TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

KAORU ISHIKAWA (1915 - 1989) Biografia

Artigos Científicos: KAORU ISHIKAWA (1915 - 1989) Biografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  4.619 Visualizações

Página 1 de 3

KAORU ISHIKAWA (1915 – 1989)

Biografia

Kaoru Ishikawa nasceu no Japão em 1915. Licenciou-se em Química Aplicada no ano de 1939, pela Universidade de Tóquio. Obteve as primeiras noções de qualidade com os norteamericanos, estudando a evolução dos processos de industrialização, desenvolvendo sua teoria para o Japão. Após a Segunda Guerra Mundial foi um dos impulsionadores da Japonese Union of Scientits and Engineers (JUSE), promotora da qualidade no Japão, e foi presidente do Musashi Institute of Tecnology.

O humanista e idolatrado guru japonês Ishikawa, é a figura nipônica mais representativa do movimento da qualidade.

Recebeu diversos prêmios e galardões das mais diversas instituições entre os quais se destaca a Medalha de 2ª Ordem do Sagrado Tesouro, atribuída pelo imperador japonês. Nos anos 50 e 60 lecionou cursos para executivos sobre controle de qualidade. Foi membro do júri do Deming Prize, onde criou um rigoroso método de auditoria de qualidade para escolher a vencedora.

Esteve envolvido nas normas japonesas e internacionais de certificação. Em 1989 quando faleceu recebeu homenagem da ASQC, que atribui anualmente a Ishikawa Medal aos indivíduos ou grupos de trabalho que mais se salientaram nos aspectos humanos da qualidade.

Seus estudos foram muito importantes na gestão da qualidade, onde atribuiu uma interpretação da qualidade, que significaria qualidade do trabalho, do serviço, da informação, do processo, da estrutura, das pessoas, operários, técnicos, dos sistemas, da companhia, dos objetivos, enfim, Ishikawa pregava a aplicação da qualidade total na organização das empresas. Criticava o modelo produtivo ocidental, segundo o qual o trabalhador recebia tratamento desrespeitoso, entendia que apenas quando conquistasse o comprometimento dos trabalhadores como pessoas, eles teriam interesse em melhorar a qualidade e a produção.

Duas de suas criações foram as "sete ferramentas do controle de qualidade" e principalmente os "círculos de controle de qualidade" (1960). Sua ideia era educar todas as pessoas que trabalhavam em fábricas no Japão no nível técnico mais simples. o trabalho do professor Ishikawa enfatizou o conjunto de dados e a boa apresentação, surgindo o diagrama causa e efeito (ou Ishikawa), salientando a importância da comunicação aberta como fator decisivo para a construção dos diagramas causa-efeito. Diagramas de Ishikawa são úteis como ferramentas sistemáticas para identificar, ordenar e documentar as causas de variação da qualidade e organizar a relação mútua entre as causas. Conforme mostrado na figura abaixo:

Diagrama de Causa e Efeito

Estudo de causas de perdas em processo de usinagem:

Também conhecido como Diagrama Espinha de Peixe (pelo formato) e Diagrama de Ishikawa, foi desenvolvido para representar a relação entre o "efeito" e todas as possíveis "causas" que podem contribuir para este efeito. Os participantes dos Círculos de Controle de Qualidade devem dominar as técnicas de controle e os métodos de qualidade relacionados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com