TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Interdisciplinar Pesquisa De Mercado, Marketing E Negociação

Pesquisas Acadêmicas: Produção Textual Interdisciplinar Pesquisa De Mercado, Marketing E Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  2.361 Palavras (10 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO BACHARELADO EM ADMINSTRAÇÃO

LUZIA CARNEIRO DE FARIAS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

PATOS – PB

2014

LUZIA CARNEIRO DE FARIAS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Pesquisa de mercado, marketing e negociação.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

4 REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

Quando se fala em Microsoft, é de se esperar que uma simples conversa se torne uma discussão calorosa sobre a eterna rivalidade entre Windows e Mac, a gorda fortuna de Bill Gates, entre outros tópicos relacionados.

Porém, não vamos tratar de nada disso. O objetivo não é incentivar controvérsias entre os internautas ou gerar qualquer polêmica da maneira mais imparcial possível, queremos informar nossos usuários sobre a história da gigante Microsoft, como ela conquistou 90% do mercado mundial e como ainda consegue manter seu nível de crescimento, mesmo com as fortes ameaças dos concorrentes.

Bill Gates e Paul Allen se conheceram ainda no colégio e compartilhavam um interesse em comum computadores, Em 1975 os dois amigos fundaram uma pequena empresa chamada Microsoft (originada a partir das palavras inglesas microcomputer e software) que pretendia a princípio desenvolver um software em linguagem BASIC para o computador Altair 8800 da IBM, em 1979, a IBM procurava um sistema operacional para seu novo computador e contratou a Microsoft para prestar o serviço. Os empreendedores Gates e Allen compraram o Q-DOS da Seattle Computer Products por 50 mil dólares e começaram a procurar meios de melhorá-lo. Assim surgiu o MS-DOS - sistema operacional em disco da Microsoft.

Mas a história de sucesso da Microsoft começou de forma definitiva em 1981, quando a empresa começa a trabalhar o Windows. O produto chegou ao mercado em 1985 com o nome de Windows 1.0. esse foi o primeiro sistema operacional da Microsoft para o usuário doméstico. O Windows 2.0 foi lançado em 1987, já com os programas MS Word e MS Excel.

A partir daí, a Microsoft conquistou o mercado e continuou lançando versões do Windows. E como podemos acompanhar nos dias atuais a empresa buscava desde o ano passado um substituto para Steve Ballmer, que já havia anunciado sua aposentadoria após 16 anos comandando a gigante de Redmond. À Microsoft anunciou nesta terça-feira o nome do executivo que vai substituir Steve Ballmer no posto de CEO do gigante do software. É o indiano Satya Nadella, Nadella era vice-presidente da divisão de computação na nuvem da Microsoft, responsável pelas plataformas online, ferramentas de desenvolvimento e serviços na nuvem da empresa para o mercado corporativo.,que trabalha na companhia há 22 anos. O executivo é o terceiro nome a ocupar o cargo de CEO da Microsoft desde sua fundação, em 1975.

A escolha de Nadella não surpreendeu o mercado, que já esperava a confirmação do executivo. Na última semana, o nome dele já aparecia como maior aposta dos analistas do setor de tecnologia — ele era também o favorito de Bill Gates, cofundador da Microsoft, que voltará à operação da companhia para ajudar no desenvolvimento de novos produtos. A decisão final foi tomada no fim de semana passada, quando o conselho da companhia finalmente decidiu o nome do substituto de Ballmer.

A busca por um novo CEO começou em agosto de 2013, quando Ballmer anunciou sua aposentadoria, alegando que não seria mais capaz de levar inovação à companhia. A decisão surpreendeu o mercado, já que antes Ballmer prometera ficar no cargo até que seus filhos chegassem à universidade — o que só deve acontecer em 2017.

O conselho cogitou, então, buscar um profissional fora da companhia. Especulou-se que o novo CEO poderia ser Alan Mulally, CEO da Ford. A decisão, contudo, foi revista e todas as atenções se voltaram para Nadella.

O principal desafio do novo CEO, e é claro de toda a Microsoft, será ganhar relevância no mercado móvel, um setor em que a empresa tem patinado há alguns anos. A decisão de recrutar um colaborador para ocupar o posto de CEO indica que a empresa pode expandir seus negócios no setor corporativo.

2 DESENVOLVIMENTO

1.PESQUISA DE MERCADO

A Microsoft terá que fazer uma pesquisa de mercado que pode ser como levantamento de dados, que pode ser através de questionários, por telefone ou eletrônico.

A pesquisa deve ser com perguntas de fácil entendimento, linguagem coloquial, clara, simples e objetiva, evitar termos técnicos e palavras em outro idioma, observar a sequência lógica das questões facilitando a resposta do entrevistado.

A entrevista não exige local previamente preparado, podendo realizar as entrevistas em pontos de fluxo de pessoas ou com a utilização da tecnologia.

Pesquisa quantitativa elas testam de forma precisa as hipóteses levantadas para a pesquisa e fornecem dados que podem ser comparados com outros

É preciso escolher uma parte da população estudada(amostra) que seja representativa do todo, de tal forma que os resultados obtidos na pesquisa possam ser generalizados para o todo

-Na minha opinião a Microsoft não ficou tão atrás, apenas nos ramos de smartphones, porque o que mais vende hoje em dia são telefones e a Microsoft só tem os Lumias que são de sistemas Windows 8 e as demais tem Androides que variam de 2.3 a 4.4 e a Apple tem os Iphones que também vendem que nem água e o sistema IOS que é muito bom em termos de segurança.

2.MARKETING

COMPOSTO DE MARKETING

Um ponto focal importantíssimo para o entendimento de marketing são os 4 ps conhecidos tradicionalmente como composto de marketing. Cada "P" tem o seu significado: produto, preço, promoção e praça. O trabalho integrado desses "P"s tem a função de entender para entender, fidelizar e reter o cliente ao negócio da empresa,, antes e de maneira mais eficiente do que os concorrentes. Isso tudo é marketing puro, sem confusão. Em sua essência, o marketing nasce da associação integrada desses 4"P's" e deve ser trabalhado corretamente com os demais elementos de uma combinação estratégica, agregados num plano de ação que contemple o que será feito, por que, para quem, por quem, como, quando e onde, sempre apoiado por indicadores que possibilitem um acompanhamento dos resultados obtidos.

Para formar o melhor composto de marketing é fundamental saber quais são os desejos das pessoas a serem atendidas. Porém para que haja sucesso, a receita é aliar os conceitos de marketing à sua aplicação na prática, primeiramente é necessário estabelecer qual será o público-alvo e depois disso direcionar as atividades e ações da empresa para satisfazer as necessidades desses clientes, de uma forma que seja atrativa para eles e lucrativa para as empresas.

PRODUTO

Segundo klotler e keller produto é muito mais que uma oferta tangível. É algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer um desejo ou necessidade, podendo ser algo físico, passando por um serviço, ou até mesmo um simples evento. Quando pensam num produto, as pessoas, muito mais que no próprio produto, pensam na satisfação que ele oferece.

Quando falamos em produtos ou criação de novos produtos, temos que levar em consideração aspectos fundamentais para que este possa ser disponibilizado no mercado com possibilidade de sucesso:

-Variedade do produto, qualidade, design, características, nome da marca, embalagem, tamanhos, serviços agregados, garantias e devoluções.

MIX DE COMUNICAÇÃO

A utilização de diferentes canais de comunicação para interagir com os clientes e a diversidade de ferramentas disponíveis, principalmente na internet, têm contribuído ainda mais para que a comunicação entre as empresas e seus clientes seja customizada. Isso significa que as empresas precisam estar preparadas para interagir em tempo real em diversos canais que utilizam linguagens diferentes ao mesmo tempo, sem perder o seu posicionamento estratégico ou identidade.

Cada uma contempla o seu próprio plano, mas o objetivo do Mix de Comunicação é exatamente que todos convirjam a um único objetivo, evitando desperdícios de verbas e ações.

-Propaganda: É qualquer forma remunerada de apresentação não pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado.

Objetivos da propaganda: informar, persuadir ou lembrar, através de anúncios impressos e eletrônicos, espaços externos das embalagens, encartes da embalagem, filmes, manuais, cartazes e folhetos, catálogos, outdoors, painéis, displays nos pontos de venda, material audiovisual, símbolos e logotipos.

-Vendas pessoais: é a interação pessoal (cara a cara), onde um vendedor está presente para tirar dúvidas de um ou mais compradores potenciais tipo: apresentações de vendas, reuniões de vendas, programas de de incentivo, amostras, feiras e exposições

-Promoção de vendas: “A promoção de vendas consiste em um conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, a maioria de curto prazo, projetadas para estimular a compra mais rápida ou em maior quantidade de produtos ou serviços específicos, pelo consumidor ou pelo comércio.

As ferramentas de promoção de vendas variam em seus objetivos específicos. As empresas utilizam promoções para atrair novos consumidores, para recompensar clientes fiéis e para aumentar taxas de recompra de clientes eventuais.”

-Relações públicas e publicidade: O Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade é o profissional qualificado apto a analisar situações de comunicação (interpessoais e organizacionais), colaborar na detecção e formulação de problemas de natureza comunicacional, participar criativa e ativamente no desenvolvimento e planeamento de estratégias de marketing e na estruturação e operacionalização das ações comunicacionais da organização, quer na vertente interna quer na vertente externa, como parte integrante do marketing-mix privilegiando a óptica comunicacional.

-Marketing direto: é um sistema interativo de marketing que usa uma ou mais mídias de propaganda para obter uma resposta mensurável ou uma transação em qualquer localização.

Entre os principais meios utilizados para a construção de um marketing direto com qualidade, estão a inteligência de banco de dados, impressão, criação de URLs personalizadas e acompanhamento e análise de retorno de investimento em marketing, como também aplicações de tecnologias como realidade aumentada, QR Codes variáveis e personalizados, geotagging e desenvolvimento de mapas variáveis ponto a ponto.

O marketing direto é uma das mais emergentes ferramentas de marketing que surgiram com a nova economia, consistindo em contatos diretos que ocorrem individualmente entre a empresa e um cliente (ou grupo de clientes com necessidades idênticas). O Marketing Direto, deve ser utilizado para conseguir uma relação personalizada com os clientes, de forma a conhecê-los o suficiente para poder oferecer a cada categoria os bens e serviços mais adequados. Esta ferramenta é fundamental na fidelização dos clientes.

3.NEGOCIAÇÃO

Negociação termo nascido no latim que vem de negocium, palavra formada da junção de dois termos distintos, Nec e ocium cujo significado é atividade difícil e trabalhosa, mas no nosso português tem o significado; de acordo ou entendimento bi ou multilateral.

A Negociação ocorre em todos os momentos de nossas vidas e faz parte das maiorias de nossas decisões como, por exemplo: ao colocar o nome em um recém nascido, a cor do carro novo, a festa de casamento dentre outros aspectos como também o advogado negociando com o juiz ou com seu cliente, o empregado negociando a data de suas férias dentre muitas situações do nosso dia a dia. Trata-se de um processo no qual as partes em disputa tentam alcançar uma decisão conjunta. Sendo assim temos diversas formas de se negociar algo, podendo essa negociação ser flexíveis ou inflexíveis, onde na flexível os negociadores evitam qualquer tipo de conflito, já na inflexível ambos encaram qualquer tipo de situação para ter êxito na sua vontade.

As principais variáveis ambientais que influenciam no processo de negociação

são elas:

-Concorrência: uma variável extremamente importante no processo de negociação e solução de conflitos, em muitos desses processos aumenta interesse da outra parte envolvida, ou seja, pode-se afirmar que isso atue como uma importante variável motivadora. a concorrência aumenta o interesse do individuo em negociar, comprar ou adquirir algo porque, caso não o faça, outra pessoa pode fazê-lo.

-Riscos: É óbvio que todo e qualquer processo de negociação envolve riscos. Afinal de contas, para acertar o alvo, é necessário atirar. Assim, é extremamente importante considerar que os riscos existem e são muito relevantes. Apesar disso, muitos negociadores não compreendem tal fator em sua totalidade.

É muito comum que os negociadores deixem de agir ativamente no processo por causa do medo de perder ou de não conseguir vantagem naquilo que fazemos ou decisão que tomamos, renunciamos a algo (MARTINELLI; ALMEIDA,1997;2006).

È importante considerar que o negociador, por vezes, pode perder excelentes oportunidades de negócio simplesmente por não se arriscar.

-Tempo: uma segunda variável extremamente importante em qualquer processo de negociação é o tempo, conforme apontam diversos autores (BURBRIDGE ET AL.; 2007; MARTINELLI; ALMEIDA, 1997; 2006; MELLO, 2003; WANDERLEY, 1998). todo processo de negociação necessita ser cuidadosamente avaliado, de modo a verificar de que forma pode afetar determinado processo de negociação. De acordo com Martinelli e Almeida(1997, p.80)"{....} a maneira como se vê e se utiliza o tempo é essencial para o sucesso, podendo até influenciar um relacionamento".

-Informação: é outra variável muito relevante em todo e qualquer processo de negociação e que, de acordo com martinelli e almeida esta intimamente relacionada ao poder. Segundo Wanderley (1998), em um processo de negociação, o lado que possui o maior número de vantagens é aquele que consegue mais informações de seu oponente. Além disso, de acordo com Olhem (1980 apud MARTINELLI; ALMEIDA, 1997), o uso da informação e do poder dentro de um processo de negociação possui como principal objetivo influenciar o comportamento do outro dentro de uma rede de tensão.

Ao longo de um processo de negociação, quanto melhores forem a quantidade e a qualidade da informação, mais controle o negociador tem do processo.

Entretanto não é qualquer informação que é válida: é importante que ele delimite claramente quais são as informações relevantes e quais não são, bem como quais necessitam ser mantidas em sigilo e quais podem ser relevadas para o oponente no processo(WANDERLEY , 1998).

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este trabalho apresenta os conceitos básicos de negociação, ou melhor, dizendo, a habilidade que é competência fundamental as pessoas que ocupam cargos administrativos, sejam elas diretoras ou supervisoras, trabalhem da área comercial a área de marketing. Várias são as necessidades, os problemas, as expectativas e as oportunidades que envolvem negociar. Comprar e vender, negociar serviços, contratar, despedir. Resolver uma pendência, negociar ou renegociar contratos, conduzir e fechar negócios, abrir novos clientes, resgatar clientes inativos, administrar conflitos e disputas de poder, são situações que demandam ações eficazes dos negociadores. Deste modo, descreve-se estes conceitos na tentativa de melhor expor apenas um pouco do que compõe a arte de negociar.

REFERÊNCIAS

http://amigonerd.net/humanas/administracao/mix-de-comunicao-promocao-de-vendas

http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Mix_de_comunicacao_O_Composto_de_Comunicacao.htm

http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/negociacao-conceitos-basicos/34487/

http://www.tecmundo.com.br/video-game/2068-a-historia-da-microsoft.htm#ixzz2zYQR2M9O

SitedeCuriosidades.com: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/a-historia-da-microsoft.html

Livros

marketing– unopar

negociação-unopar

pesquisa de mercado-unopar

...

Baixar como  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »