TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCADO TURÍSTICO

Projeto de pesquisa: MERCADO TURÍSTICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  6.394 Palavras (26 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 26

PLANEJAMENTO TURÍSTICO DE

MAIRIPORÃ

Elaborado por:

Fabiana Andrade Martins – RGM 18109

João Carlos Rubino de Abreu Macedo – RGM 191319

São Bernardo do Campo

2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...........................................................................................

2. MERCADO TURÍSTICO............................................................................

3. OFERTA TURÍSTICA................................................................................

3.1 Oferta Turística Natural...................................................................

3.2 Oferta Turística Artificial................................................................

4. DEMANDA TURÍSTICA.............................................................................

4.1 Demanda Turística Real..................................................................

4.2 Demanda Turística Potencial.........................................................

5. Conclusão..................................................................................................

6. Bibliografia.................................................................................................

03

04

05

06

11

13

14

15

17

18

1. INTRODUÇÃO

As discussões da área econômica fundamentam-se no dilema existente entre a escassez de oferta de recursos e a demanda ilimitada que atende as diversas necessidades do homem. Neste sentido este trabalho objetiva apresentar os conceitos e definições de demanda e oferta turística, que apresentam peculiaridades. Para tanto, foi utilizado o método bibliográfico e o método argumentativo-discursivo.

2. MERCADO TURÍSTICO

O planejamento turístico é uma atividade que tem por objetivo maior alterar a situação atual para uma situação futura desejada. Este câmbio da realidade turística de uma destinação, inexoravelmente atinge ao mercado turístico, isto em razão de o mercado turístico ser uma das razões da existência do planejamento do setor. Para aclarar esta afirmação é necessário explicar o que se entende por mercado turístico. De uma maneira geral, mercado pode ser definido como o ambiente onde oferta e demanda se encontram havendo comércio ou troca de produtos, bens ou serviços.

Lemos (2001, p.128) explica:

Que o mercado turístico é “o conjunto de relações de troca e de contatos entre aqueles que querem vender e os que querem comprar bens e serviços turísticos”, onde se inserem oferta e demanda.

3. OFERTA TURÍSTICA

A oferta turística de um destino, uma região ou localidade, é sempre constituída de um vasto conjunto de elementos, mais ou menos diversificados. A diversidade de elementos que a constituem depende do grau de integração, do desenvolvimento alcançado e das potencialidades oferecidas pelo destino.

São os principais componentes da oferta turística:

Recursos turísticos (naturais ou criados pelo homem) constituem o componente fundamental da oferta. Os elementos básicos incluídos nesta categoria são, por um lado, o clima, a flora e a fauna, a paisagem, as praias e as montanhas que se incluem nos recursos naturais e, por outro, a arte, a historia, os monumentos, os parques temáticos, que se incluem nos recursos criados pelo homem.

Infraestruturas consistem nas construções subterrâneas e de superfície tais como os sistemas de esgotos, gás e eletricidade, sistemas de drenagem, estradas, aeroportos, parques de estacionamento, marinas, facilidades de transporte.

As infra-estruturas são fundamentais para o sucesso e equilíbrio do desenvolvimento do turismo, mas exigem investimentos vultuosos. No entanto, é preferível ter um desenvolvimento lento e equilibrado, se não for possível construir estas estruturas, a ter um desenvolvimento turístico acelerado sem infra-estruturas adequadas o que criará desequilíbrios que, mais tarde, podem colocar problemas de sobrevivência dos destinos.

Superestruturas são constituídas pelos equipamentos que satisfazem diretamente as necessidades da procura turística: alojamentos, restaurantes, entretenimento e diversões, estabelecimentos comerciais, etc.

Acessibilidade e transportes são constituídos pelas vias de acesso bem como pelos meios de transporte e sua organização.

Hospitalidade e acolhimento, o espírito de hospitalidade, a cortesia, a deferência, o desejo de bem servir, bem como a atmosfera, a limpeza, a informação e as condições criadas para receber bem os visitantes, constituem uma componente importante da procura turística.

3.1. OFERTA TURÍSTICA NATURAL

O componente da oferta turística é constituído pelos recursos naturais que são os elementos do meio natural que podem ser utilizados para satisfação de necessidades humanas.

Mas, só pelo fato de existir, um elemento natural não é um recurso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com