TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Do Caso Marcopolo

Por:   •  10/5/2013  •  2.910 Palavras (12 Páginas)  •  1.259 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

O assunto abordado neste trabalho é sobre a trajetoria inigualavel da empresa marcopolo. Desde sua criação suas atitudes inovadoras estão presentes em cada etapa da produção. Abaixo, segue o estudo do caso Marcopolo, sua abordagem apresenta soluções para esse caso em determinadas situações, onde a organização mostra sua força no mercado de montadoras de onibus, sendo que a mesma é a terceira montadora nesse ramo, tendo uma grande fatia do mercado em suas mãos, devido a grande variedade de modelos de onibus que ela tem a oferecer aos mais diversos gosto.

Mostrando a estrutura de produção que ela tem não somente no Brasil, mas em diversos países a fora, sua história pode até ser confundida como muitas histórias de sucesso de determinadas empresas que obteram grande destaques

nacional e internacional, mas no ramo de montadoras de onibus, custamizações dos mesmos, exportações,a empresa tem bases de produção ativas em países como, México, Colômbia, Portugal e África do Sul dentre outros fazem da Marcopolo uma grande força no conceito em desenvolvimento, distribuição e sucesso internacional e nacional, já que a Marcopolo consegue através de toda sua estrutura agradar a gregos e troianos, alcançando suas exportações em mais de 80 países.

Sendo assim, a abordagem do que esta para ser apresentado a seguir, tem como objetivo principal a interpretação de algumas questões a serem respondidas em relação a trajetória internacional de sucesso que a Marcopolo apresenta em seus mais de 50 anos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Inputs transformados, inputs de transformação, outputs, ambiente, planejamento e controle de produção e projeto em gestão da produção estão presentes na Marcopolo?

Sim. Os Inputs transformados estão presentes na forma de capital a ser empregado nas operações administrativas, informações diversas, matérias- prima e consumidores finais. Os Inputs de transformação são compostos pela tecnologia, pelas instalações da Empresa, equipamentos, e os funcionários que fazem parte da operação e do processo produtivo. Output, que são os produtos comercializados pela empresa para conferir o crescimento e sustentabilidade perante o mercado consumidor. Nota se que na marcopolo estão presentes os dois tipos de ambientes tanto o empurrado quanto o puxado.O ambiente pode ser observado também, já que uma taxa cambial desfavorável, acaba forçando a empresa a busca por alterar sua estratégia no mercado, por exemplo, montando ônibus em outros Países. No aspecto do Controle da Produção podemos citar os seus 55 anos ininterruptos de atividade, mantendo seu controle produtivo, agregando valor ao produto, utilizando mão de obra especializada e se preocupando sempre em manter a qualidade e os melhores materiais para confecção de seus ônibus. Por fim, o Projeto em Gestão de Produção é o responsável pela criação de projetos inovadores, lançamento de novos produtos e tecnologias. A empresa se preocupa neste caso, a investir significativamente em seu Departamento Técnico, buscando o aumento da produtividade industrial.

E um dos resultados dessa ação foi o desenvolvimento de capacidade para a produção seriada a partir de peças e de componentes padronizados, equipamentos e ferramentas específicos, novo layout industrial e modificações na programação da produção e controle.

2.2 Quais os métodos alternativos que a Marcopolo pode considerar para poder responder as flutuações na demanda?

Na Marcopolo destaca se o processo de internacionalização, que enfatizou inicialmente o mercado interno, a exportação tinha o propósito principal e complementar de diminuir a ociosidade dos ativos, nos momentos de menor venda no mercado interno.

Ao longo do tempo a partir das capacidades que se acumularam, tanto pela produção interna, como pelo desenvolvimento das exportações, competir com as empresas lideres de mercado mundial passou a ser o objetivo central das ações estratégicas da Marcopolo. Para alcançar essa meta, foi desenvolvido um conjunto de recursos e de capacidades.

A empresa trabalha com uma produção de 110 ônibus/dia, o que a deixa com essa capacidade mínima e constante. A política de acompanhamento da demanda é trabalhada com a adaptação de produtos aos novos modelos de chassis lançados no mercado, ou atendendo a demandas específicas de clientes. A gestão da demanda é realizada através de pesquisas de mercado onde, por exemplo, são fabricados variados modelos de ônibus que atinjam a diversos mercados-alvo.

2.3 Os cinco objetivos de desempenho da produção existem na Marcopolo?

Sim. A empresa desde o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com