TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LABORATÓRIO DE PRÁTICAS NO CONTEXTO CLÍNICO

Por:   •  21/11/2017  •  Resenha  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊNCIAS

CURSO DE PSICOLOGIA

LABORATÓRIO DE PRÁTICAS NO CONTEXTO CLÍNICO,

8º PERÍODO – NOTURNO

TURMA: U

PROFESSOR: ANTÔNIO VITORINO CARDOSO NETO

ALUNA: ANDREZA DE ANDRADE SILVA

O  presente estudo de caso irá abordar o caso, Angélica começa o relato contando que durante sua infância morava com a mãe, pai, avó e uma irmã 8 anos mais velha, tinha uma relação boa com o pai. Era uma criança alegre que sentia uma  grande necessidade de atenção. Sua tia e seu pai gostavam do seu bom humor e por isso adorava fazer teatros para a famíla.

Sobre a relação com a mãe A. relata que era apenas ocasionalmente, e que a mãe parecia sempre estar incomodada com seu jeito divertido e as brincadeiras do marido para com a filha. Ainda durante a infância um evento marcou sua vida e mudou a dinâmica familiar a morte da sua avó materna. Sua mãe viveu muito tempo em luto mãe e acabava negligenciando seus desejos, como o de frequentar aulas de danças. Apesar de se dar bem nas atividades de oratória e ter um pouco de popularidade no colégio, A. já sentia-se um pouco rejeitada e insegura sobre si mesma.

Com a chegada da adolescência,  A.  começou a se afastar da família e sentir grande necessidade de ficar sozinha.  Parou de frequentar a igreja dos pais e consequentemente os poucos momentos de intimidade que tinha com o pai. Se afastou ainda mais dos pais quando saiu de casa para cursar a graduação, teve sua primeira relação, que foi regada de um sentimento de ódio.  Começou a ter problemas com peso, depois que ficou doente e precisou tirar a apêndice, consequentemente perdeu bastante peso, começou perceber que as pessoas a olhavam de uma maneira diferente, nesse momento viu a oportunidade de sentir-se amada e importante. 

           A espontaneidade é um dos  conceitos centrais para a psicodrama, e pode ser caracterizada como um fator inato ao ser humano e conceituada  como a habilidade de agir de um modo adequado frente a uma nova situação, apresentando  respostas saudáveis novas ou renovadas de  epsódios já definidas. O desenvolvimento da espontaneidade acontece durante o processo de formação da Matriz de Identidade, juntamente com a  aprendizagem emocional,  identidade e a personalidade.  (MORENO, 1997).

A vida social de uma  criança começa no meio familiar e é dentro dele que os primeiros vínculos serão estabelecidos e internalizados, interferindo futuramente as características pessoais. Segundo Moreno (1997) a matriz de identidade é a parte mais importante para a vida social de uma criança,e é representada dor dois universos. O primeiro universo é ainda dividido em dois períodos, o primeiro é da identidade total, onde todas as coisas, pessoas e objetos, são indivisíveis.

Durante essa fase para a criança não existe diferença entra ela e a mãe, sendo assim a mãe funciona como seu ego auxiliar. O segundo período é o da identidade total diferenciada onde objetos, pessoas e a própria criança começam a se diferenciar, porém, ainda não existe diferença efetiva entre real e imaginário, surgindo a capacidade de registros na memória, possibilitando o inicio dos sonhos. Caso haja uma negligência de cuidados nesse momento, o ego auxiliar fica fragilizado o que acarretara em problemas no futuro (Moreno, 1997)

 Moreno (1997) acredita  que“ sem a função da espontaneidade, o processo de aquecimento preparatório pode produzir uma disposição mental num caminho, a ponto de estorvar ou prejudicar as relações do indivíduo com situações e objetos reias”. É possível notar no caso de Angélica  que devido um a acúmulo ausência dos pais e cuidados parentais, acarretou em uma falta de relação télica, por isso há uma grande angustia que a impossibilita de agir de maneira espontânea. Um exemplo disso é  quando decide reduzir sua alimentação e limita- la apenas a valores calóricos depois de receber o elogio de um amigo, e ver uma possibilidade de sentir se vista e chamar atenção através do seu corpo, botando em risco sua saúde física.

Os papéis durante a vida de uma pessoa não são uma unidade imutável e estática. Esses papéis que um indivíduo desenvolve não atuam sozinhos, formam cachos, sofrem influência ou  formam Clusters. A Teoria dos Clusters foi desenvolvida por Bustos (2001) e acredita que desde o nascimento o indivíduo irá incorporar experiências que influenciarão no seu futuro. (Bustos, 2001)

O Cluster  Materno diz respeito à experiência infantil de ser cuidado pela mãe ou seu cuidador, deriva de aprendizagens saudáveis de dependência, de acolhimento, carinho e aceitação. Esse Cluster também é responsável por ensinar o sujeito a conviver de forma saudável com os momentos de vulnerabilidade, desenvolver a auto-estima e a segurança pessoal. O papel da mãe é essencial, pois as experiências vividas nessa fase darão suporte para respostas mais espontâneas no futuro. (DIAS, 1987)

 Bustos (2001) acredita  que quando a passagem pelo cluster materno acontece de maneira propicia, com o sentimento de cuidado presente, o indivíduo poderá aceitar momentos de vulnerabilidade de uma maneira saudável, caso contrário ficara um sentimento de abandono ou desamparo. A falta de auto estima é uma manifestação de que este Cluster não foi bem desenvolvido. É possível perceber que A. tem uma auto estima prejudicada “eu descrevia minha vida usando palavras alheias. Não tinha própria. E ao fim , não só não me sentia amada, como achava impossível que alguém pudesse me amar. Podia mudar minha aparência, torná-la mais aceitável, atraente, amável, mas, ao íntimo não havia nada que pudesse fazer para me salvar de minha própria feiúra.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com