TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEADERSHIP 1 GESTÃO PESSOAL

Relatório de pesquisa: LEADERSHIP 1 GESTÃO PESSOAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 5

LIDERANÇA 1 GESTÃO PESSOAL: RESUMO DO CAP. 3 TOPICO 2 – OS DESAFIOS DA LIDERANÇA ESPIRITUAL

SÃO PAULO — Novembro de 2014

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

LIDERANÇA 1 GESTÃO PESSOAL: RESUMO DO CAP. 3 TOPICO 2 – OS DESAFIOS DA LIDERANÇA ESPIRITUAL

Trabalho apresentado à Professor. (Gerson Natal) com vistas aprovação na disciplina (Li-derança 1 Gestão Pessoal) do curso livre em teologia do Instituto Teológico Quadrangular.

São Paulo, Novembro de 2014

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

Componentes da Equipe:

DERIOSVALDO BARBOSA

EDNEI CARLOS

DEIVID MENDES

GERSON

MARIA DO SOCORRO

MARINA AMELIA

LURDES ANDREIA

EVANETE

Introdução

Timóteo sabia muito bem das dificuldades, a natureza e as implicações da sua in-cumbência em levar a palavra de Deus em Èfeso. Talvez por isso o jovem pastor não “queria” ficar ali. Era uma responsabilidade muito grande e um grande desafio porque ele tinha que: “combater um bom combate” (1Tm 1.18); “instruir” (1Tm 4.6); “dedicar-se a leitura”(1Tm 4.13); “ordenar e ensinar”(1Tm 4.11); “exortar”(1Tm 5.1); “repreender”(1Tm5.20); “admoestar”(1Tm 6.17); etc.

Neste primeiro capitulo Paulo tinha uma preocupação: Paulo queria manter a verdade ou a “sã” doutrina e derrubar as doutrinas “falsas”. Essa diferenciação ou preocupação de Paulo é uma dissonante ou uma realidade nos dias de hoje. O que se sustenta é a verdade e a independência de toda religião como sendo um fenômeno culturalmente condicionada, e desaprova-se toda tentativa de converte alguém. Não existe uma verdade objetiva, e muito menos uma verdade universal e eterna. “pelo contrário” cada um tem a sua própria verdade; você tem a sua, eu tenho a minha, e as nossas verdades podem divergir totalmente uma da outra, e até mesmo contradizer uma da outra.

Na verdade, Timóteo tinha que ter duas atitudes e sabia que seria difícil colocar em pratica essas atitudes. Ele tinha que rejeitar tudo aquilo que se opõe á “sã” doutrina de Deus, e ao mesmo tempo se fortalecer nesta sã doutrina.

Abraçando as responsabilidades da liderança espiritual

Timóteo tinha á incumbência e a missão de combater corajosamente os “lobos ferozes” de Èfeso. Paulo já havia feito essa previsão á cinco anos antes em (At 20.29) Paulo diz depois que ele fosse embora lobos ferozes entrariam e penetrariam no meio da igreja de Deus, e esses lobos não poupariam o rebanho de Jesus. A comissão delegada anteriormente reafirma que a tarefa é muito difícil.

O representante do apostolo em Èfeso obviamente precisa ser estimulado para o cumprimento das suas responsabilidades. A rigor, qual era mesmo o propósito principal do trabalho de Timóteo na cidade de Èfeso? O trabalho ali consistia fundamentalmente em “Ordenar a certas pessoas” que tentava inserir doutrinas falsas no meio da congregação con-fundindo a cabeça de muito. “Alguns que se desviaram” e voltaram as praticas de outrora e discussões inúteis, querendo ser mestres da lei, mas na verdade não entendiam nem o que eles mesmo diziam.

Então, o que significava, para Timóteo, liderar o grupo de cristãos em Éfeso?

Primeiro, ele teria que combater doutrinas falsas

“Partindo eu para Macedônia, roguei-lhe que permanecesse em Éfeso para or-denar certas pessoas que não mais ensinam doutrinas falsas.” (1Tm 1.3) Que desafio! É por essa razão que Paulo escreve a Timóteo para encorajar e aumentar a auto-estema do jovem Pastor. Para que ele pudesse ter mais chance de combater as ameaças de algumas praticas “estranhas” a sã doutrina.

Segundo ele tinha que combater o envolvimento com religiões de mistérios

Timóteo tinha que combater “religiões de mistério” e “novidades estranhas” que estava passando ensinamentos errados, irrelevantes e perigosos para a igreja, tipo:

• Ênfase as narrativas fantasiosas e tradições humanas (mitos e genealogia in-termináveis.)

• Ênfase a especulações vãs (discussões inúteis)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com