TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

KANSEI ENGINEERING - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Por:   •  1/6/2015  •  Dissertação  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

2.1 KANSEI ENGINEERING – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

FIGURA 3 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.

Fonte: A autora, 2013.

Para Freud, a mente humana é caracterizada por uma divisão em uma esfera consciente e outra inconsciente. Esta última exerce uma forte determinação sobre a primeira (...) os comportamentos expressos na consciência são uma expressão distorcida de desejos recalcados que se localizam no inconsciente. O significado de um comportamento ou de uma atitude não deve ser buscado no plano consciente, mas sim nos motivos ocultos que estão situados no plano do inconsciente (PINHEIRO et al., 2006)

Cada vez mais, devido ao aumento do poder aquisitivo, os armários dos consumidores estão entulhados de mercadorias. Não há mais espaço para novos bens. Os próprios consumidores se tornaram mais exigentes com relação à compra. Eles hoje optam por produtos que melhoram sua qualidade de vida. Se o desenvolvimento futuro não entender esse mercado em termos de conceito, os consumidores simplesmente vão virar as costas para ele. (NAGAMASHI et. al., 2001)

É fato que quando a economia vai bem, os consumidores gastam de maneira despreocupada. Sendo assim é durante uma crise econômica que o real valor de um produto é testado. Nesse cenário o que diferencia um bom produto de um mal produto é que o primeiro, de alguma forma capta o interesse do consumidor, seja pela função, forma, cor ou preço. Em outras palavras este produto representa as necessidades do consumidor, ele tem kansei incorporado nele e tal produto irá vender - mesmo durante crises econômicas - por que de alguma maneira atende necessidades inconscientes desse consumidor.

¹Mitsuo Nagamachi, Ph.D., como professor da Universidade de Hiroshima, Dr.Nagamachi desenvolveu mais de 40 produtos novos utilizando a metodologia Kansei, incluindo carros, máquinas de construção, eletrodomésticos, sutiãs, cosméticos, corrimãos, banheiros, e até uma ponte sobre um rio. Dr. Nagamachi atuou como consultor na indústria automotiva japonesa nas áreas de fabricação, controle de qualidade, segurança dos veículos, gestão robótica e Kaizen. Em 1970, ele começou sua pesquisa sobre Kansei Engineering, que se traduz sentimentos psicológicos do consumidor sobre um produto em elementos de design. Esta técnica resultou na criação de vários produtos de sucesso fenomenal, incluindo o MX-5 para a Mazda, o Viewcam de cristal líquido da Sharp, e o sutiã Good Up para Wacoal. Dr. Nagamachi tem viajado extensivamente para ensinar Engenharia Kansei. Ele atuou como consultor na Inglaterra, Espanha, Suécia, Finlândia, México, Taiwan, Coréia e Malásia. Em 2008i recebeu um Prêmio do Governo do Japão pela criação do Kansei Engeneering. Já recebeu muitos prêmios acadêmicos da Sociedade Japonesa de Kansei Engeneering. Em sua carreira já publicou 89 livros e 200 artigos.

Segundo Mozota (2010) o Design esta focalizado nos desejos e necessidades do consumidor. O designer precisa saber o que o cliente quer, para atingir esse objetivo, mensagem que na maioria das vezes o cliente não passa de maneira clara ( INÁCIO, 2011). Para isso o consumidor deve ser considerado um parceiro de projeto, que participa de maneira ativa do processo e essa interação pode ser estabelecida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com