TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO COM FOCO NA ÁREA DE MARKENTING

Pesquisas Acadêmicas: ESTUDO DE CASO COM FOCO NA ÁREA DE MARKENTING. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  5.892 Palavras (24 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 24

ESTUDO DE CASO COM FOCO NA ÁREA DE MARKETING

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Marketing, Pesquisa de Mercado, Análise Contábil, Mercado de Capitais, Negociação.

Prof. Fabiano Galão, Henry Nonaka, Vânia Machado, Gisleine Fregoneze, Karen Manganotti, Lissandro Falkowiski.

Itabuna

2013

SUMÁRIO

1 Introdução ......................................................................................3

2 Desenvolvimento ...........................................................................4

3 Conclusão ......................................................................................17

Referências ........................................................................................18

3

1 INTRODUÇÃO

Fazer um estudo de caso de duas empresas é aparentemente muito fácil. Mais podemos nos enganar bastante com tudo, pois é necessário que estejamos bem atentos a todos os detalhes da empresa.

As empresas que escolhemos foram de ramos diferentes, o que nos tomou um pouco mais de estudo, pois estamos tratando de diferentes formas de trabalhar com os clientes, metas e objetivos.

Aparentemente é muito fácil, desenvolver este estudo, porém foi necessário o conhecimento em diversas áreas como Marketing, Pesquisa de Mercado, Análise Contábil, Mercado de Capitais e Negociação.

A seguir será possível observar todo o estudo de caso feito em cima das empresas Formandus Eventos e Itão Supermercados, ambas localizadas na cidade de Itabuna-Ba.

4 EMPRESA 1

Formandus Eventos e Formaturas Ltda, localizada na cidade de Itabuna-Ba, empresa de pequeno porte.

Etapa 1: Entrevista

A) A empresa possui um Banco de Dados de Clientes?

Sim. A Empresa possui um banco de dados que conta atualmente com cerca de 10.000 clientes cadastrados. O Banco de dados, proporciona todos os dados necessários dos estudantes que fizemos a formatura, ele também oferece ajudas, proporcionando a todos da empresa as informações que precisar. Utilizamos o banco de dados para criarmos laços de relacionamento com nossos clientes.

B) Como a empresa determina os preços do produto?

O Cálculo de preços dentro da empresa tem por base as projeções do mercado e os tipos de clientes que iremos atender. Não podemos esquecer que também dependemos de fatores como concorrência, fornecedores, etc.

C) Quais atividades de comunicação a empresa realiza?

A Formandus Eventos anuncia em alguns jornais e revistas da região, além de utilização de outdoor e telões digitais em pontos estratégicos da cidade. Possui site onde nossos clientes podem participar interativamente falando direto com os diretores. A comunicação interna é realizada através de e-mail.

D) A empresa monitora seus concorrentes?

5

Sim. São realizadas pesquisas de preço diariamente nos principais concorrentes, contamos também com ajuda de nossos próprios clientes que as vezes acabam fazendo orçamento com os concorrentes e nos mostram.

E) A empresa realiza sistematicamente pesquisas para identificar a satisfação dos clientes? Como elas são feitas?

Sim. Além do site onde os clientes podem manifestar suas criticas e sugestões em relação à prestação serviços como um todo, existe ainda o serviço de ouvidoria realizado pelos nossos funcionários.

F) Como são realizados os controles bancários da organização?

O registro diário de toda a movimentação bancária e do controle de saldos existentes é feito através de sistema de internet banking.

G) Existe uma financeira que realiza empréstimos para a organização? Ela trabalha com cartão de credito? Quais benefícios ela conseguiu com abertura de conta e escolha de banco?

Não. Sim, trabalha com os cartões de credito das bandeiras Mastecard, Visa e Hipercard. Alguns benefícios conseguidos juntos aos bancos em razão da preferência de abertura de conta nestas são: Linhas de financiamento, aplicações financeiras, Cartão BNDES, meios eletrônicos de pagamento (por exemplo, maquininhas de cartão de crédito).

6

H) O gestor conhece as políticas fiscais, monetárias e cambiais que interferem no seu ramo? E como faz a gestão com base nestes conceitos?

Sim. Quanto à política fiscal a empresa acompanha as medidas tomadas pelo governo, no que diz respeito à arrecadação de impostos, pois entende que quanto maiores forem os impostos menor será a renda disponível e, portanto o consumo, então se faz necessário aplicação de campanhas promocionais, com a parceria dos fornecedores, com o intuito de não permitir possíveis quedas nas vendas.

Quanto à política monetária e cambiais, estas influenciam diretamente nos preços de produtos e matéria prima importados comercializados na empresa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com