TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGISTICA EMPRESARIAL

Monografias: LOGISTICA EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  2.893 Palavras (12 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

3ª SERIE DE LOGÍSTICA

ATPS – Logística Empresarial

Adriano Campos Armando RA: 3808624871

Chistiane Cleto Franci RA: 3829715668

Douglas Luchesi RA: 4340826923

Maurício Gomes S. Junior RA: 3836630864

Tiago Camara Munhoz RA: 4351857300

SOROCABA- SP

2013

Adriano Campos Armando RA: 3808624871

Chistiane Cleto Franci RA: 3829715668

Douglas Luchesi RA: 4340826923

Maurício Gomes S. Junior RA: 3836630864

Tiago Camara Munhoz RA: 4351857300

Professor EAD: Prof. Me. Carlos Eduardo de Azevedo

Professor Tutor Presencial: Eliete Campos

Professor Tutor a Distância: Felipe Ricardo Rossi

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Logística Empresarial para a obtenção de nota.

SOROCABA- SP

2013

INTRODUÇÃO:

O setor de Logística de uma empresa requer muita atenção quando falamos de cadeia de suprimentos, devido ao seu poder de ligação entre os processos e o cliente final como no potencial na vantagem competitiva dentro do mercado corrente.

Este relatório tem como desafio descrever através de uma empresa escolhida pelo grupo, as vantagens e riscos durante o fluxo de produção e os seus gargalos. Tendo como foco unicamente encontrar uma empresa que demonstrasse com eficiência este desafio, o grupo decidiu apresentar uma empresa de prestação de serviços a produtos agrícola voltada completamente no armazenamento e escoamento de grãos, dessa forma podemos entender através do seu fluxo logísticos, conceitos e processos de sua cadeia de processos. Concluindo este relatório dispondo da descrição de um novo conceito proposto por empresas internacionais numa nova forma de troca de informação entre as redes de negócios.

ETAPA 1

1. UNIDADE DE NEGOCIO:

Nome: NovaAgri

Missão: Ser a maior operadora logística independente do agronegócio.

Valores: Trabalho, empenho e planejamento

Setor: Armazenagem e escoamento agrícola

Porte: Grande

Publico Alvo: Produtores Agrícola em geral.

Unidades: Minas Gerais, Goiás, Bahia, Tocantins.

Matriz: São Paulo. A NovaAgri opera o maior terminal retro portuário do Brasil dedicado exclusivamente às commodities agrícolas em contêiner, localizado em Cubatão.

Descrição de Negocio: Empresa prestadora de serviço, oferecendo serviços logísticos, desde transporte da fazenda ao porto. Armazenagem para grãos, armazéns para sacas e fardos, transbordo rodo ferroviário, terminal de contêineres, embarque de grãos, e escoamento.

Serviços: Atuando na cadeia de armazenagem e escoamento agrícola a NovaAgri possui 4 grandes áreas de negócios que atuam de forma independente, porém estruturadas dentro de plano matricial. Contando com armazéns e silos no interior, serviços de transporte rodoviário e ferroviário, infraestrutura portuária e retro portuária, que completa uma rede logística diversificada.

1.1. ÁREAS DE NEGÓCIOS:

Granel: Responsável pela cadeia de armazenagem e escoamento de commodities agrícolas a granel, principalmente soja e milho. Serviços de recepção, padronização, armazenagem, expedição e transbordo ferroviário.

Intermodal: Serviços logísticos para commodities agrícolas exportadas via contêiner, tais como algodão, café, açúcar e algumas sojas especiais. Ambos opção de serviços armazenagem no interior principalmente para o algodão em fardos, e armazenagem e estufagem de contêineres no Porto de Santos.

Transportes (Escoamento): Serviços de transporte multimodal (rodoviário, ferroviário e hidroviário) para todas as commodities agrícolas. Fazendo o transporte desde a fazenda até o destino, seja no mercado doméstico ou em portos brasileiros. Além de oferecer serviços de transporte intermodal em operações em conjunto com as grandes transportadoras ferroviárias nacionais.

Financeiro: Esta unidade representa uma vantagem de valor, considerando-se um diferencial onde o cliente escolhe o momento, o comprador e as condições mais adequadas para comercializar o seu produto, obtendo o maior valor na venda e custos logísticos menores. Devido ao uso de armazéns e silos independentes aliada aos serviços financeiros, é possível evitar os picos da safra, quando os custos de frete estão maiores. Dessa forma o produtor pode escolher quando e para quem vender.A empresa ainda oferece linhas de financiamento de estoques junto ao CDA – Certificado de Depósito Agropecuário e WA – Warrant Agropecuário. Fonte de pesquisa: http://www.novaagri.com.br/unidadedenegocio.php. Acesso 27/03/2013

1.2. ETAPAS DE FLUXO LOGÍSTICO:

Produto: Antes de qualquer ação a empresa primeiro toma a iniciativa de conhecer o produto, para assim descobrir suas características, necessidades de armazenagem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com