TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lojas Renner

Projeto de pesquisa: Lojas Renner. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

As Lojas Renner existia como parte do grupo Antônio Jacob Renner, uma empresa nacional, com indústria fabril localizada no bairro Navegantes, em Porto Alegre (RS), inaugurou no ano de 1922, na capital gaúcha, seu primeiro ponto de venda onde era comercializado artigos têxteis. O mix de produtos foi ampliado e as Lojas Renner passou a operar como loja de departamentos.

O ano de 1965 marca o início da história das Lojas Renner se tornando totalmente independente, devido ao seu crescimento e evolução, o grupo A. J. Renner optou por tornar independentes as diferentes empresas que o formavam, ocasionando e constituindo a companhia Lojas Renner S.A. Passados dois anos já se transformava em uma empresa de capital aberto.

As Lojas Renner passou por uma profunda reestruturação no início dos anos de 1990, passando a operar no formato de loja de departamentos especializada em moda.

A empresa expandiu suas operações para além do Rio Grande do Sul, chegando aos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e para o Distrito Federal, consolidando sua posição nesses mercados como uma loja de departamentos especializada em moda com mercadorias de qualidade a preços competitivos.

No ano 1998, a J. C. Penney Brazil, adquiriu o controle acionário da Companhia. Como subsidiária do grupo J. C. Penney, a Renner obteve alguns benefícios operacionais, tais como o acesso a fornecedores internacionais, a consultoria de profissionais especialistas na escolha de pontos comerciais, bem como a adoção de procedimentos e controles internos diferenciados.

Em junho de 2005, ocasião em que a Companhia já atuava com 64 pontos-de-venda, a JC Penney, em conjunto com seus administradores, optou pela venda do controle da Companhia através de oferta pública de ações na Bolsa de Valores de São Paulo, entrou no Novo Mercado da Bovespa tendo o seu capital pulverizado e aproximadamente 100% das ações em circulação.

As Lojas Renner hoje possui lojas de departamentos de vestuário no Brasil, sendo que das 102 lojas existentes, 95 estão instaladas em Shopping Centers e 7 em pontos centrais de cidades, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país.

O Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) tem como objetivo aplicar na prática os conhecimentos adquiridos proporcionando assim estreita relação entre a teoria e a prática através dos conhecimentos teóricos adquiridos ao decorrer do curso em questão, Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, temos a oportunidade de compararmos entre a teoria e prática, tendo a oportunidade de aplicar os conhecimentos obtidos através das disciplinas de Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Recursos Materiais e Patrimoniais.

Na Economia e Mercado temos as variáveis macroeconômicas que afetam diretamente o quadro econômico tanto para a empresa quanto aos consumidores das Lojas Renner.

A Macroeconomia se caracteriza como a teoria que estuda o nível de produto, o nível de emprego, o nível geral de preços, a taxa de salários, a taxa de juros, a taxa de câmbio, o balanço de pagamentos e o estoque de moeda, todos pelas médias globais e de forma agregada. Ela estuda o funcionamento da economia como um todo. (SAMPAIO. Luiza Maria Sampaio Moreira de. 2013, pág. 26)

As Lojas Renner aplica em sua economia a liquidez imediata, segundo Djalma (2004, p. 252): “Indicador da liquidez imediata, que mede a capacidade da empresa e pagar seus compromissos financeiros com os únicos recursos que são líquidos e certos, ou seja, o dinheiro em caixa.”

A Matemática Aplicada utiliza de cálculos e gráficos possibilitando o dia a dia da empresa, elemento importante onde se conferencia o contábil para análises do mercado e no desenvolvimento de soluções problemas alcançando êxito.

Recursos Patrimoniais e Materiais uma harmonia dentro do fluxo administrativo onde se gerencia os materiais resultando em redução de custos e no aperfeiçoamento do desempenho da organização.

2. ECONOMIA E MERCADO

2.1 Panorama econômico/financeiro do Brasil

A economia brasileira conquistou novo patamar financeiro a partir do momento em que o trabalhador adquiriu poder de compra e facilidade de crédito, mas isso só foi possível a partir de manobras realizadas pela equipe economia governamental.

Essas melhorias conquistadas pelo governo brasileiro juntamente com sua equipe econômica que estabilizou a economia, como a segurança inflacionária e também a diminuição do desemprego, possibilitou que o comércio brasileiro pudessem pegar mais créditos bancários para injetar na contratação de funcionários ou emprestar para os seus clientes de forma de crédito, assim aumentou drasticamente o poder de consumo, aumento da oferta de produtos e mercadorias e um retorno considerável na rentabilidade da empresa, conforme gráfico abaixo em uma variação acumulada em 12 meses, em porcentagem.

Referência: http://www.ibge.gov.br. Acesso em 07/05/2014 às 10h05min

Empresas varejistas como as lojas Renner encaixam nesse modelo econômico, pois realizam a estratégia de fidelização de cliente emprestando créditos para consumirem na loja, em contrapartida quanto mais consumo e lucro a empresa adquirir, mais investimento a loja realizará, principalmente na contratação de funcionários que ajudarão na injeção de dinheiro da economia brasileira, ajudando a diminuir o índice de desempregados no país gerando empregos quanto para homens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com