TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jornalismo e a Responsabilidade Social

Por:   •  23/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 3

 O jornalismo e a responsabilidade social

 Resumo: Neste trabalho pretendo discutir qual a importância e o dever do jornalismo no âmbito social. Provocando uma reflexão sobre os compromissos e dilemas do profissional da área, sobre a cidadania e a democracia. E preciso ter uma consciência que o jornalismo e formador de opinião e deve ser usado em prol da sociedade. Ver o jornalismo como um mediador entre os cidadãos e o poder tanto publico como privado.

Palavras - chave: ética; jornalismo; comunicação; mediação; cidadãos; responsabilidade; sociedade.

1. Introdução

 A todos que buscam construir uma sociedade com cidadãos conscientes, desenvolvida entre outros benefícios, a responsabilidade social e o dever de cada um. Porem para aqueles que trabalham com o jornalismo a responsabilidade e muito mais ampla, já que são transmissores dos fatos que ocorrem na sociedade e são formadores da conscientização na população. O jornalismo e uma leitura sobre o mundo, não do mundo, reflete e influi na vida de toda uma comunidade.

 A informação e um bem precioso e deve ser bem utilizada por aqueles que a possuem, e dever do jornalista buscar sempre a verdade e transmitir de forma objetiva os acontecimentos aos cidadãos, para que se torne cada vez mais esclarecidos e ativos dentro da sociedade.

2. Desenvolvimento

 

2.1 Imprensas em prol da sociedade

 

 O fato de a imprensa ter sido desde a sua criação um dos principais instrumentos para diversos assuntos expressivos dentro da sociedade, traz consigo uma responsabilidade social que veio a se tornar algo consagrado no meio jornalístico.

 Em 'O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros', se da uma maior atenção ao tema como fica explicito no Artigo dois:

Art.2- Como o acesso a informação de relevante interesse publico e um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão por que: [...]

III - A liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente a profissão. (CODIGO..., 2007) zero  

 

Nesse documento fica claro que o jornalista tem o dever de uma prestação de conta com os cidadãos diante das informações obtidas para que todos possam tomar conhecimento sobre o que esta se passando na sociedade.

2.2 Mídias como quarto poder

 Através dos veículos de comunicação, o jornalista transmite seu posicionamento e pensamento em relação aos fatos, portanto deve se mantiver coerente em relação aquilo que acredita e jamais deve se desviar da conduta ética exigida pelos profissionais da comunicação, pois os jornalistas possuem "o poder de dizer o que e importante e o que não e, poder de construir uma representação da realidade em geral mais 'real', por seus efeitos, do que a própria realidade" (CHAMPAGNE, apud RAMONET, 1997, 49).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com