TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kanban

Tese: Kanban. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  Tese  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

– Kanban

O Kanban é uma ferramenta de controle do fluxo de materiais no chão de fábrica. Ele é um sinal visual que informa ao operário o que, quanto e quando produzir. Sempre de trás para frente, puxando a produção. Eliminando perdas por estoque e por superprodução, através de sinais transmitindo a informação de forma simples.

História da qualidade

Basicamente, a preocupada com a qualidade começou com Walter A. Shewhart, estatístico norte-americano. Foi esse cidadão quem introduziu os métodos estatísticos no controle da qualidade, ao fazer uso de um procedimento que batizou de “cartões de controle de processo”, depois conhecido como Controle Estatístico de Processo (CEP).

Na visão de Laugeni (2005), após a Segunda Guerra Mundial, o Japão se apresenta ao mundo literalmente destruído e precisando iniciar seu processo de recontrução. W.E. Deming foi convidado pela Japanese Union of Scientists and Engineers (JUSE) para proferir palestras e treinar empresários e industriais sobre controle estatístico de processo e sobre gestão da qualidade. Com isso, surge no Japão uma revolução tecnológica e gerencial silenciosa, que se contrapõe, em estilo, mas ocorre paralelamente, é revolução tecnológica “barulhenta” do Ocidente. Essa Mudança de postura gerencial proporcionou ao Japão o sucesso de que desfruta até hoje como uma das potências mundiais.

Joseph M. Juran Também foi discípulo de Shewhart. Trabalhou com Deming durante a Segunda Guerra Mundial utilizando métodos estatísticos para a qualidade. A proposta de Juran á melhoria dos processos fabris e ao planejamento da qualidade se baseia fundamentalmente na idéia de trabalharem em equipe.

Até o inicio dos anos 60, a qualidade permaneceu sendo um domínio dos engenheiros de produção. Mas, com Philip B. Crosby, em outubro de 1961, isso começou a mudar: Crosby, então trabalhando para a empresa Martin Marietta, fabricante de equipamento bélico para o governo norte-americano, introduziu na fábrica de Orlando, Flórida, o conceito de “Zero Defeito”, produto de sua constatação de que a grande maioria dos problemas de qualidade nas empresas não decorria, de fato, de deficiências tecnológicas, mais sim humanas.Ele teve o mérito de desviar a atenção, no controle da qualidade, das máquinas para os seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com