TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marcopolo

Seminário: Marcopolo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  Seminário  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 4

MARCOPOLO

Terceira maior empresa do mundo no segmento de ônibus, iniciou suas atividades em 06/08/1949 em Caxias do Sul – RS, onde no inicio era uma empresa de chapeadora / pintura de veículos e quase se acabou, tiveram a ousadia de decidir que já que eles chapeavam e pintavam porque não consertar os ônibus que passavam pela região, foi daí que surgiram novas oportunidades e nasceu a Marcopolo que seu nome era um modelo de ônibus fabricado naquela época, era de madeira e sua produção era artesanal.

Em 1961 os ônibus produzidos pela Marcopolo em Caxias do Sul foram para as estradar uruguaias, 10 anos depois a expansão no Brasil foi rápida, construindo mais 4 fábricas, 1 em Caxias do Sul – RS, outra em Curitiba – PR e outra no Rio de Janeiro – RJ.

No Início da década de 90 a Marcopolo passou por um projeto ambicioso, abriu fábrica em Portugal – sua primeira fábrica fora do país para atender os exigentes clientes europeus, uma oportunidade que sentiu para melhorar a qualidade dos ônibus dos brasileiros, em Portugal o contato com concorrentes era forte, pois os clientes eram muito exigentes.

O crescimento no exterior foi decisivo e em 1998 a Marcopolo Latino América abriu fábrica na Argentina, depois vieram as unidades do México, África do Sul, Colômbia, Rússia e Índia.

A excelência da internacionalização esta baseada na habilidade de manufaturar, quer dizer, só aventuraram para o mercado externo porque teve consciência de que tem um processo de manufatura diferenciado, usando os mesmo fatores econômicos, mão de obra, custos do país, entende que tem capacidade de competir nos diversos mercados.

Compromisso com a qualidade que impulsionava cada vez mais a empresa.

Em Caxias do Sul – RS, são produzidos 5.500 ônibus p/ano, cada ônibus passa cerca de 2 semanas na linha de produção, começa da montagem da estrutura, chapeamento, depois a pintura e o acabamento, nessa etapa os carros são divididos em 4 linhas, ônibus urbanos, ônibus exportação, ônibus rodoviários leves e pesados, um processo que tem na mão de obra uma importância fundamental para o resultado final do produto.

Desde 1986 a organização adota uma filosofia japonesa em sua administração em que o funcionário contribui com sugestões e melhorias, interagindo na tomada de decisões e desenvolvimento de novas tendências.

A receita liquida da Marcopolo em 2009 que foi o ano dessa pesquisa, foi de aproximadamente 3 bilhões de reais. Em todas as fábricas foram produzidos cerca de 19.000 ônibus/ano, sendo que o maior crescimento foi no mercado brasileiro, com um aumento de 35%.

Atualmente a Marcopolo é a maior fabricante do país com 46% de participação.

O mercado brasileiro está em forte crescimento, tanto mercado interno como o mercado externo.

No final de 2009, foi inaugurada na Índia a 2º fábrica de Marcopolo, a maior fábrica para produzir ônibus do mundo, com capacidade para produzir 21.000 ônibus/ano.

Como temos fábricas em vários pontos do mundo, o objetivo não é entrar em uma guerra miúda em todos os lugares, mas encontrar os maiores mercados nos quais a nossa competitividade de inteligência industrial faça sentido.

Outro diferencial é produzir ônibus de acordo com as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com