TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Administração

Exames: Introdução A Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução à Administração

Administração: é o processo de trabalhar com as pessoas e recursos para realizar objetivos organizacionais de maneira eficaz.

Eficiência: fazer as coisas certas, minimizando os usos de recursos para alcanças as metas definidas. Ou seja, otimizar os recursos disponíveis para o alcance do aumento da produtividade. A eficiência pode ser considerada uma relação entre os produtos obtidos e os recursos utilizados.

Eficácia: consiste em fazer aquilo que efetivamente precisa ser feito, ou seja, a capacidade de determinar metas corretas e medidas certas para alcançá-las. A eficácia não está relacionada diretamente aos meios nem à forma, mas sim à capacidade de atingir resultados válidos, isto é, que precisam ser atingidos.

Funções da Administração:

• Planejar – é especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos. As atividades de planejamento incluem a análise da situação atual, a antecipação do futuro, a determinação de objetivos, a decisão sobre em que tipos de atividades a organização deverá se engajar, a escolha de estratégias corporativas e de negócios, e a determinação dos recursos necessários para atingir as metas da organização.

• Organizar – é reunir e coordenar os recursos humanos, financeiros, físicos, de informação e outros necessários ao atingimento dos objetivos. As atividades incluem atrair pessoas para a organização, especificar responsabilidades por tarefas, agrupar tarefas em unidades de trabalho, ordenar e alocar recursos e criar condições tais que as pessoas e as coisas trabalhem juntas para alcançar o máximo sucesso.

• Liderar – é estimular as pessoas a serem grandes executores. É dirigir motivar e comunicar-se com os funcionários, individualmente e em grupos. Liderar envolve o contato diário e próximo com as pessoas, ajudando a guiá-las e a inspirá-las em direção ao atingimento dos objetivos de equipe e organizacionais. Liderar ocorre em equipes, departamentos, divisões e no topo da totalidade das organizações.

• Controlar – Planos abrangentes, organizações sólidas e líderes destacados não garantem o sucesso. A quarta função, controlar, monitora o progresso e implementa as mudanças necessárias. Quando os administradores implementam seus planos, sempre descobrem que as coisas não estão funcionando como foram planejadas. A função de controlar assegura que os objetivos sejam atingidos. Ela pergunta e responde à questão: “ Nossos resultados estão consistentes com nossos objetivos?” E faz ajustes quando são necessários.

Níveis de Administração:

• Administradores Estratégicos – são os altos executivos de uma organização, responsáveis por sua administração geral. As principais atividades incluem o desenvolvimento dos objetos e planos da empresa. Comumente os administradores estratégicos focalizam questões a longo prazo e enfatizam a sobrevivência, crescimento e eficácia geral da organização. Esses administradores possuem títulos como presidente do conselho, presidente, CEO e vice-presidente. Tais administradores de primeiro escalão estão primordialmente envolvidos com a interação da organização e seu ambiente externo.

• Administradores Táticos – são responsáveis por traduzir os objetivos gerais e planos desenvolvidos pelos administradores estratégicos em objetivos e atividades mais específicos. Essas decisões, ou táticas, envolvem ambos um horizonte temporal menor e a coordenação de recursos. Os administradores táticos são freqüentemente chamados de gerentes de nível médio, porque nas grandes organizações eles estão posicionados entre os administradores estratégicos e os operacionais. Eles focalizam sua atenção nos relacionamentos com outras pessoas e no atingimento de resultados. São administradores que põem mãos à obra. Eles não apenas tomam decisões, dão ordens, esperam pela produção alheia e então avaliam os resultados. Eles fazem o trabalho pesado, resolvem problemas e produzem valor.

• Administradores Operacionais – são administradores de níveis inferiores que supervisionam as operações da organização. Esses administradores com freqüência possuem títulos como supervisores ou gerentes de venda. Estão diretamente envolvidos com funcionários não administrativos, implementando os planos específicos desenvolvidos pelos administradores táticos. Esse é considerado um papel crítico na organização porque os administradores operacionais são o elo de ligação entre o pessoal administrativo e os não administrativo. A primeira posição administradora de uma pessoa geralmente está nessa categoria.

Organização – o que é???

É um sistema administrado projetado e operado para atingir determinado conjunto de objetivos.

Sistema – o que significa???

É um conjunto de partes interdependentes que processa insumos (ex: matéria prima) em saídas (produtos).

Insumos Organização Resultados

(recursos) (processo de (bens ou serviços)

humanos transformação)

financeiros

físicos

informação

Administração para obter Vantagem Competitiva

Competitividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com