TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

R.H e o Endo Marketing: Como diferencial competitivo nas organizações

Por:   •  4/4/2018  •  Artigo  •  3.687 Palavras (15 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 15

R.H e o Endomarketing: como diferencial competitivo nas organizações

Marleide Pereira Correia

PALAVRAS CHAVE: comunicação – Comunicação Interna – Endomarketing – r.h - lucro

1 INTRODUÇÃO

O papel do setor de Recursos Humanos e da comunicação interna ou endomarketing, vem a cada dia se tornando indispensável nas organizações por ter se tornado um dos principais diferenciais competitivos capaz de transformar os colaboradores, nos principais criadores de uma imagem institucional  saudável e de sucesso. Isso exige do setor de Recursos Humanos grande habilidade para lidar com as mudanças de interesses dos colaboradores e suas reais expectativas.

Para Matos (2004 p. 122) “a comunicação interna ou endomarketing funciona como base de sustentação para a comunicação externa.”

Silva (2005, p. 60) por sua vez, afirma que nos regimes democráticos e na economia globalizada, a comunicação é área estratégica e fundamental, para o sucesso das organizações sejam elas públicas ou privadas. Comunicação é ciência. Tem princípios e contornos próprios.

Historicamente, todas as grandes mudanças ocorridas ao longo do tempo apoiaram-se na habilidade da comunicação. Baseando-se nas civilizações primitivas, a comunicação é o sistema que dedica coerência e alusões culturais harmônicas à sociedade globalizada deste milênio que se inicia, a cada país, estado, cidade, bairro, empresa, família, dentre outros. O que justifica, a tendência cada vez mais forte dessa atividade como instrumento fundamental para o alcance de resultados nas organizações.

Infelizmente, nem todos os gestores, vêem as ações do R.H e do endomarketing como investimento, mas sim como custo. Apesar de haver diversos materiais escritos sobre o assunto, eles ainda não se deram conta do tempo que estão perdendo, ao se preocupar apenas com os resultados e não com os processos.

Os tópicos a seguir apresentarão o problema que estimulou o desenvolvimento do trabalho. Logo depois, é apresentado o objetivo principal que move este estudo e os conseqüentes objetivos específicos. Em seqüência será apresentada a justificativa para construção deste trabalho.

  1. Situação – Problema

A competitividade está cada vez mais acirrada e enquanto grandes grupos e empresas de visão vêm focando seus holofotes para os clientes internos, a fim de alcançar os clientes externos, outras porém, não enxergam esse foco como investimento. Vislumbram arrematar mais uma fatia do mercado e claro o lucro cada vez maior, através de estratégicas de marketing arrojado, gastam fortunas sem assertividade e sem ao menos cogitar a possibilidade de que o maior e melhor marketing vem de dentro da organização.

Diante disso, sabe-se também que o setor de Recursos Humanos precisa se posicionar frente aos problemas da organização, procurando se inteirar de todo o planejamento estratégico a fim de contribuir para a lucratividade efetiva, ou seja, deixar de ser o patinho feio e criar de fato valor para a organização.

Assim, este estudo procura responder ao seguinte questionamento: De que forma o setor de Recursos Humanos (R.H) e o endomarketing podem gerar lucro para a organização através de suas ações?

  1. Objetivos
  1. Objetivo geral

 

Apresentar ações de R.H e endomarketing que gerem lucro para a organização.

  1. Objetivos específicos

 Revisão bibliográfica;

 Apresentar ações de R.H geradoras de lucro;

Apresentar ações endomarketing;

  1. Justificativa

O artigo é uma exigência para a conclusão da especialização em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional da FANESE – Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe

A escolha do tema foi influenciada pelo fato da pesquisadora ser gestora de R.H, o que auxiliou bastante na identificação da situação problema apresentada.

A importância deste estudo está justamente na definição de ações de R.H geradoras de lucro e de um plano de comunicação interna que proporcione uma base de sustentação sólida para a comunicação externa, através dos colaboradores.


2 DESENVOLVIMENTO

Quando se pensa em realizar um estudo de pesquisa literária buscando a solução de problemas em uma determinada área organizacional, torna-se pertinente comentar sobre a administração e suas tendências modernas, procurando estabelecer conexões favoráveis à solução da problemática. serão abordados logo um breve histórico sobre as transformações ocorridas na Administração e R.H gerador de lucro e em particular na comunicação interna ou endomarketing.

2.1  Administração e o RH gerador de lucro

.

Por mais que profissionais de outras áreas acreditem não precisar conhecer a Administração em seus detalhes e peculiaridades para então, saber administrar com segurança os seus negócios, o mundo, o mercado e o futuro, mostram rapidamente o contrário. A Administração tornou-se intrínseca em todas as áreas, sendo de fundamental importância para o fortalecimento profissional de qualquer indivíduo.

Segundo Chiavenato (2000, p. 12) nas próximas décadas, a tarefa administrativa será composta de incertezas e desafios, devido à inserção de infinitas variáveis, mudanças e transformações ambíguas e incertas. O administrador deparar-se-á com dificuldades diversas, e cada vez mais complexas, em que sua atenção será pleiteada por acontecimentos e por alianças dentro ou fora da organização que lhe darão informações incoerentes, que irão complicar sua análise perceptiva e sua visão dos problemas a solucionar ou das diversas situações a enfrentar.

Comenta ainda que as dificuldades decorrentes de informações incoerentes advêm das exigências da sociedade, dos clientes, fornecedores, , os desafios dos concorrentes, as expectativas da alta administração, dos subordinados, dos acionistas dentre outros. Esses fatores sofrem mudanças que ultrapassam a capacidade de compreensão do administrador, criando uma desordem que confunde a tarefa administrativa de planejar, organizar, dirigir e controlar uma empresa eficiente e eficaz.

Para tanto, o Administrador precisa se cercar de ações integradoras através do setor de R.H que irão impulsionar os negócios através das equipes devidamente treinadas, informadas e ágeis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (471.3 Kb)   docx (43.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com