TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introducao A Micro E Pequenas Empresas

Artigo: Introducao A Micro E Pequenas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Inovação em Micro e Pequenas Empresas

Curso: Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais

Professor:

Nome do Aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. A partir do que você estudou na disciplina, sobre resistência à mudança, analise a seguinte situação e responda aos questionamentos: (3,5 pontos).

Há uns dez anos, uma determinada instituição bancária tentava implantar o sistema de autoatendimento e caixas eletrônicos. Naquela época, contava com muitos empregados que desempenhavam a função de caixas, que autenticavam documentos de recebimento e de pagamentos, durante todo o dia de trabalho. A instalação dos terminais de autoatendimento facilitaria tanto a vida dos clientes, quanto melhoraria a imagem desta instituição perante a comunidade, porque estava aderindo às inovações tecnológicas. Mas havia uma resistência muito grande por parte dos caixas executivos, que não colaboravam nas orientações que deveriam ser repassadas aos clientes sobre o novo sistema de atendimento eletrônico.

Sobre isso se pergunta: Muitos são os motivos que justificam a resistência à mudança. Na situação apresentada, destaque as razões que justificam a resistência dos caixas executivos às mudanças que estavam sendo implantadas nesta instituição bancária e apresente a forma de condução da mudança mais apropriada neste caso, justificando a sua resposta.

RESPOSTA:

1. A resistência dos caixas executivos a mudança se deve a vários fatores, tais como: perda de proximidade das pessoas, perda de status, perda do sentimento de competência. A mudança ameaça as pessoas gerando insegurança, como aconteceu com esses caixas executivos.

Toda mudança é difícil e para amenizar a resistência é preciso que as pessoas entendam os benefícios potenciais da mudança. É preciso haver uma comunicação confiável, mostrar a seus caixas as vantagens da implantação dos terminais de autoatendimento. Aplicaria a mudança comportamental, pois se faz necessário mudar as atitudes, percepção e expectativas dos caixas, mostrando a eles que é necessário se reconstruírem para satisfazer a demanda dos clientes e não perder a competitividade no mercado, melhorando seu desempenho. O processo de conscientização dos caixas executivos se faz muito importante nesse processo de mudança.

2. Com base nos estudos realizados, você aprendeu que a atração pela novidade é uma marca do mundo contemporâneo e uma necessidade cada vez maior das empresas que querem se manter competitivas no mercado globalizado. Entretanto não é fácil inovar. Hábitos e atitudes individuais podem bloquear o espírito criador da pessoa. Dentre as atitudes individuais que bloqueiam a inovação, quais podem ser destacadas? Explique-as e justifique qual a importância delas para um processo de inovação em uma dada empresa. Pesquisa um caso na internet para exemplificar sua resposta. (3,0 pontos)

RESPOSTA:

2. Dentre as atitudes e hábitos individuais que bloqueiam a inovação podemos destacar:

• Atitude pessimista – ocorre a partir da existência do pensamento negativista, adquirido através de experiências frustrantes obtidas no passado;

• Atitude conformista – apresenta-se como habito de aceitar sem discutir e questionar os motivos da sua ocorrência;

• Atitude de acomodação – acontece a partir de posturas as quais facilmente se apossam das pessoas. Evitam o esforço de pensar, levando a chamada preguiça mental, tornando um hábito.

A inovação é caracterizada por expectativas positivas e receios em relação à própria pessoa, ao seu trabalho e a empresa. Devido a isso a implantação das ideias exige cuidado, realismo e um período de transição.

É importante que as empresas criem facilitadores como estruturas descentralizadas, reconhecimento dos funcionários, ausência de punição por erros e estímulo a experiência. É preciso rever e atualizar constantemente aspirações e os desejos individuais para não conduzir a implantação de inovação em meio a expectativas ultrapassadas. Tomei a empresa 3M como exemplo clássico que prova que as atitudes e hábitos nas organizações é um bom negócio, a empresa mantém vários canais abertos com seus funcionários (e-mails, mural, jornais, circular e outros), mantendo-os informados sobre problemas, oportunidades e dificuldades da empresa. A 3M também compartilha os desafios e proporciona recursos para que as ideias sejam possíveis, além disso, praticam o permanente treinamento de suas equipes nos requisitos básicos da inovação: criatividade, empreendedorismo, projetos e mudanças.

As empresas precisam criar condições organizacionais e individuais favoráveis à condução do processo de inovação. Segundo Motta (1999), podemos destacar as seguintes providencias:

• Transferir as pessoas o poder e a iniciativa necessários para experimentar e testar novas ideias;

• Tratar os problemas como totalidades, relacionando como toda complexidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com