TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos De Empresas - Desafio Do Marshemalow

Ensaios: Jogos De Empresas - Desafio Do Marshemalow. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  1.750 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Os jogos de empresas surgem como um método de ensino que integra a teoria à prática por oportunizar ao aluno vivenciar os conceitos aprendidos o mais próximo do real. Esse trabalho tem por objetivo levantar informações sobre os jogos de empresas desde sua origem até os dias atuais de maneira teórica e pratica.

Sumário

1. Jogos de Empresas..................................................................................................04

1.1 Conceito..................................................................................................................05

1.2 Porque Jogos de Empresas......................................................................................06

2. Desafio do Marshmallow........................................................................................08

3. Conclusão................................................................................................................10

4. Bibliografia.............................................................................................................11

Jogos de Empresas

Os primeiros Jogos de Empresas tiveram sua origem na área militar durante a Segunda Guerra Mundial, cuja finalidade era o treinamento militar. Como exemplo destes primeiros protótipos pode-se citar: o "KRIEGSPIELE", desenvolvido na Alemanha, e o seu similar, "TEWT- Tactical Exercise Without Troops", desenvolvido na Inglaterra.

A nível empresarial os Jogos de Empresas remotam-se aos anos 50, época na qual a Associação Americana de Administração publicou seu primeiro Jogo de Empresas: "Top Management Decision Simulation".

Com o aparecimento e a evolução dos computadores eletrônicos e o desenvolvimento das linguagens de programação de alto nível, os Jogos de Empresas simulados foram difundidos nas universidades estrangeiras e alcançaram seus primeiros êxitos a partir de 1963.

Naquela época, apesar da simplicidade dos modelos utilizados, os docentes destacavam a importância e a necessidade de introduzir estas ferramentas nos programas de formação acadêmica, já que isto permitia aos estudantes participar no processo de aprendizagem; aspecto básico e importante para lograr resultados adequados no ensino.

É importante destacar que anteriormente à utilização dos Jogos de Empresas como técnica de ensino, o processo ensino-aprendizagem era bastante centrado na figura do docente, bem como em técnicas tradicionais ligadas ao uso de quadro-negro e giz dentre outros, onde o discente ocupava o lugar de agente passivo neste processo.

Ichikawa destaca que no modo tradicional de ensino, a ênfase era dada no "fazer", onde o professor detinha tanto o poder para formular o programa de aprendizagem como para transmitir o conhecimento.

Já numa perspectiva mais moderna, o "saber" destaca-se no processo ensino-aprendizagem, onde o discente ocupa uma posição mais ativa. Nesse contexto moderno, o discente recebe lugar de destaque nos Jogos de Empresas, uma vez que na busca do conhecimento suas experiências, sua vontade de aprender e, principalmente, seus insights tornam-se elementos essenciais neste processo.

Na prática, a previsão no mundo dos negócios é muito custosa em termos de tempo e resultado das decisões. Uma das alternativas são jogos empresariais que tiveram grande acolhida em vários segmentos por possibilitarem uma avaliação mais rápida das consequências de sucessivas decisões.

Nos dias de hoje, os Jogos de Empresas são aplicados e desenvolvidos nos mais diversos campos, tanto a nível empresarial quanto no nível acadêmico como: treinamento de pessoal; desenvolvimento de pessoal; avaliação de potencial; em planejamento; tomada de decisão e formação de Administradores.

Conceito

Diversos pesquisadores têm pretendido conceituar os Jogos de Empresas, os quais, em sua maioria, coincidem no argumento de que estes são modelos dinâmicos de simulação.

Os modelos dinâmicos de simulação sofrem incrementos de período em período ou de evento em evento, na medida em que a situação se desenvolve através do tempo. Desta forma, pode-se avaliar os efeitos das sucessivas decisões.

A simulação é uma técnica que pode ser empregada para formular e resolver uma ampla gama de modelos. Esta gama de modelos é tão variada que se costuma dizer que: se tudo o mais falha, deve-se tentar a simulação.

Todo Jogo de Empresas está baseado num modelo de simulação específico o qual, por sua vez, retrata, na medida do possível, características físicas, sociais, técnicas e econômicas de uma determinada empresa e do ambiente que a envolve.

Não se deve esquecer, também, que cada modelo de simulação tem um período, no qual é efetuado o registro dos incrementos do tempo no decorrer de sua concretização. Este período permite realizar uma sequência de interações em cada qual são tomadas decisões semelhantes às decisões efetivadas no dia-a-dia (na vida real).

Pelas definições e características citadas anteriormente, pode-se enfatizar que os Jogos de Empresas são regras matemáticas que retratam um modelo (situações específicas da área empresarial), o qual por sua vez é executado utilizando-se técnicas de simulação. Por isto, os estudiosos destacam que os Jogos de Empresas são laboratórios que possibilitam aperfeiçoar habilidades técnicas e comportamentais.

Porque Jogos de Empresas

Os Jogos de Empresas constituem uma das metodologias mais úteis para desenvolver capacidades gerenciais. Estes representam um método de simulação das situações nas quais vêm-se desenvolvendo as empresas e os executivos.

Sua aplicação permite o desenvolvimento de desenhos de políticas e de estratégias viáveis frente a fatores controláveis e incontroláveis; avaliação das respostas do mercado em função das estratégias das empresas; estabelecimento das condições para fazer com que as equipes da gerência tornem-se mais eficazes, e aproveitamento das oportunidades que o meio apresenta, dentro de um contexto de competência.

Através do desenvolvimento do jogo, cada participante, identificado como um executivo, poderá observar as dificuldades e complexidades resultantes da condução de uma empresa e, consequentemente, o critério e o juízo equilibrado que deverá assumir. Isto estará vinculado não só aos seus conhecimentos teóricos, mas, também, a um conjunto de variáveis de caráter pessoal e interpessoal.

Os Jogos de Empresas, além de incentivarem aos participantes, trazem consigo uma adequada aprendizagem sobre o comportamento do grupo e um importante reforço de toda a teoria da tomada de decisão.

É assim que em Jogos de Empresas Interativos (aqueles em que as decisões de um grupo influenciam nas decisões dos outros participantes), é produzida a dinâmica inter empresas, já que todas tratam de lograr objetivos similares, com seus próprios recursos.

É necessário, portanto, que as equipes gerenciais façam um esforço para captar as estratégias dos competidores e considerá-las. Neste sentido, os Jogos de Empresas oferecem maior realismo, permitindo com que os jogadores percebam o relacionamento de sua empresa com o ambiente.

A interação dos participantes dentro das equipes de Gerência, permite observar e conduzir conceitos tais como os de autoridade e responsabilidade, coordenação, efeito dos valores pessoais de cada indivíduo sobre o desenvolvimento de estratégias, implementação das decisões adotadas e, principalmente, lograr para a equipe o benefício do efeito sinérgico.

Uma das maiores vantagens dos jogos é que estes mostram ao participante as consequências progressivas de suas decisões. Em outras palavras, os jogos incluem a variável tempo como um aspecto principal, permitindo que através da simulação, possa se cumprir, num curto espaço de tempo, vários anos de experiência.

Os Jogos de Empresas também são um excelente meio de medir a forma como os participantes fixam os seus objetivos e políticas viáveis, assim como um meio para analisar a gestão que realizam visando ao alcance de objetivos e políticas.

Tudo isto demonstra e explica em grande parte o porquê do êxito da metodologia dos Jogos de Empresas, tanto no meio acadêmico quanto no meio empresarial. A motivação que é gerada nos participantes, o descobrimento de certas habilidades ocultas e a auto realização que pode ser lograda, permitem considerá-los como uma valiosa ferramenta na aprendizagem e no treinamento no âmbito das Ciências Administrativas.

Desafio do Marshmallow

O desafio do Marshmallow é um jogo para aprender sobre inovação, criatividade, colaboração de equipes, bem como o valor da prototipagem inicial e da entrega incremental. Parte do poder real do jogo é ajudar as pessoas a identificar os pressupostos ocultos que cada projeto tem, e reconhecer o valor da diversidade de membros da equipe.

 Execução do jogo

Materiais:

Para cada equipe será entregue:

20 varas de espaguete

1 metro de fita adesiva

1 metro de barbante

1 marshmallow

1 envelope grande (opcional)

- O instrutor necessitara de uma fita métrica e um cronometro.

- É aconselhável a utilização de som ambiente para proporcionar uma trilha sonora enquanto o jogo está em andamento.

 Preparação

Para aumentar o mistério em torno da atividade, preparar e distribuir antecipadamente os envelopes contendo os materiais que serão utilizados, antes de explicar o que é o jogo.

 O Jogo:

- Entregar os envelopes para cada equipe.

- Pedir para esperar até que todo mundo tenha recebido os envelopes antes de abri-los.

- Explicar o objetivo de construir uma torre.

- Explicar as regras de construção.

- Ressaltar o término do jogo em exatos 18 minutos quando ninguém mais poderá

tocar nas estruturas.

- Perguntar se está tudo claro. Dar a impressão de que a contagem irá começar.

- Segurar o marshmallow até este ponto. Acrescentar a regra do marshmallow no topo.

- Distribuir os Marshmallows para as equipes.

 Iniciar a contagem

- Todos começam a construir suas torres ao mesmo tempo.

- Repetir as regras, em voz alta, algumas vezes, durante a sessão. As pessoas solicitarão

esclarecimentos de qualquer maneira.

- Chamar a atenção para as equipes que estão fazendo muito bem (ou mal).

- Criar um pouco de competição amigável.

A vencedora é a equipe que tem a estrutura mais alta "free-standing", ao final dos 18minutos. Assim, se, por exemplo, uma equipe decidir parar a construção após 10 minutos, a torre deve ainda estar de pé no final do jogo.

 Encerramento

- Perguntar aos participantes como foi o processo de desenvolvimento. Se houve

preparação? O que foi conversado antes de agir? Foram feitas poucas ou várias tentativas? Qual a maior dificuldade encontrada?

- Apresentar aos participantes os resultados deste jogo entre crianças, universitários,

advogados, engenheiros, CEOS, etc.

- Apresentar o resultado quando se estabelece um prêmio alto em dinheiro pela primeira

vez e pela segunda vez.

- Ressaltar a importância do prêmio + preparo para o sucesso.

- Ressaltar a importância da prototipagem.

-Perguntar aos participantes como eles utilizarão o que foi aprendido com o jogo.

Importante: Na avaliação é que as reflexões acontecem

Conclusão

Jogos de Empresas tem como objetivo desenvolver estratégias lúdicas para facilitar e ensinar seus colaboradores a tomar decisões, permitir e facilitar trabalhos em grupo, dividir opiniões e principalmente negociar conflitos.

Ajuda as pessoas conhecerem a si mesmas, para melhorar a aprendizagem, adquirir competência, habilidades, trabalhar as atitudes e melhorar o processo de tomada de decisões.

Os principais aprendizados são:

 Tomadas de decisões em primeiro lugar.

 Planejamento.

 Obter conhecimento generalista.

 Analise de mercado.

 Trabalhar em equipe.

Com isso as organizações só tem a ganhar com a qualidade nas tomadas de decisões aprimora a capacitação de novos colaboradores melhoria nos lucros com as vendas e aprimorar e facilitar o relacionamento entre os colaboradores

Os jogos de empresas são diferentes de outras técnicas vivenciais, pois permitem a identificação de vencedores e perdedores melhorar e agilizar o conhecimento dos colaboradores, dispor a equipe trabalhos em grupo alavancar talentos e dons, desenvolvendo-os assim possibilita a qual função para cada colaborador será melhor designada.

Os maiores benefícios para os colaboradores são:

 Motivação e interesse

 Realidade simulada

 Regras e Limitações

 Espirito competitivo

 Melhorar a capacitação e despertar habilidades

O Grande desafio é saber implantar os jogos de empresas nas organizações.

Para não correr o risco de jogar por jogar, ter resultados desastrosos, não trazer contribuições efetivas, piorar a convivência aumentando as diferenças e finalmente desmotivar o processo de tomada de decisão.

Bibliografia

 http://www.eps.ufsc.br/disserta97/mendes/cap2.htm

 http://circulodoconhecimento.com.br/agendas/eventos

 Palestrante Vivaldo Staut

...

Baixar como  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »