TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intercompany Marcopolo

Monografias: Intercompany Marcopolo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/2/2014  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

4.2 O caso Marcopolo

A empresa Marcopolo é uma das maiores fabricantes de carrocerias de ônibus do mundo e, recentemente, passou a atuar também nos segmentos de veículos comerciais leves (LCV), de peças e componentes e de produtos plásticos. É líder no Brasil, com mais de 40% de participação de mercado. A Marcopolo foi fundada em 1949, em Caxias do Sul (RS), e, hoje, está presente com fábricas próprias no Brasil, em Portugal, na Argentina (temporariamente desativada), no México, na Colômbia e na África do Sul, além de transferir tecnologia para a China. Em 2007, 63,6% da produção total era fabricada no Brasil e 36,4% era produzida no Exterior.

As primeiras exportações da Marcopolo, realizadas para o Uruguai, foram no sistema de unidades completamente montadas (ônibus prontos). Esse sistema é conhecido como Completely Built Unit (CBU). Já na década de 1970, a Marcopolo começa a exportar carrocerias completamente desmontadas na forma de kits – sistema CKD (Completely Knocked Down) – para alguns países da América Latina e da África. Nesse último caso, a empresa proporciona assistência técnica ao comprador para a montagem das carrocerias. As exportações para os Estados Unidos iniciaram mais tardiamente, apenas no ano de 1988.

Finalmente, em 1991, foi instalada a primeira fábrica da empresa no exterior, em Portugal. O objetivo desse investimento era, de um lado, propiciar um upgrade tecnológico para a Marcopolo, já que a Europa era conhecida pela avançada tecnologia de ônibus, e, de outro, usufruir da proximidade com os principais fabricantes europeus como fonte de aprendizagem.

A partir da segunda metade dos anos de 1990, o processo de internacionalização da Marcopolo se acelera e é adotada uma estratégia de inserção em países-membros de blocos econômicos regionais. A fábrica argentina foi instalada em 1998 e desativada em 2001, sem previsão de retomada; a mexicana foi inaugurada em 1999, inicialmente com a constituição da Polomex S.A. e, mais tarde, formando uma joint venture com a Daimler Chrysler, a qual participa com 26% do empreendimento. No ano 2000 foi constituída a empresa Superpolo, na Colômbia, uma joint venture em partes iguais com a Superbus, fábrica de ônibus do grupo Fanalca. A fábrica da África do Sul (2001) é 100% de propriedade da Marcopolo. Em 2001 a Marcopolo inicia uma parceria de produção na China, com a venda de tecnologia para a Iveco e planos para futuramente instalar uma montadora.

Em 2006 a Marcopolo concretiza uma joint venture com a principal montadora da Índia, a Tata Motors, onde a participação da Marcopolo é de 49% e a da Tata Motors, de 51%. A produção da nova empresa, para atender ao mercado da Índia e o de exportação, é de responsabilidade da Marcopolo e consiste em uma linha diversificada: ônibus rodoviários, urbanos, miniônibus e microônibus. A Tata Motors fornece os chassis e fica responsável pela venda dos ônibus completos (Transporte..., 2006). Portanto, a Marcopolo deverá se concentrar na sua competência essencial, que é a produção de carrocerias, e a Tata Motors complementa as carrocerias com os chassis e ainda proporciona os canais de comercialização, reduzindo o risco da Marcopolo nesse mercado. Ao mesmo tempo, a joint-venture permite sua entrada no mercado de um país que protege as encarroçadoras locais com elevados impostos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com