TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Markenting

Seminário: Markenting. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  Seminário  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância (AD)

Unidade de Aprendizagem: Marketing

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. De acordo com GOBE et al. (2004) " Como uma das principais exigências do mercado é a atualização constante dos produtos e serviços, tornou-se imperativo que as empresas consigam com uma dose de certeza, vislumbrar o futuro". Sendo assim, dado o caráter instável do atual ambiente de negócios, é determinante e prudente o desenvolvimento de ações que remetam as empresas a permanecerem sustentavelmente competitivas no mercado, através da previsibilidade e da construção de cenários futuros a curto, médio e longo prazo, que reflita precisamente o ambiente de negócio.

Referência: GOBE, Antonio Carlo et al e MOREIRA, Júlio Cesar Tavares [coord.] Gerência de produtos. São Paulo: Saraiva 2004.

Com base nestas considerações em pesquisas sobre o assunto abordado, que podem ser realizadas em sites, revistas, jornais, livros e no material didático da unidade de aprendizagem, desde que devidamente referendados, desenvolva um texto de no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas contemplando: conceitos de marketing e mercado, a importância e o papel da área de marketing no contexto organizacional atual e tendências futuras para esta área. (3,5 pontos)

Em inglês, market significa "mercado", e por isso pode ser compreendido como o cálculo do mercado ou uso do mercado. Segundo Philip Kotler, ele estuda as causas e os mecanismos que regem as relações de troca (bens, serviços ou ideias) e pretende que o resultado de uma relação seja uma transação satisfatória para todas as partes que participam no processo.

Em sentido amplo, é a concepção da política empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante. Já no sentido restrito, é o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto.

Outro agente nesse processo é o mercado, que é o ambiente social ou virtual propício às condições para a troca de bens e serviços. Também se pode entender como sendo a instituição ou organização mediante a qual os ofertantes (vendedores) e os demandantes (compradores) estabelecem uma relação comercial com o fim de realizar transações, acordos ou trocas comerciais.

No contexto da organização atual, que é competitivo, a importância do marketing, segundo Kotler, é tão fundamental que não deveria ficar restrito ao departamento de marketing de uma empresa. Ela é tamanha que as ações daquele afetam a própria estratégia empresarial, executando assim um papel fundamental para manter a boa saúde da empresa.

Se olhar para o futuro, a tendência do marketing é a interligação das ciências econômicas, humanas e sociais. E uma ferramenta que tende cada vez mais a ser utilizada é a tecnologia. É nesse ponto, que surge a nova tendência, o marketing digital, pois na era da informação, as empresas terão que se ajustar rapidamente de forma radical um novo jeito de realizar negócios e cativar clientes.

2. Realize uma pesquisa na empresa em que você trabalha e entreviste os responsáveis pelos setores de vendas e de marketing. Em seguida, faça uma análise descrevendo as principais funções bem como, a importância das respectivas áreas para a organização, a fim de demonstrar a diferença funcional e a importância da inter-relação entre marketing e vendas para o êxito no desenvolvimento de ações estratégicas e competitivas no contexto empresarial. Caso você ainda não trabalhe, ou seu trabalho não esteja relacionado a setores de vendas e marketing, realize essa pesquisa em uma empresa da sua cidade, próxima a sua casa, de um conhecido seu, etc. Sua análise deve conter no mínimo uma lauda. (3,0 pontos)

3. Um das funções da área de marketing refere-se à realização de diagnósticos das ações desenvolvidas pelas empresas no presente e projetar ações futuras com base no conhecimento de fatores/variáveis que possam influenciar no alcance dos objetivos organizacionais. Sobre estes aspectos e com base no artigo abaixo: Variáveis Mercadológicas em Marketing, de Rafael Mauricio Menshhein, disponível em: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/Variaveis_mercadologicas_em_marketing.htm, desenvolva um texto argumentativo entre 25 e 30 linhas, escrevendo sobre as principais variáveis, internas e externas, que podem influenciar no rumo dos negócios de uma organização empresarial, analisando ainda as considerações do autor sobre o tema referenciado. (3,5 pontos)

Variáveis Mercadológicas em Marketing

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com