TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução e estratégia de desenvolvimento

Tese: Introdução e estratégia de desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Tese  •  7.205 Palavras (29 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 29

ADMINISTRAÇÃO

WEB AULA 1 - Introdução e Evolução da Estratégia

Unidade 1 – Desenvolvimento da Administração Estratégica

Nosso mercado cresce de maneira vertiginosa, ao mesmo tempo em que o espaço para novas empresas em determinados segmentos é cada vez menor. Esse paradoxo é natural considerando o desenvolvimento econômico e as condições ambientais presentes em nossa sociedade. Quando se fala em condições ambientais, pode-se associar este termo com o desenvolvimento social que nos conduziu a um modelo de consumo sem limites.

Justamente por essa condição de consumo, nossas empresas travam batalhas diárias por clientes, por maior amplitude de influência, valorização de suas marcas e, obviamente, por maiores resultados econômicos.

Estas condições remetem ao sucesso empresarial, no entanto, o sucesso aferido apenas pela noção de lucro é equivocado, uma vez que uma empresa pode ter sucesso se atingir objetivos como a consolidação, a sustentação financeira, ou mesmo pelo fato de estar no mercado e não ter ido à falência.

O lucro torna-se então um objetivo de longo prazo, precedido por muitos outros objetivos que podem ser quantitativos ou qualitativos, e que apenas após terem sido conquistados levarão a empresa ao tão esperado lucro.

Somente empresas competitivas conseguirão atingir tais resultados, mas deverão ter a clara percepção de que isso somente será possível mediante o uso da estratégia empresarial, a qual guiará apenas algumas empresas até o sucesso. Tal condição acontece pelo fato de os consumidores não serem capazes de consumir tudo o que as empresas oferecem no mercado, assim como pelo fato de muitas empresas oferecem muita coisa aos consumidores que estariam dispostos a tal consumo.

Hoje há um novo paradoxo que revela a necessidade de uma empresa diferencie-se das demais, acirrando a competitividade e promovendo verdadeiras batalhas embasadas nas variáveis que compõe o ambiente mercadológico.

Abaixo apresento algumas condições históricas que compõem o quadro evolutivo da estratégia, e que nos trouxe a este panorama competitivo:

Quadro 1 – Marcos Evolutivos da Estratégia.

Marcos Contextuais

Explicação

Surgimento da Produção Competitiva

Com o surgimento da indústria moderna, a produção deixou de servir à subsistência para servir aos anseios de acumulação de capital e desenvolvimento econômico.

Advento a Produção em Massa

Com as linhas de produção em massa, as indústrias precisavam de soluções que garantissem que seus produtos fossem adquiridos por um maior número e pessoas.

Globalização

Com a globalização, surgiu o acirramento competitivo, em que as empresas não estavam mais restringidas geograficamente, bem como a informação e as tecnologias passaram a pressionar as empresas na busca por diferenciais e por respostas aos movimento dos concorrentes.

Fonte: Do autor.

Na globalização temos um conjunto de fatores que, somados aos demais marcos históricos, evidenciam os problemas que nossas empresas passaram a enfrentar. Afinal de contas, era muito mais fácil a vida quando se produzia para viver. Agora que produzimos para vender, há muito mais em jogo e vive-se em um verdadeiro tabuleiro e xadrez, onde cada movimento deve ser friamente calculado.

Complementando:

No link que segue, apresento uma obra completa que trata desde os primórdios do pensamento estratégico até o momento em que nossas empresas e nós vivemos essa grande competição. Trata-se de uma leitura obrigatória, pois ajudará a todos no aprimoramento de nossos conhecimentos.

< http://www.ceap.br/artigos/ART27082009164925.pdf >.

Por falar em competição, guerra e movimentos estratégicos, é importante lembrarmos que a estratégia nasceu nos campos de batalha da “Antiguidade”, em que questões como a sobrevivência dos grupos e a expansão dos territórios em busca de alimentos e riqueza estavam em jogo.

O mesmo acontece hoje, sendo que as batalhas podem até não terem como base o uso de armas ou mesmo da violência, no entanto, implicam em que cada empresa lute sua batalha de forma cada vez mais articulada. Tal condição nos direciona à existência de um mercado que acaba por parecer um campo de batalha.

Vídeo Complementar:

Para contextualização, abaixo segue um link que remete ao uso da estratégia para o alcance de objetivos. Trata-se de um trecho do filme O Senhor dos Anéis, em que tanto ataque quanto defesa procuram formas de alcançar seus objetivos, e em que, por fim, o exército que atacava alcança seus intentos.

Evolução do Pensamento Estratégico

A estratégia evoluiu a partir do pensamento moderno que esteve a caminhar junto do pensamento administrativo moderno, ou seja, a partir da consolidação da visão de gestão que nasceu em Taylor e percorreu um longo caminho ao longo do século XX nas empresas do mundo todo.

Há de ser dito, conforme Chandler (1962), que se a administração se preocupava com os processos e as funções de gestão, a estratégia dava a condição de otimização necessária às empresas de suas atividades, tendo como prisma os objetivos de desenvolvimento inerentes a cada empresa.

Tomando como ponto de partida essa figura, temos, Portanto, que uma empresa desenvolverá a estratégia como forma de melhoras suas ações, ou seja, procurará decidir melhor para, a partir de um mapa estratégico, poder vencer a concorrência no mercado.

Vídeo Complementar:

No link abaixo vocês poderão observar como a estratégia aplica-se ao contexto a partir do exemplo de 10 vídeos que apresentam as melhores jogadas do Futebol Americano na temporada 2011-2012. Confiram, pois além da elaboração das jogadas, fica claro que a tomada de decisões e a destreza foram fundamentais para o atingimento dos objetivos.

< https://www.youtube.com/watch?v=kUHUdbUeRwM >.

Como a Estratégia Evoluiu

Podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com