TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao Empreendedorismo e O Processo Empreendedor

Por:   •  14/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 5

EMPREENDEDORISMO

Introdução ao Empreendedorismo e O Processo Empreendedor

A palavra empreendedorismo vem de origem francesa entrepeneur, foi utilizada em 1725 pelo economista irlandês Richard Cantillon para dizer o “indivíduo que assumia riscos e começa algo novo. ”

Na verdade, poucas pessoas podem ser descritas como empreendedores, pois empreendedores vem oportunidades onde administradores não as encontram.

O empreendedorismo veio junto com os franceses que criaram o termo empreendedorismo para diferenciar um capitalista de um empreendedor. Sendo diferenciados, o empreendedor era confundido levemente com um administrador do ponto de vista econômico.

Na maior parte de pessoas que se fosse descrever para dividir o mundo entre administradores e empreendedores, em torno de todo o globo a grande maioria seriam administradores, um dos vários motivos é que empreendedores estão sempre à frente em todas as perspectivas relacionadas aos administradores. Um administrador conta muito com o fato de ter apenas um trabalho repetitivo, podemos utilizar esta palavra, claramente sabemos que todos os dias não são repetitivos, mas a grande maioria entre os 365 dias que ocorrem no ano uma grande porcentagem é repetitiva.

Para ser realmente um empreendedor, os próprios são constantemente motivadores, inovadores, observadores e podemos descrever que odeiam dias repetitivos que não tragam nenhuma novidade para a constante mente observadora e digamos que aproveitadora, pois encontra oportunidades em pequenos ou grandes produtos e serviços que um administrador não é totalmente capaz de encontrar. Empreendedores se adaptam ao ambiente em que se encontram, sendo eles no momento de crise e na economia a todo vapor, eles veem oportunidades onde administradores nem imaginam que possam ser encontrados soluções.

Administradores são competentes em o que fazem, mas utilizam de sua mente para encontrar oportunidades uma porcentagem muito pequena comparada ao dos empreendedores. Administradores são ligados ao poder, a hierarquia que ocupam, e alguns são adeptos do comodismo, coisa que não combina nada com as características de um empreendedor.

Nos séculos XIX e XX os empreendedores foram novamente confundidos com os gerentes e administradores, por terem também o papel de organizarem, planejarem, dirigirem e controlarem as ações e tomadas de decisões de cada organização.

Empreendedores tem as mesmas características e competências de um administrador, mas contém características extras que ultrapassam os limites do administrador. Podemos citar: visionários, dedicados, apaixonados pelo que faz, independentes, dinâmicos, lideres, utilizam networking e acima de tudo sabem assumir riscos e quais são as suas consequências.

Um empreendedor é muito além que saber gerir o seu negócio, é estar sempre ligado as novidades, atualizações em torno do globo.

De acordo com Henry Fayol um administrador tem seu foco em planejar, organizar, dirigir e controlar uma organização, ou uma área de sua atuação dentro da organização.

Muitas pessoas visam apenas coisas que levam uma certa segurança em sua vida, não querendo se arriscar com certos problemas que podem ser encontrados a todo momento no percurso para o caminho do sucesso.

Entanto empreendedor foi descrito por Alfred Marshall economista e inglês alguém que assume riscos, junta capital e trabalho necessário para o negócio e supervisiona todos os detalhes, pelos riscos serem constantes, a procura de inovações e gerencia dos negócios.

Identificando Oportunidades

Oportunidades estão em todos os lugares, o simples fato de observar as ações que acontecem em torno de todos pode transformar pequenas coisas do cotidiano em muitas oportunidades para um empreendedor e o mercado.

Pequenas mudanças e ações podem trazer grandes inovações, o mercado atual mostra que a cada instante podemos encontrar coisas inimagináveis como inovações para todo tipo de setor no mercado. Podem ser, de higiene, alimentação, utensílios e outros.

Após o estudo de mercado, seis jovens administradores analisaram o cotidiano, foi criado a XBlade Bus Party, empresa que presta serviços nas cidades de Santa Barbara D’Oeste, Americana, Limeira, Piracicaba e outras cidades do interior do estado de São Paulo. A empresa é do ramo de festas e eventos, trazendo o sistema de festas itinerante, onde a festa é realizada dentro de ônibus personalizados, sendo a balada realizada em movimento, tendo velocidade máxima 25 km/h.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com