TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA EMPRESARIAL ATIVIDADES DE OBSERVAÇÃO DA PARCERIA

Projeto de pesquisa: LOGÍSTICA EMPRESARIAL ATIVIDADES DE OBSERVAÇÃO DA PARCERIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.424 Palavras (10 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE ANHANGUERA

TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

ATPS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

SÃO PAULO

2013

FACULDADE ANHANGUERA

TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

ATPS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

D’Artagnan Santos

Kébio Fabiano Alves Ferraz

Márcio Tadeu

Márcio Felix

Milton

SÃO PAULO

2013

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 4

CADEIA DE SUPRIMENTOS 5

VANTAGENS COMPETITIVAS 6

OS GARGALOS E OBSTÁCULOS 7

PLANO DE MELHORIAS 9

NOVAS TENDENCIAS 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Razão Social: LAPEANO IMPORTAÇÃO, EXPORTAÇÃO E COMÉRCIO DE AUTO PEÇAS LTDA

Nome fantasia: LAPEANO AUTO PARTS

A Lapeano é uma empresa do ramo de auto peças de caminhões e ônibus. Trabalha no comércio e distribuição de autopeças no mercado nacional, estando entre as principais distribuidoras do setor no país.

Além disso, tem se expandindo, importando uma variedade de peças ainda não desenvolvidas no país e ampliando seus mercados para fora do país, em especial América do Sul e alguns países africanos.

Seus executivos, Fábio Vannucci e Eduardo Vannucci, ambos residentes no bairro da Lapa em São Paulo, deram continuidade a pequena auto peças de vosso pai e hoje são lideres do segmento comercial de auto peças para caminhões e ônibus no país.

Tudo começou com a chegada do senhor Gian Vannucci da Itália e iniciou sua vida na Lapa, em São Paulo, com a pequena metalúrgica Vannucci, em 1965, com prestação de serviços de usinagem de peças originais de caminhões e ônibus das marcas mais conhecidas e comercializadas no país. Com o tempo ela passou a comercializar peças e distribuí-las. Com isso foi fundada a Lapeano para cuidar da parte de distribuição e comercialização de peças, em especial as da marca Volks e Ford.

A Lapeano foi crescendo e ganhando notoriedade na parte comercial de seu segmento de atuação. Hoje a Lapeano conta com uma central de distribuição que ocupa uma área de 10.500 m², sendo uma das principais distribuidoras do país. Nos últimos 5 anos, a empresa começou a olhar além do mercado nacional, inovando, buscando novos produtos em outros países para distribuir aqui no Brasil. E além disso, incansavelmente tem procurado ampliar seu mercado distribuidor para além das fronteiras, ganhando mercado na América do Sul e países da África.

A empresa não perdeu seu clima de trabalho familiar. Mesmo com cerca de 200 funcionários, entre área administrativa e operacional, a Lapeano mantém a estrutura da empresa de uma maneira que todos os setores se conectem e todos consigam entender todas as etapas da operação.

Na capacidade inovadora dos filhos do senhor Gian Vannucci, Fábio e Eduardo Vannucci, a empresa é hoje uma firma renomada, com seus mais de 30 mil itens da linha pesada de autopeças.

E isto só foi possível com a missão da empresa de ser responsável por distribuir peças de caminhões e ônibus em todo o país, conquistar notoriedade e manter os valores de qualidade e prestação de serviço e continuando com o espírito desbravador que sempre norteou a Lapeano.

CADEIA DE SUPRIMENTOS

A Lapeano é uma das maiores distribuidoras de autopeças da linha pesada de todo o Brasil. Ela conta em seu estoque com mais de 30 mil itens para caminhões e ônibus da marca Ford, Volksawagem e Mercedes Benz.

A empresa conta com mais de 300 fornecedores e uma equipe de 10 vendedores especializados em linhas e peças especificas dos veículos, comprando semanalmente conforme a demanda exige, através de seu controle de estoque. Além disso, o setor de comércio exterior da empresa tem trazido cada vez mais itens do exterior ampliando a linha disponível de peças da Lapeano.

Quando a mercadoria chega até a Lapeano, passa primeiro pelo recebimento que através da nota fiscal conferem os volumes trazidos. A partir daí passa-se para o setor de conferencia que com o pedido de compras em mãos conferem toda a mercadoria recebida. Com a mercadoria conferida, dá-se a entrada no sistema das mercadorias e estas ficam estocadas devidamente e disponíveis para venda. Este é o processo de suprimento da empresa.

A partir da venda, é feito primeiramente o processo de separação da mercadoria que pode estar divida entre os vários setores do estoque da empresa. Depois passa para o outro setor de conferencia que se atentara que tudo o que foi pedido esta separado e após isso passa para a embalagem. Depois deste passo o próximo é a expedição que levará os produtos da Lapeano para todo o Brasil e para o Exterior, seja para grandes distribuidores como também diretamente para clientes finais (consumidores).

FIGURA 1.1. CADEIA DE SUPRIMENTOS DA LAPEANO

Fonte: SCHUTLER, 2004; Entrevista com gestores da Lapeano. Elaboração própria.

VANTAGENS COMPETITIVAS

Hoje as empresas estão buscando vantagem competitiva e elas precisam enxergar que hoje a competitividade deve não ser apenas de produto, mas também uma vantagem de toda a cadeia logística. A empresa deve se diferenciar aos olhos dos clientes, dos seus concorrentes, e depois mostrar menor custo. A vantagem de valor deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com