TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING DE UM TCC

Por:   •  22/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.190 Palavras (17 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 17

3. MARKETING DEIXAR TODAS AS PALAVRAS MARKETING DO TRABALHO EM ITÁLICO

        Não procure clientes para seu produto. Encontre produtos para seus clientes.” (GODIN - Permission marketing: turning strangers into friends, and friends into customers, 1999). JUSTIFICADO

        Marketing é o conjunto de ferramentas e métodos responsáveis por identificar ou despertar necessidades no consumidor. Market em inglês significa mercado, e por isso compreende-se que esse setor estuda e define o mercado em que a organização atua. O processo deve construir a relação entre empresa e cliente de modo que a mesma se torne fiel e produtiva.

        De acordo com Godin (ANO E PÁGINA), o bom empreendedor não deve buscar a demanda por seus produtos, pelo contrário, deve buscar produtos que possam atender as necessidades de um público. Com esse conceito, a empresa deve planejar e desenvolver aplicações focadas na necessidade do cliente.

3.1 DIFERENCIAIS DO PRODUTO/SERVIÇO

        Levando em consideração os concorrentes de alto nível, identifica-se que ambas as equipes estão bem estruturadas e com alta capacidade intelectual no mercado. Fora o serviço para terceiros, diferente dos concorrentes, a empresa irá desenvolver aplicações aleatórias e inovadoras por conta própria.

        A empresa busca desenvolver seus projetos da melhor forma possível com intuito de que o aplicativo gere mais fidelidade, menos complicações e poucas atualizações futuras para seu funcionamento.

        O aplicativo Veat possui um conceito novo e ainda não possui qualquer produto/serviço que concorra diretamente. Indiretamente, podemos analisar projetos que ainda estão em construção que são portais que poderão ser acessados via web para pesquisar sobre o assunto e localizar alguns dos melhores estabelecimentos.

 Em questão da aplicação Bela, existe um meio concorrente apoiado pela equipe Salão Fácil que desenvolveu o projeto buscando atender a mesma demanda e solucionar o mesmo fim.

        Na figura a seguir, iremos analisar um dos primeiros erros apresentados pelo concorrente:

[pic 1]
               
Figura 4 – Salão Fácil E06 VIRGULA ANO

        A equipe Salão Fácil produziu o aplicativo em pouco tempo, fazendo com que problemas surgissem rapidamente. No meio digital, projetos inovadores tendem a sofrer preconceito no início, influenciando na opinião do consumidor. Analisando a imagem percebe-se que o aplicativo apresentou erro de conexão com o servidor logo no cadastro. Se o aplicativo instalado, apresentar qualquer erro em sua primeira execução ou funcionalidade, o cliente desistirá do produto.         

        Um dos fatores que influenciam o usuário é o design. As aplicações não podem conter páginas poluídas e usar as cores certas de acordo com o conteúdo proposto.

        [pic 2] 
           
Figura 5 – Salão Fácil Design VIRGULA ANO

[pic 3]
 
Figura 6 – Salão Fácil Design VIRGULA ANO

        A empresa não pode abusar de cores carregadas. As figuras 5 e 6 apresentam paginas limpas, porém cansativas aos olhos do consumidor. O aplicativo e o site Bela foram desenvolvidos com cores neutras, de forma que pudesse passar estabilidade, beleza e tranquilidade ao consumidor.

        Como principal diferencial, foi inserida a opção de selecionar o profissional de preferência no aplicativo ou editar e cadastrar profissionais no caso de gerenciamento dos salões via web.

3.2 ANÁLISE DOS 4PS

        Essa ferramenta, ilustrada na Figura 7, forma um conjunto de estratégias relacionadas ao mercado em que a organização atua. Ligados ao marketing, o produto, preço, praça, produto REPETIU e promoção necessitam ser analisados com importância e complexidade.

                                        [pic 4]
                                           
     Figura 7 – Conjunto 4ps

        O produto pode ser definido como algo oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade. Produto pode referir-se a objetos físicos, programas, serviços, cursos, lugares, criadas a partir de uma demanda. No contexto, deve-se analisar seu ciclo de vida para que se tomem decisões coerentes com a realidade do mercado e equilibrar a quantidade de produto à sua linha de produção.

        As decisões de preço são importantes para toda organização que buscam o fim lucrativo e de uma receita para operar. O preço deve ser planejado a partir da demanda, concorrência e custo operacional. Ao mesmo tempo em que o preço deve sustentar a base administrativa, ele precisa ser o que o consumidor espera.

        KOTLER (1994, p. 308) apresenta a seguir o processo de decisão para a localização dos canais de distribuição, conforme ilustrado na Figura 8.

        [pic 5]
                         Figura 8 – Etapas do processo de decisão da localização ideal

        Este processo foi desenhado a partir de uma análise nos canais de distribuição. Os canais podem não atender o esperado pela empresa, consequentemente prejudicando o ciclo operacional.

        A comunicação, de acordo com FARIA (2002, p. 173), é baseada no conceito de que toda a ação empresarial é transmitida para seus clientes, comunicando algo ao seu respeito. ASPAS

                     [pic 6]
                                         
Figura 9 – Comunicação ao cliente

3.2.1 PRODUTO

        Neste item, será apresentada toda ilustração que se refira aos produtos sendo elas embalagem, características e logotipo.

        

        

                                                                         ‘[pic 7]

          Figura 10 – Conceito da interface Veat

[pic 8]
                    Figura 11 – Logotipo Veat

            [pic 9]
                     
                               Figura 12 – Veat App Store

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (987 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com