TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANCA E GESTAO DE EQUIPES

Exames: LIDERANCA E GESTAO DE EQUIPES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 5

Classificação dos Modelos de Lideranças:

AUTOCRÁTICO – Fixa sempre a direção a ser tomada e as metas, sem qualquer participação do grupo, define quem e qual tarefa será realizada e é bem pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro do grupo.

Pessoas expostas ao estilo de LÍDER AUTOCRÁTICO demonstraram forte tensão e frustração. Na execução das tarefas, não demonstram satisfação e o trabalho só é exercido se o líder estiver presente junto ao grupo. As pessoas demonstram explosões de agressividade e indisciplina. DOU COMO EXPEMPLO NA EMPRESA EM QUE TRABALHO A GERENTE INDUSTRIAL, onde já presenciei diversas vezes a péssima forma de tratar os funcionários que respondem diretamente para ela.

DEMOCRÁTICO – A direção e as metas são debatidas pelo grupo, que tem o papel de estimular o grupo a propor idéias e melhorias. A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho.

Pessoas expostas ao estilo de LIDERANÇA DEMOCRÁTICA, a experiência melhor, onde há um relacionamento entre as pessoas e o líder, além da formação de grupos de amizade e relacionamentos. As pessoas se mostraram mais responsáveis, exercendo suas atividades mesmo na ausência de seu líder. O trabalho possui ritmos suaves e seguros. DOU COMO EXEMPLO NA EMPRESA EM QUE TRABALHO O GERENTE COMERCIAL/EXPANSÃO, onde vejo direto ter atitudes que se enquadram a esta descrição. Faço parte inclusive da equipe deste gestor.

LIBERAL - Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder. Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder. O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos.

Pessoas expostas ao estilo de LÍDERANÇA LIBERAL, possuem uma atividade intensa, porém produzem pouco, havendo perda de tempo e discussões. Pode-se notar nestas pessoas um individualismo excessivo e pouco respeito ao grupo e ao líder. DOU COMO EXEMPLO NA EMPRESA DE COMPRAS ONDE TRABALHO A GERENTE DE COMPRAS/PRODUTO , onde vejo direto a pessoa se manifestar diversas vezes que o trabalho que ela faz é único e que entende melhor que as pessoas de todos os processos, mas que esta sempre entregando os trabalhos que é cobrada atrasados.

O mais importante, no entanto para que se exerça a liderança é que o indivíduo tenha conhecimento, informações e segurança sobre o que está fazendo, pois assim certamente seu poder de persuasão será ainda maior. Sem conhecimento, as decisões do líder podem não dar em nada, ou pior ainda, podem levar a prejuízos, derrotas e perdas irreparáveis.

O LÍDER COACH

Para ele o bem estar emocional, psicológico e por consequência, físico, é muito importante para atingir o objetivo principal que foi determinado. O Coach é algo que transcende o papel de um líder. Ele estimula e motiva os liderados a crescerem como seres humanos, proporcionando uma aprendizagem que vai além do âmbito profissional. Um exemplo de Coach é o Marshall Goldsmith, formado em Matemática na Universidade da Califórnia. Goldsmith orienta milhares de executivos e faz com que eles sejam mais do que meros profissionais dentro de uma empresa.

Para Jack Welch, consultor de vários CEO da revista Fortune, no futuro todos os líderes serão Coaches. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado.

O VISIONÁRIO E CRIATIVO

Este é um exemplo de líder que costuma fazer mais sucesso que os outros, pois possuem qualidades que costumam ser mais destacadas dentro do mundo empresarial. O estilo visionário engloba a criatividade e o senso de oportunidade, junto a um otimismo latente. O líder visionário é empreendedor, capaz de antecipar tendências, e está disposto a correr riscos. Essa capacidade de "prever" o que vai acontecer sempre está amparada em pesquisas de mercado e análise do comportamento das pessoas relacionadas a determinados produtos ou serviços.

Um dos líderes visionários mais marcantes e conhecidos de toda história

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com