TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituto Brasileiro de Pedras Preciosas e Metais Preciosos

Seminário: Instituto Brasileiro de Pedras Preciosas e Metais Preciosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Seminário  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM, 2004), o potencial de crescimento da indústria de jóias é enorme.

Um dos fatores primordiais para sobrevivência das empresas no mercado é a satisfação, fidelização e a conquista de novos clientes. Estes são fatores básicos para o cotidiano de qualquer empresa, seja ela industrial comercial ou prestação de serviços. Um dos conceitos usados no Marketing é satisfazer as necessidades e desejos dos clientes, isto é, conquistar não somente o novo público, como também procurar encantar cada vez mais a clientela que já freqüenta o ambiente.

Para uma empresa ser bem sucedida no mercado, é preciso que a mesma tenha um planejamento estratégico eficaz, mantendo a satisfação de seus clientes através de uma estratégia de marketing adequada.

Como nos diz Pride (2000), o processo de planejamento estratégico de mercado inclui a identificação da missão e das metas da organização a estratégia corporativa, as metas e os objetivos de marketing, a estratégia de marketing, para finalmente o plano de marketing. É através deste plano, com uma análise profunda dos ambientes internos e externos, que o planejador identifica as forças e fraquezas internas da organização, e as oportunidades e ameaças externas.

Ainda nas palavras de Pride (2000), a busca por diferenciais competitivos vem nos mostrar o quanto o bom atendimento, a qualidade dos produtos e serviços prestados se tornam cada dia mais importantes e atrativos. A satisfação dos clientes começa pela confiabilidade que os mesmos têm sobre o estabelecimento, ou seja, o cliente procura a empresa quando confia que ali suprirá suas expectativas. Fazer com que o cliente se apaixone pela empresa, é um dos patamares mais elevados dentro da satisfação dos clientes, é alcançar e até superar o que ele buscava. É trazer o novo, surpreender agradar e fazer que ele seja fiel pela empresa.

Para estruturar uma empresa nesse ramo é necessário enfrentar uma série de desafios, entre eles, pode-se destacar a criação de novas oportunidades no mercado, a adoção de um posicionamento coerente e a estruturação dos canais de venda que sejam capazes de sustentá-lo. Além de apresentar uma linha diferenciada de produtos, e de alta qualidade.

Levando em consideração que o mercado de jóias apresenta uma concorrência bastante intensa, esse estudo busca formas de identificar novas oportunidades no mercado para então definir um posicionamento adequado para aproveitá-las.

Este trabalho pretende ser uma contribuição prática que, efetivamente, viabilize a expansão do negócio, com a conseqüente satisfação, fidelização e a conquista de novos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com