TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jornalismo e a Responsabilidade Social

Por:   •  23/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 3

 O jornalismo e a responsabilidade social

 Resumo: Neste trabalho pretendo discutir qual a importância e o dever do jornalismo no âmbito social. Provocando uma reflexão sobre os compromissos e dilemas do profissional da área, sobre a cidadania e a democracia. E preciso ter uma consciência que o jornalismo e formador de opinião e deve ser usado em prol da sociedade. Ver o jornalismo como um mediador entre os cidadãos e o poder tanto publico como privado.

Palavras - chave: ética; jornalismo; comunicação; mediação; cidadãos; responsabilidade; sociedade.

1. Introdução

 A todos que buscam construir uma sociedade com cidadãos conscientes, desenvolvida entre outros benefícios, a responsabilidade social e o dever de cada um. Porem para aqueles que trabalham com o jornalismo a responsabilidade e muito mais ampla, já que são transmissores dos fatos que ocorrem na sociedade e são formadores da conscientização na população. O jornalismo e uma leitura sobre o mundo, não do mundo, reflete e influi na vida de toda uma comunidade.

 A informação e um bem precioso e deve ser bem utilizada por aqueles que a possuem, e dever do jornalista buscar sempre a verdade e transmitir de forma objetiva os acontecimentos aos cidadãos, para que se torne cada vez mais esclarecidos e ativos dentro da sociedade.

2. Desenvolvimento

 

2.1 Imprensas em prol da sociedade

 

 O fato de a imprensa ter sido desde a sua criação um dos principais instrumentos para diversos assuntos expressivos dentro da sociedade, traz consigo uma responsabilidade social que veio a se tornar algo consagrado no meio jornalístico.

 Em 'O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros', se da uma maior atenção ao tema como fica explicito no Artigo dois:

Art.2- Como o acesso a informação de relevante interesse publico e um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão por que: [...]

III - A liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente a profissão. (CODIGO..., 2007) zero  

 

Nesse documento fica claro que o jornalista tem o dever de uma prestação de conta com os cidadãos diante das informações obtidas para que todos possam tomar conhecimento sobre o que esta se passando na sociedade.

2.2 Mídias como quarto poder

 Através dos veículos de comunicação, o jornalista transmite seu posicionamento e pensamento em relação aos fatos, portanto deve se mantiver coerente em relação aquilo que acredita e jamais deve se desviar da conduta ética exigida pelos profissionais da comunicação, pois os jornalistas possuem "o poder de dizer o que e importante e o que não e, poder de construir uma representação da realidade em geral mais 'real', por seus efeitos, do que a própria realidade" (CHAMPAGNE, apud RAMONET, 1997, 49).

 O poder da mídia e tão grande sobre a sociedade que para muitos e considerada como 'O quarto poder'.

2.3 Jornalismos brasileiros

 O jornalismo brasileiro vive em meio a contradições, uma hora sendo progressista já em outra se prendendo ao conservadorismo. Podendo ate ser alvo de uma constatação que em geral visa um discurso elitista e lançando Mao de dar voz para aqueles que muitas vezes são marginalizados pela sociedade. No meio de comunicação brasileira, os interesses privados se sobressaem muitas vezes sobre os interesses da população, da qual se deveriam defender os interesses em detrimento do exercício real da cidadania e da democracia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com