TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JUSTIFICATIVA

Tese: JUSTIFICATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  Tese  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 4

1. TEMA ESPECÍFICO

A importância da gerência de projetos; identificar, desenvolver e aplicar uma metodologia de gerenciamento própria, sem que isso afete a percepção e a motivação de seus colaboradores.

2. JUSTIFICATIVA

O objetivo deste Estudo é melhor entender a aplicação de metodologias customizadas para simplificar processos e unificar a linguagem de todas as áreas da organização, facilitando o entendimento de objetivos, metas e planejamento de resultados.

O interesse do pesquisador, que atua na Gerência de Soluções e Projetos Operacionais há seis anos, surgiu com a necessidade de alinhar as necessidades do suporte com o desenvolvimento de produtos e com isso, uma necessidade maior de controle e melhor entendimento de variáveis dos processos organizacionais, dentro do novo contexto de inserção de produtos e de interação mercadológica que a organização adotou. Com isso percebeu-se que esses são fatores que exigem dos gerentes; conhecimentos, habilidades, posturas e práticas capazes de auxiliar no cumprimento desses objetivos e metas, dentro de diferentes setores de uma organização.

A necessidade de alinhar percepções e entendimentos em áreas, que apesar de serem relacionadas, usam linguagens e entendimentos distintos.

A Importância social dessa pesquisa é possibilitar mudanças de planos corporativos, sem que haja danos ao fator humano, que parte integrante da organização.

3. PROBLEMA

Como fazer que todas as áreas da organização, consigam entender a função especifica, responsabilidade e a importância de todos dentro da organização, mediante as novas decisões e ao mesmo tempo unificar a linguagem, assim como, a percepção dessas áreas, buscando uma interação mais holística, maleável, ágil e facilitadora às mudanças.

4. CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA

Muitas organizações tem problemas em implementar, se adequar ou a seguir modelos, práticas e ou formas estruturais de gerenciamento. As quais são moldadas e aplicadas por alguns guias metodológicos; uma vez que muitos destes são focados para áreas especificas ou determinados segmentos de mercado. Mesmo a gerência de projetos trabalhando na adequação desses modelos para a realidade vivida na organização; nota-se que um modelo específico, pode não atender as necessidades de readequação de todos os processos e tão pouco, no entendimento de todas as áreas, níveis e segmentos da organização. O alinhamento de mais de uma dessas práticas e metodologias aos seus próprios processos gerenciais, tendo como base as características do seu negócio, a realidade e a necessidade da corporação; faz com que todas as áreas participem e tornem-se parte efetiva desse movimento, e dessa forma passem a contribuir de maneira mais integrada para atingir o objetivo desejado. Para isso, devemos propiciar um melhor entendimento dos colaboradores, buscando uma maturidade no desenvolvimento ou readequação dos processos e procedimentos, sendo seus novos desafios. Dessa forma a aplicação das metodologias torna-se algo integrado a organização e aos produtos pré-existentes, mudando o foco de “mudança” para “amadurecimento” e “crescimento organizacional”.

Tendo como base a definição de gerenciamento de projetos do PMBOK (2004, p.8), “Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos”.

Fazendo uma correlação com a sugerida interação dos times da empresa no The Six Sigma Black Belt Handbook (2005, p.177) “Provemos oportunidades as pessoas, para que elas tenham a responsabilidade de ajudar a encontrar novas formas de efetuar seu trabalho”.

Esse sentimento de unidade e equipe serve como alavanca, pois todos passam a absorver parte da responsabilidade, mesmos com pequenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com