TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JAIRO PORTO: DEDICAÇÃO E PERSISTÊNCIA PARA O SUCESSO

Exames: JAIRO PORTO: DEDICAÇÃO E PERSISTÊNCIA PARA O SUCESSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  2.153 Visualizações

Página 1 de 3

1. O que motivou Jair a empreender?

Como cresceu trabalhando em família talvez a maior motivação de Jair foi seu pai, que mesmo não tendo estudos era persistente naquilo que fazia. Outra grande motivação para Jair era poder melhorar de vida e poder regressar para seu lar como vencedor. Ele após perceber que tinha vocação para empreendedor na escola interna de agricultura, resolveu investir no ramo em outra cidade para progredir na vida.

2. Quais foram os passos percorridos para abrir seu negócio?

A vida de empreendedor de Jair Porto começa no Internato Colégio Agrícola, onde concluiu o curso técnico em Agropecuária. Após adquirir esse diploma, resolveu ir para São Paulo, onde já tinha um irmão mais velho, para tentar mudar de vida, realizar seus sonhos. Ao chegar na cidade de São Paulo começou trabalhando em uma empresa que prestava serviços de vistoria em veículos. Como seu sonho era ser patrão, resolveu abrir seu próprio negócio e em pouco tempo já gerenciava a outras empresas enquanto mantinha a sua com 2 funcionários.

Ao retornar para sua cidade natal, Riacho da Cruz em Januária, MG, viu que ali também havia uma grande oportunidade de negócio ainda não explorado na região. Investiu tudo o que havia conseguido em São Paulo em outro ramo de negócio, agora estava vendendo cachorro quente na praça da cidade. Mas Jair não se contentou só com os grandes faturamentos desse empreendimento e partiu para outro, agora ele é dono de um supermercado e pretende abrir outras filiais.

3. Quais as características marcantes que Jair apresenta?

Jair é um empreendedor nato, tem em seu DNA características que o levaram a percorrer todos os caminhos possíveis de um empreendedor. Ele tem visão estratégica, consegue enxergar negócio onde ninguém antes conseguiu. Segundo David McClelland, ele possui visão sistêmica, consegue enxergar seus investimentos em um todo, tem uma visão aguçada de seus empreendimentos, deixando o pessimismo de lado, tendo também a capacidade de correr riscos, como demonstrou ao largar sua família para seguir ideais que não tinha certeza se daria certo. A iniciativa esta em Jair no fato de mudar de negócio com facilidade, não tem problemas em inovar. E não poderia deixar de falar em sorte. Ele por ser perseverante, sempre pode contar com a sorte como fator de ajuda em sua empreitada.

4. No lugar de Jair o que você faria diferente? Por qual razão?

Jair demonstrou coragem ao arriscar-se em negócios desconhecidos, investindo capital que talvez nunca mais o tivesse de volta. Mas sua lealdade e pensamento de crescimento baseado na justiça e igualdade o esta levando para o caminho certo.

A única coisa que faria diferente de Jair era me especializar na área administrativa, principalmente para controle de gastos. Investiria em uma faculdade de administração, ou em cursos de especialização em comércio, na área financeira.

Aproveitaria também sua união familiar para quem sabe investir em outras áreas com seus irmãos, filhos, uma vez que tem criatividade, iniciativa e visão de negócios.

Conclusão

A realização deste trabalho propõe a abertura de pensamentos para empreendedores individuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com