TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL II

Por:   •  5/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]     

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ANISIO NELSON NASCIMENTO

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

2ª FASE DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA

[pic 2]

Florianópolis/SC

2016

ANISIO NELSON NASCIMENTO

 

 

 

 

 

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL II

Filosofia da Educação e Pensamento Pedagógico, Organização do Trabalho Pedagógico, Psicologia da Educação e da Aprendizagem, Seminário da Prática II

2ª Fase de Licenciatura em História

Professores:

 Mari Clair Moro

 Marlizete C. B. Steinle

 Regina Célia Adamuz

 Reinaldo B. Nishikawa

[pic 3]

Florianópolis/SC

2016

Sumário

Introdução ________________________________________________04

Tendências Pedagógicas na Prática Escolar  __________________  05

Conclusão _______________________________________________ 08

Referências bibliográficas __________________________________ 09


Introdução

O objetivo deste trabalho é demonstrar o aprendizado sobre as tendências pedagógicas na prática escolar. Vamos nos apropriar do esquema proposto por Libâneo (1985) e discorrer de forma sobre a construção do pensamento pedagógico.

        


Tendências Pedagógicas na Prática Escolar

O estudo das tendências pedagógicas faz-se necessário para referenciar a prática dos professores. Os estudantes devem se emprenhar para torna-se “professores interessados num trabalho docente mais consequente, professores capazes de perceber o sentido mais amplo de sua prática e de explicitar suas convicções” (Libaneo, 1985, pag. 19)

Esta base teórica torna-se ainda mais importante neste mundo pós-moderno, da “modernidade líquida”, porque “a propensão a mudar de forma sob a influência de mínimas, fracas e ligeiras pressões é apenas o traço mais óbvio de nossa atual condição sociocultural” (Bauman, 2015)

        Também é importante entender que as proposições das várias escolas pedagógicas procuravam atender as necessidades do seu momento histórico. Ao estudioso cabe, sem cair no ecletismo, se apropriar e utilizar daquilo que pode ser aplicado neste tempo social.

1 – Tendências Pedagógicas Liberais

A tendência liberal defende que a escola tem como função preparar os indivíduos para o desempenho de papeis sociais, conforme suas aptidões.

  1. Tendência Pedagógica Liberal Tradicional

O papel da escola está centrado na cultura, não se envolve nas questões sociais. Os conteúdos são os conhecimentos e valores acumulados pelas gerações mais velhas e repassados aos alunos. Segue os preceitos positivistas de Comte e Durkheim. No relacionamento professor-aluno predomina a autoridade do professor. A situação foi muito bem retratada no filme “Sociedade dos Poetas Mortos” de 1989.

A pedagogia liberal tradicional está muito presente no ensino brasileiro: praticamente em todos os níveis escolares tem-se aulas expositivas, com alunos enfileirados, recebendo conteúdos de fichas amareladas pelo tempo.

  1. Tendência Pedagógica Liberal Renovada Progressiva

Esta tendência defende a atividade pedagógica centrada no aluno. A escola vem a ser um meio estimulador para a atividade de descoberta e a consequente auto aprendizagem, é o aprender a aprender. Esta tendência incorpora a grande contribuição de Jean Piaget a pedagogia que são os “Estágios do Desenvolvimento Cognitivo”.

  1. Tendência Liberal Não Diretiva

A função da escola está na formação das atitudes dos alunos, considera-se que ela está mais preocupada com o seu bem estar do que com questões pedagógicas e sociais. A escola deverá proporcionar condições para o aluno se adequar as solicitações do ambiente. Mais importantes que os conteúdos são o desenvolvimento das relações e da comunicações. A.S. Neill argumenta que é melhor ter “um varredor de rua feliz do que um primeiro-ministro neurótico”. Mas seria democrático a não apresentação de conteúdos aos alunos?

  1. Tendência Liberal Tecnicista

À escola tecnicista cabe o processo de prover o aluno de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos para atendes as necessidades do modo de produção capitalista. A partir da década de 1970 o tecnicismo foi amplamente difundido no Brasil. Os Institutos Federais (antigas escolas técnicas) são os grandes expoentes desta corrente. A recente e contestada reforma do ensino médio tende a ampliar este viés tecnicista.

  1. Tendência Pedagógicas Progressistas

A pedagogia progressista, também chamada de critico-emancipatória propõe uma ação pedagógica para formar indivíduos na e pela práxis, com forte sentido de transformação da realidade socioistórica, que toma o conhecimento em sua ligação com a vida social” (Franco, 2003)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com