descrição e privacidade dos dados de propriedade da empresa

Utilizar de maneira responsável os dados da empresa

3- Diretrizes estratégicas para implantação do modelo

a)Descrição da metodologia que será utilizada para a implantação (ex. treinamentos, oficinas, workshop, visitas, etc.)

Será organizado um Comitê Estratégico de Ética, com a participação de líderes e funcionários, dirigido pelo presidente da empresa, com o propósito de gerar reflexões, discussões e acompanhar as ações de conduta ética na empresa.

Realizaremos treinamentos e workshops para disseminar e fixar as informações. Deixando também à disposição dos membros da empresa uma Ombudsman (Ouvidoria), para receber críticas, sugestões e reclamações a fim de melhorar cada vez mais nosso modelo de ética.

b)Enumeração das atividades a serem realizadas e espaços utilizados para institucionalizar, desenvolver e disseminar a consciência ética dentro da organização;

Etapas:

1) Diagnosticar como está a aplicação ética na empresa no momento atual;

2) Averiguar os meios adequados e os valores incorporados no desempenho de cada atividade;

3) Identificar quais são os valores éticos da sociedade na qual está inserida a organização;

4) Realizar uma reunião com integrantes da diretoria e lideres representantes da empresa para discutirmos uma estratégia adequada, desde a criação até a implantação do Código de Ética;

5) Faremos um Brainstorming (Tempestade de Idéias) com funcionários selecionados de diversos setores, para analisarmos qual a percepção de cada um quanto ao tema levantado de diferentes angulos de visão;

6) Então partiremos para a criação do Comitê de Ética, para que com as informações colhidas até aqui, possamos elaborar oficialmente nosso Código de Ética da empresa. O qual será deivulgados atravéz da "Semana da Ética Empresarial", evento que realizaremos com treinamentos, dinâmicas, e workshop. Visando a fixação das informações, a fim de inseri-las no dia a dia de trabalho de cada funcionário. Nos demais dias, continuará sendo estimulado o uso do Código de Ética, atravéz da Intranet e mural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com