TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Responsabilidade Social do Jornalismo

Por:   •  27/10/2023  •  Resenha  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO

Aluna: Manuelle de Oliveira Dias dos Santos

Disciplina: Teoria do Jornalismo II

A responsabilidade social do jornalismo tem um peso significativo, pois a mídia cumpre um papel crucial para o mundo. Os meios de comunicação fornecem notícias e informações que facilitam uma maior compreensão e reflexão de um fato além de suas próprias experiências. Neste texto, vamos analisar os fudamentos da informação qualificada e a importância da responsabilidade do jornalismo em disponibilizar um conteúdo confiável ​​e relevante.

Em “As finalidades do jornalismo”, Gisele Reginato apresenta uma lista de finalidades do jornalismo, que incluem 1); investigar; 2) verificar a veracidade das informações; 3) interpretar e analisar a realidade; 4) fazer a mediação entre os fatos e o leitor; 5) selecionar o que é relevante; 6) registrar a história e construir memória; 7) ajudar a entender o mundo contemporâneo, 8) integrar e mobilizar as pessoas, 9) defender o cidadão, 10) fiscalizar o poder e fortalecer a democracia, 11) esclarecer o cidadão, 12) apresentar a pluralidade da sociedade.

A informação qualificada deve ser verificada, contextualizada, plural e envolvente, isso significa que a informação qualificada deve ser relevante, ou seja, deve ser importante, atual e útil para o público. Ela também precisa ser contextualizada, inserida em um contexto capaz de lhe dar significado, e plural, com fontes e visões variadas. Esses critérios garantem que a informação seja completa e abrangente, permitindo uma compreensão mais ampla e precisa dos acontecimentos.

No capítulo  “Verdade: o primeiro e mais confuso dos princípios”, os autores Bill Kovach e Tom Rosenstiel abordam a importância da verdade no jornalismo. Eles afirmam que a primeira obrigação do jornalismo é para com a verdade e defendem a verificação como uma disciplina fundamental. A verificação envolve procurar várias testemunhas de um fato, descobrir novas fontes, indagar sobre os vários lados de uma questão, avaliar a fundamentação do fio condutor da história, entre outros métodos. Essa abordagem rigorosa contribui para a credibilidade do jornalismo e para o estabelecimento da confiança do público.

A partir dessas ideias, podemos perceber que a responsabilidade social do jornalismo está intrinsecamente ligada à busca da verdade e à produção de informações confiáveis. Os jornalistas têm a responsabilidade de investigar os fatos detalhadamente, apurar todas as informações e verificar sua veracidade antes de divulgá-las. Isso contribui para a construção de uma sociedade informada, na qual os cidadãos podem confiar nas informações que recebem e utilizá-las para tomar decisões fundamentadas.

Além disso, o jornalismo desempenha um papel importante na interpretação e análise da realidade, contextualizando os fatos e fazendo a mediação entre os acontecimentos e o leitor. Essa função ajuda as pessoas a entenderem o mundo contemporâneo e a dar sentido aos acontecimentos que as cercam.

Outra responsabilidade social do jornalismo é a seleção do que é relevante. Os jornalistas têm a tarefa de eleger os principais acontecimentos, levando em consideração sua importância, atualidade e impacto na vida pública e privada das pessoas. Essa seleção e hierarquização dos fatos permitem que o público tenha acesso às informações mais relevantes e significativas.

Ademais, o jornalismo tem o papel de registrar a história e construir a memória coletiva. Ao documentar os fatos mais importantes, o jornalismo ajuda a sociedade a entender seu tempo presente e a preservar a memória para o futuro. Essa função contribui para o fortalecimento da identidade coletiva e para a compreensão da evolução histórica.

Podemos entender que o jornalismo também desempenha um papel na integração e mobilização das pessoas, estimulando a participação cívica na vida pública e trabalhando pautas sobre direitos civis e defesa da democracia. Ao fornecer informações relevantes e envolventes, o jornalismo pode mobilizar o público em torno de causas cidadãs e contribuir para a construção de uma sociedade mais engajada. Segundo Reginato, a responsabilidade social do jornalismo também envolve a defesa do cidadão. Os jornalistas têm a função de apresentar aos leitores seus direitos e orientá-los sobre como agir na reivindicação desses direitos. Isso envolve a denúncia de violações de direitos civis e a busca pela justiça e equidade na sociedade.

A fiscalização do poder e o fortalecimento da democracia também são atribuições do jornalismo. Os jornalistas devem vigiar os poderes e as instituições para observar se os procedimentos de conduta estão corretos e revelar eventuais manobras ilegais e prejudiciais à sociedade. Essa função de fiscalização contribui para a transparência e o bom funcionamento da vida pública.

A responsabilidade social do jornalismo também abrange o esclarecimento do cidadão e a apresentação da pluralidade da sociedade. Os jornalistas têm a tarefa de mostrar como o mundo funciona em sua complexidade, diversidade e pluralidade, orientando o debate público e provocando discussões sobre as problemáticas sociais. A apresentação da diversidade deve estar associada ao esclarecimento, evitando dar espaço a visões distorcidas ou informações falsas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (289 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com