TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MINHA TERRA TEM PALMEIRAS

Monografias: MINHA TERRA TEM PALMEIRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

UNOPAR – UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSO GERENCIAIS

AUTOR: MARIA GORETI SANCHES DOS SANTOS

HISTÓRIA DE SUCESSO: MINHA TERRA TEM PALMEIRAS

CATANDUVA-SP

08/05/2013

Produção textual individual – primeiro semestre

DESENVOLVIDO POR: MARIA GORETI SANCHES DOS SANTOS

HISTÓRIA DE SUCESSO: MINHA TERRA TEM PALMEIRAS

Trabalho apresentado às disciplinas:

DISCIPLINAS

PROFESSOR

Comportamento Organizacional

Elisete Alce Zampronio de Oliveira

Gestão de Pessoas

Mônica Maria Silva

Introdução a Economia

Wilson Salvalagio

Processos Administrativos

Karen Hiramatsu Manganotti

Da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO ........................................................................................3

2- DESENVOLVIMENTO.............................................................................4

3- CONCLUSÃO...........................................................................................5

4- PONTOS PARA DISCUSSÃO..................................................................6

5- REFERÊNCIAS.........................................................................................7

CATANDUVA-SP

2013

1 – INTRODUÇÃO:

“Minha terra tem palmeiras,/Onde canta o sabiá;/ As aves, que aqui gorjeiam,/ Não gorjeiam como lá”. ( Gonçalves Dias – Canção do Exílio – 1843)

As aves cantam, a terra produz, a natureza nos devolve tudo o que fazemos por ela.

O Maranhão possui uma vasta e diversificada flora.

Sendo o uso de plantas para a cura doenças uma prática muito antiga, os moradores do município de Lago do Junco se utilizaram delas para suprir a necessidades dos remédios, e assim, melhorar também a qualidade de vida.

Implantou-se o Horto e a Farmácia fitoterápica, em parceria com a prefeitura municipal, a paróquia São José e as lideranças locais, resultado do desenvolvimento do fórum de 1999.

Além das plantas medicinais, as quebradeiras de coco de Ludovico, também conquistaram seus direitos de entrar nas áreas dos cocais sem ter que pagar para os donos das terras, criando assim a Cooperativa de Quebradeiras de coco de Ludovico.

Esta é a Terra Fértil de um povo guerreiro onde:

“Nosso céu tem mais estrelas,/ Nossas várzeas têm mais flores,/ Nossos bosques têm mais vida,/ Nossa vida mais amores.”

O texto de Gonçalves Dias, nos leva à reflexão de tudo o que se pode fazer para extrair da terra o sustento, a cura, a educação, a prosperidade de uma comunidade.

“Sou bravo, sou forte,/ Sou filho do Norte;/ Meu canto de morte,/ Guerreiros, ouvi.”

Para que se conseguisse sucesso neste empreendimento, foi preciso muita luta e determinação.

Explorar um ramo da indústria e do comércio utilizando-se das fontes oferecidas pela Natureza, foi uma grande conquista destes bravos empreendedores que contam assim, sua História de Sucesso.

Não chores,meu filho/Não chores,que a vida,/É luta renhida: Viver é lutar.

A vida é combate,/Que os fracos abate,/Que os fortes, os bravos só pode exaltar

2- DESENVOLVIMENTO

A comunidade de Lago do Junco passou de uma situação de indicadores sócio econômicos inferiores aos de outros municípios do Maranhão, com um baixo índice de desenvolvimento humano, devido o pouco investimento nas áreas de educação e saúde, para uma situação de melhoramento, tornando-se uma comunidade lucrativa e sustentável.

Para a realização do Projeto, o município teve apoio de grandes parcerias como: Prefeitura Municipal, Universidade Federal do Maranhão, Governo Federal e SEBRAE, que contribuíram com capacitação de profissionais e verbas, e também o envolvimento e comprometimento da comunidade que foi a maior beneficiada.

Quanto à medicação fitoterápica, grande pare dos moradores possuíam ervas em casa, as quais eram usadas na comunidade: erva cidreira, camará, batata de “purga”, capim limão, boldo, bacurau, hortelã, folha de laranja, malva do reino, e mais...

A intervenção dos programas de apoio se fez necessário, pois foi percebido pelos agentes que a comunidade desenvolvia de forma inadequada o cultivo e a manipulação das plantas medicinais.

A importância da orientação técnica nos procedimentos realizados e a oportunidade de ir ao encontro do interesse do poder público local em incorporar medicamentos fitoterápicos em sua farmácia básica foram destacadas.

3- CONCLUSÃO - (ANÁLISE)

O sonho de colher o que se plantou transforma toda a realidade de um povo que luta para atingir seus propósitos, e quando isso acontece, a glória é de todos.

A Farmácia do Verde teve um sucesso considerável, contribuindo para o desenvolvimento dos medicamentos fitoterápicos e no desenvolvimento do município, melhoria da qualidade de vida da população local, e, uma vez educando para a saúde, educa-se para ampliar a visão global de todas as outras necessidades.

É visto que, para se conseguir bons resultados, é necessário traçar metas, enfrentar os desafios, sem perder o foco que é sempre procurar o bem estar de todos, em todas as áreas.

- Todo empreendimento deve considerar seu quadro de pessoal, isto é, montar um esquema de quais profissionais irá precisar para cada área específica;

- Na administração, utilizar-se das ferramentas disponíveis no PDCA;

- Observar as potências para abranger o maior espaço possível no mercado, tendo em vista que fatores negativos podem surgir, Mas que com uma boa estrutura organizacional eles podem ser conduzidos para um aproveitamento;

- No fator econômico, buscar sempre o momento certo para efetuar as compras, observar os preços, isto é, o valor de cada insumo, para que quando atingir o consumidor final, todos se sintam satisfeitos com os resultados.

4- PONTOS PARA DISCUSSÃO

- Terra não vive só de água e Luz, vive do trabalho, do amor e da perseverança de quem a cultiva. Ela nos devolve tudo o damos a ela com generosidade. Tudo o que precisamos.

- Para maior abrangência, parcerias são muito importantes, e os veículos de comunicação pública (escolas, igrejas, quermesses) podem ser utilizados para passar informação às pessoas que, embora tenham conhecimento, ainda não tomaram consciência exata do projeto;

- Para ampliar a quantidade de ervas para serem utilizadas, seria necessário um local (ou mais) para plantio, e profissionais habilitados para analisar as plantas;

- Para que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento e também uso dos medicamentos, o primeiro passo seria a divulgação através das farmácias e profissionais da saúde, substituindo na medida do possível, os medicamentos convencionais pelos fitoterápicos;

- Talvez para esta comunidade, trinta agentes sejam suficientes, mas, à medida que outras comunidades passem a implantar o Horto, elas devem ter seus próprios agentes;

- Quando a demanda do plantio e produção não atende a demanda do consumo, é necessário expandir a produção, e para isso, precisa-se mais interessados em ceder de alguma forma o terreno para mais tais metas sejam alcançadas. A produção tem que acontecer para que o produto não pare de ser comercializado.

5 - REFERÊNCIAS

VEIT, Mara Regina - base na obra da organizadora do Projeto e organizadora do Livro Histórias de Sucesso;

WEB AULAS

...

Baixar como  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »