TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lojas Renner

Pesquisas Acadêmicas: Lojas Renner. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  1.686 Palavras (7 Páginas)  •  1.300 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

As empresas precisam reorganizar seu negócio e marketing para acompanhar a globalização. Com o passar dos anos, o marketing evoluiu de um simples departamento de vendas para um complexo de atividades.

Dentro da empresa, deve-se planejar um departamento de marketing, e este, deve realizar análise, planejamento, implementação e controle.

Nas pequenas empresas, o marketing pode ser feito por uma única pessoa – pesquisa, venda, propaganda, serviço ao consumidor e outras atividades.

Já nas grandes empresas, surge um departamento de marketing para planejar e executar as atividades, repleto de especialistas.

O objetivo deste trabalho é identificar as tarefas de marketing, seus principais conceitos e ferramentas, assim como saber as orientações que as empresas assumem no mercado e como elas e os profissionais de marketing estão reagindo aos novos desafios.

2 DESENVOLVIMENTO

Diferentemente do que ouvimos falar, o Marketing não se baseia simplesmente em publicidades, propagandas, vendas, etc. O Marketing vai além disso, sempre buscando conhecer o mercado. Neste trabalho, conheceremos a interação do Marketing com todas as áreas de uma organização.

2.1 SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Esta sessão responde às questões 01 e 02 do trabalho interdisciplinar individual.

Segmentar um mercado significa escolher um grupo de consumidores, com necessidades homogêneas, para o qual a empresa poderá fazer uma oferta mercadológica.

Essa afirmação trata-se de uma segmentação de mercado demográfica, que se baseia em um grupo determinado pelas seguintes características: idade, renda, sexo, raça, tamanho familiar, ciclo familiar, grau de instrução, religião, nacionalidade.

A segmentação de mercado é cada vez mais utilizada pelas grandes empresas. Pois, não é possível para uma empresa satisfazer todos os consumidores de um dado mercado da mesma forma. Por este motivo, as organizações estão segmentando seus mercados para atender seus consumidores de maneira mais eficaz. Isso se torna a organização “expert” naquele determinado mercado, aumentando assim a sua competitividade.

2.2 CONCEITOS BÁSICOS DE ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO

Esta sessão responde à questão 03 do trabalho interdisciplinar individual.

Administração: “... condução racional das atividades de uma organização”.

(Chiavenato)

Planejamento, estruturação, direção e controle das atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorrem em uma organização. Hoje em dia a administração é entendida como um processo na medida em que consiste em um conjunto de atividades e tarefas relacionadas a fim de atingir um objetivo comum. Em segundo lugar, a administração consiste na coordenação do trabalho e dos recursos organizacionais para garantir que partes interdependentes funcionem como um todo, procurando alcançar a coerência entre os processos e os objetivos organizacionais. Por último, administração significa realizar as tarefas e os objetivos organizacionais de forma eficaz e eficiente.

Organização: As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. Podem ser organizações formais, ou informais. No entanto, independentemente de sua forma e atividade, as organizações partilham de algumas características:

• Têm um propósito ou uma finalidade

• São compostas por pessoas

• Possuem uma estrutura que define e delimita qual é o comportamento e quais são as responsabilidades de cada um de seus membros.

2.2.1 Classificação das Organizações

Esta sessão responde à questão 04 do trabalho interdisciplinar individual. As organizações podem ser classificadas quanto à formalidade, setor produtivo, setor da sociedade (econômico), dimensão e desempenho.

No caso da Renner (lojas Renner), utilizando a sequencia de classificação acima podemos concluir que é um grupo formal; o setor produtivo em que opera é o setor terciário (comercialização de produtos e/ou serviços); o setor de sociedade (econômico) que faz parte é o segundo setor (representadas pelas atividades lucrativas, comércio, etc.); dimensão de grande empresa (receita operacional bruta anual acima de R$60 milhões)

2.3 COMPORTAMENTO DO CLIENTE

“...Sempre ouvimos os anseios e necessidades destas clientes e, com base nas suas demandas de maior praticidade, maior agilidade e maior conforto, reformulamos o mix de nossas lojas, ampliando a variedade de opções de itens de moda.” José Galló CFO da Renner

2.3.1 Orientação para o cliente

Esta sessão responde à questão 05 do trabalho interdisciplinar individual.

Com base nessa afirmação podemos perceber que as lojas Renner têm a sua cultura voltada para o cliente. Demonstrando um comprometimento real com o seu consumidor, explorando suas necessidades, preferências, anseios e trabalhando exclusivamente na busca dessa satisfação. As organizações só têm a ganhar utilizando da implantação da cultura do cliente. Cito alguns benefícios: Manter clientes é mais barato que substituí-los; Cientes satisfeitos exigem maior esforço dos concorrentes; Clientes insatisfeitos aumentam custos de transações comerciais.

2.3.2 Escala de Lealdade dos Clientes

Esta sessão responde à questão 06 do trabalho interdisciplinar individual.

O que toda organização deve buscar, para permanecer no mercado, é o relacionamento de longo prazo com seus clientes. Isso não é uma tarefa fácil, pois requer tempo e uma relação estreita com o cliente para que a organização possa ouvi-lo. Utilizamos então a escala de lealdade dos clientes para mensurar esses grupos de clientes:

• Cliente potencial

• Cliente pesquisador

• Cliente eventual

• Cliente fiel

• Cliente divulgador/ defensores da marca

As empresas vêm concentrando esforços em transformar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com