TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADIMINISTRAÇÃO DE QUALIDADE TOTAL (TQM)

Por:   •  30/9/2016  •  Resenha  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 2

GESTÃO DE PRODUÇÃO

ADIMINISTRAÇÃO DE QUALIDADE TOTAL (TQM)

A gestão da qualidade total, Total Quality Management (TQM) é um conceito que foi inicialmente introduzido por Feigenbaum nos estados unidos na primeira edição do sei livro em 1957. Além de Feigenbaum outros autores contribuíram para o desenvolvimento das ideias do conceito como; Deming, Juran, Ishikawa, Tagushi e Crosby. Mesmo alteando algumas ênfases colocadas sobre alguns aspectos, as ideias gerais de seus argumentos eram similares.

TQM é uma forma de pensar e trabalhar, que se preocupa principalmente com o atendimento das necessidades e das expectativas dos consumidores. E para isso os colaboradores possuem uma gama mais ampla de atribuições, pois se todos podem de algum jeito prejudicar toda a empresa, também tem potencial para melhora-lá.

Na maioria das organizações, definer as expectativas dos consumidores é tarefa-chave de marketing. Entretanto, marketing deve também conhecer as limitações da produção para não prometer algo que não se pode ser entregue. Na abordagem TQM, significa ver as coisas pardindo-se do ponto de vista do consumidor. Isso envolve toda a organização entendendo a importancia central dos consumidores para seu sucesso e até para sua sobrevivencia. Os consumidores não são vistos como externos à organização, mas, o que é mais importante, como parte dela. Colocando o consumiodr na linha de frente de decisão.

Sua filosofia se aplica a todas as partes da organização, sempre colocando a qualidade em primeiro lugar. Superando as expectativas e necessidades dos clientes, fazendo certo ja da primeira vez evitando dispesas com retrabalhos, desenvolvendo sistemas e procedimentos que apóiem qualidade e melhoria, efim eliminando o erro na causa, prevenindo e não inspecionando, nessa filosofia o padrão defeito zero é lei.

Nesse modelo as organizações adotam sistemas de controle gerencial que facilitão melhorias da qualidade, formalizando a boa pratica gerencial com padrões de desenvolvimento. O conjunto desses sistemas e procedimentos relacionados a qualidade são influenciados pelos padroes ISO 9000. O ISSO 9000 é um procedimento que assegura principalmente o cusumidor que aquele produto comprador está apto a attender as exigencies dele.

Diferente do modelo tradicional, que os custos das falhas são bastante subestimados. Na prática, geralmente, incluem o custo de concerto e ou substituição dos produtos defeituosos, e caso o produto chege ao consumidor os custos tambem são calculados. Mas é imensuravel os custos do consumidor insatisfeito e sem confiança no produto.

E por fim o sistema TQM enfatiza o equilibrio entre diferentes tipos de custos da qualidade, e que ao aumentar o custo e o esforço dedicado á prevenção, haverá redução mais que equivalente em outras categorias de custo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com