TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA REVERSA NO BRASIL: MEIO-AMBIENTE E COMPETITIVIDADE

Dissertações: LOGÍSTICA REVERSA NO BRASIL: MEIO-AMBIENTE E COMPETITIVIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

A sociedade tem se preocupado cada vez mais com os diversos aspectos do equilíbrio ecológico, e a logística reversa vem contribuir de forma significativa para o reaproveitamento de produtos e materiais após seu uso, amenizando os prejuízos causados ao meio-ambiente.

Segundo Rogers e Tibben-Lembke(1998) o reaproveitamento de materiais e a economia com embalegens retornáveis tem trazido ganhos que estimulam cada vez mais iniciativas e esforçoes para implantação da logística reversa, visando a eficiente recuperação de produtos.

A Logística Reversa é responsavel por seus produtos e embalagens, desde o projeto até a sua disposição final, desenvolvendo assim entre a empresa e seus clientes, relacionamentos colaborativos proporcionando a preservação da natureza.

LACERDA (in CEL 2000), diz que os processos de logística reversa tem trazido consideráveis retornos para as empresas. O reaproveitamento de materiais e a economia com embalagens retornáveis têm trazido ganhos que estimulam cada vez mais novas iniciativas e esforços em desenvolvimento e melhoria nos processos de logística reversa.

Segundo Leite (2003) a logística reversa é como a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retornodos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros.

Objetivos da Pesquisa

• Objetivo Geral

O trabalho pretende analisar, os retornos financeiros, e a preservação do meio ambiente atraves do retorno dos produtos e a utilização de materias reciclados.

• Objetivos Específicos

- Analisar os benefícios que a logística reversa pode trazer para o meio ambiente e para o bem estar das pessoas;

- Analisar os retornos financeiros;

- Empresas com diferencial competitivo;

Justificativa

Com a alta competitividade das empresas e o crescimento da consciência ecológica quanto às conseqüências provocadas pelos produtos e seus descartes no meio ambiente, estão contribuindo para a adoção de novos comportamentos por parte das organizações e da sociedade de um modo geral, sinalizando assim para uma valorização maior dos processos de retorno de produtos e materiais descartados no meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com