TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA ORIENTADA

Por:   •  11/6/2018  •  Bibliografia  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

Para que servem as Imagens e quais os seus domínios?

De acordo com Domenéch, as imagens exercem quatro funções. As funções comunicativa, informativa, emotiva e reflexiva. A função comunicativa tem como exemplo a publicidade e propaganda e é usada para se relacionar com o indivíduo. A função informativa tem o objetivo de reproduzir uma informação. A função emotiva tem o objetivo de despertar emoção. A função reflexiva se divide em duas partes: primeiro é utilizada pelo autor para expor seu pensamento e segundo é uma imagem autônoma que tem relação com setores sociais e culturais.

Wolff diz que as imagens representam o ausente, ressalta que podemos lutar pelas imagens, e lutar contra as imagens porque elas tem grande importância como representação podendo ser positivas ou negativas.

Conforme o texto de Domenéch, os domínios da imagem culturalmente assimiladas. O autor tentando responder sobre "o que é uma imagem" conclui que são divididos em físicos e mentais. Primeiro composto por pinturas, estátuas e desenhos (imagens gráficas) e espelhos e projeções (imagens opticas). Segundo por sonhos, memórias e ideias (imagens mentais) e metáforas e descrições (imagens verbais). Joly diz que as imagens mentais correspondem ao que lemos ou ouvimos de uma descrição de um lugar e a imagem perceptual é exemplo de aparências e fantasmas.

As técnicas estão relacionadas á visão enquanto experiência. Que aspectos estão relacionados as formas de ver? Como e por que a compreensão da visão se altera especialmente no século XIX?

Segundo Demenech e baseada na teoria de Belting contraria a divisão tradicional sendo classificada como visual ( natural e imutável), visivel (cultural e imutável) e visualizável ( técnica). Doris Kosminsky classifica como visão o físico e visualidade o olhar social.

Para Ferraz, a modernização da percepção foi se dando em que se disseminava mecanismos nas cidades e em que se inventava novas tecnologias de produção e reprodução de imagens.

Platão desconfia das imagens. De que modo suas ideias se relacionam com aspectos estéticos e éticos? Qual o poder das imagens?

A teoria de Platão diz que há duas realidades que envolve o ser humano: o Mundo das Ideias e o Mundo das Formas. Joly diz que as únicas imagens que importam para Platão são as imagens naturais.

Wolff relaciona a Teoria Platônica em sua obra. Platão quem lança a ideia sobre a relação entre imagem e aquilo que ela é.

Como as imagens podem estar relacionadas com aquilo que elas representam?

De acordo Joly, a imagem toma emprestado traços do visual, nem sempre parece algo visível. A imagem da mídia é representada pela televisão e pela publicidade. A noção da representação se refere a imagem como uma manifestação, aparência de algo invisível conforme Platão. Wolff diz que , a imagem é a representação de algo que não está presente. O significado de “representar”, citado por Gombrich mostra que o artista imita a forma exterior do objeto para que o espectador reconheça a obra de arte.

Referências

JOLY,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com