TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING COMO UM DIFERENCIAL PARA AS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE

Por:   •  12/11/2018  •  Monografia  •  2.546 Palavras (11 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE

CURSO GESTÃO HOSPITALAR

KAREM LAUANNY RESENDE MENDANHA

MARKETING COMO UM DIFERENCIAL PARA AS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE


KAREM LAUANNY RESENDE MENDANHA

MARKETING COMO UM DIFERENCIAL PARA AS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE

Trabalho    de   Conclusão    de   Curso   apresentado   a Faculdade  Católica  Dom Orione,  como  requisito  parcial para   a   obtenção   de   grau   de   tecnólogo  em  Gestão Hospitalar.

Orientador: .


Sumário


1 INTRODUÇÃO

Entende-se marketing como um conjunto de estratégias que visam resolução e o suprimento das necessidades dos clientes. Ou seja, a organização deve saber quem é seu público alvo, estudar suas necessidades e desenvolver medidas que solucionem as  mesmas.   “Marketing   é  o  processo  de  planejamento  e  execução  desde   a concepção,  preço,  promoção e distribuição de ideias,  mercadorias  e serviços  para criar  trocas  que  satisfaçam  os  objetivos  individuais  e  organizacionais”.  American Marketing Association.

Visto  que  as  organizações  de  saúde  também  devem  considerar-se  como negócios, é necessário que as mesmas desenvolvam estratégias de marketing para que possam chamar a atenção de seus clientes objetivando que busquem a prestação de seus serviços.

O mercado de trabalho atualmente mostra-se cada vez mais competitivo, no âmbito hospitalar não é diferente, todas as instituições de saúde praticamente, sem nenhuma exceção, possuem metas de crescimento, essa preocupação em atingi-las é o gera a formulação de estratégias para a conquista de seu público, afinal ele é o grande responsável pelo cumprimento das metas estipuladas e ocasionalmente pelo sucesso da empresa. Drucker (1999) afirma, um dos grandes desafios gerenciais a serem   enfrentados   pelas   organizações   atuais,   é   a   necessidade   de   estarem preparadas para agir em um ambiente de mudanças constantes.

O marketing dentro do hospital assume o papel de mostrar qual seu diferencial, o que ele tem de melhor para ajudar a resolução das necessidades de seus clientes, qual a sua cara, o que ele tem de novo, qual é sua maior vantagem, o por que deve ser escolhido dentre tantos outros existentes.

Mesmo diante de inúmeras formas de beneficiamento que o marketing oferece para as organizações, dentro do segmento da saúde ele está fortemente perseguido pelo  preconceito  de  ser  uma  forma  de  aproveitamento  das  enfermidades  dos pacientes, justamente por isso que ele foi ignorado por tanto tempo, só que diante de clientes cada vez mais exigentes torna-se necessário que as instituições mostrem o seu diferencial, o que as faz melhor e de que forma podem solucionar os desejos e anseios  de seu público alvo.


2 JUSTIFICATIVA

O   marketing   trata-se   de   uma   ferramenta   de   grande   relevância   para   a organização, afinal e com ele que se comunica, cria e troca algum tipo de oferta que possa interessar ao cliente, consumidor ou parceiro de negócio.

É através dessa estratégia que a instituição consegue ampliar sua visibilidade, relacionamento,  aumentar  a  facilidade  de  reconhecimento,  fidelizar  seus  clientes, passando assim à se posicionar no mercado.

Apesar disso, essa estratégia foi  ignorada por muito tempo pelas instituições de saúde primeiro que os profissionais dessa área desconhecem seus conceitos e benefícios e além disso trata-se de um assunto alvo de preconceito pois já foi visto como uma forma de exploração da enfermidade dos pacientes.

3 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

Essa proposta de tema gerou a seguinte problemática:

        De que forma o marketing atua como um diferencial dentro das instituições de saúde?

4 OBJETIVO

4.1 Objetivo Geral

Analisar  o  marketing  como  um  diferencial  para  as  instituições  de  saúde, mostrando as diferentes formas de atuação e todas as vantagens que a adoção dessa ferramenta proporciona as organizações que a utilizam, além de aponta-la como uma forma de alavancar seu negócio.

4.2 Objetivo Especifico

  • Estudar os conceitos de marketing e suas diferentes formas de atuação;
  • Aponta-lo com um diferencial para as instituições de saúde;
  • Mostra-lo como uma maneira de alavancar o negócio;

5 METODOLOGIA

A  pesquisa  será  especificamente  bibliográfica,  com  estudo  em  livros  e  artigos científicos voltados   área do marketing, apresentando ele como um diferencial para


instituições de saúde, mostrando as inúmeras vantagens de incluir essa ferramenta nas organizações inseridas no segmento da saúde.

6 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Marketing  é  um  conjunto  de  estratégias  que  visa  entender  e  atender  as necessidades  dos  clientes.  Cabe  a  empresa  localizar  seu  público,  identificar  suas principais  necessidades  e  oferecer  formas  que  sejam  capazes  de  solucionar  as mesmas.   Se  pararmos  para  analisar  desde  o  momento  que  acordamos  estamos ligados  a  essa  ferramenta  (acordamos  e  tomamos  banho  com  um  sabonete  x, comprado por um valor y, em um ponto comercial z, estimulados pela promoção em volta de tal produto).

A essência do marketing baseia-se basicamente na troca, após identificar as necessidades aplica a busca pela satisfação com a compra de serviços ou produtos, estabelecendo o processo de troca onde empresas e consumidores passam a estar ligados uns com os outros. Nesse contexto a troca esta ligada ao conceito de valor, ou seja, não basta apenas fornecer o produto e necessário que ele seja apresentado com diferenciais que sejam capazes de atrair o cliente.

De acordo com Philip Kotler, marketing é uma atividade focada em satisfazer necessidades e desejos por meio de trocas no qual:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (174.7 Kb)   docx (469.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com