TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Markenting

Artigos Científicos: Markenting. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 3

A partir do case "Havaiana: com o mundo a seus pés", responda as questões a seguir de forma fundamentada.

1) Nas estratégias de marketing bem sucedidas, a definição do público alvo foi decisiva para a elaboração do mix de marketing.

Em relação ao texto acima, explique, em um texto de 8 a 12 linhas, quem é o público alvo do novo posicionamento das Havaianas (1,0 pontos)

No ano de 1994 ocorreu uma forte queda nas vendas e na rentabilidade da marca, com isso a empresa procurou elaborar um novo método de gerenciamento da marca, agora com mais agressividade e inteligência, tendo como objetivo conquistar o consumidor da classe média. Junto a isso, somaram-se os investimentos em produto e comunicação, além da globalização da marca, levando as Havaianas aos mercados externos, conquistando grandes redes varejistas e butiques. Sua ampliação de mercado, estilização do produto e investimento em mídia, fizeram com que as Havaianas atingissem públicos variados, desde a inicial classe baixa até a classe alta.

2) De acordo com o livro didático, posicionamento "é a batalha por um lugar distinto na mente dos consumidores". Em um parágrafo de 6 a 12 linhas, identifique e explique as estratégias de posicionamento (anterior) e reposicionamento (atual) das Havaianas. (2,0 pontos)

Anteriormente, as Havaianas eram um produto voltado mais para a classe mais baixa, levando em conta seu preço inicial que era R$ 5,00 (cinco reais) o par. A empresa buscava reduzir custos, o que resultava num produto simples e barato. Após as estratégias para efetuar o seu reposicionamento, mudou completamente o foco. O produto ganhou qualidade e se diferenciou. Agregou valores, sentimentos e emoções. Passou a ser tratado como sinônimo de bem-estar e item de moda. Desta forma, concluímos que as estratégias de reposicionamento englobam mudanças profundas, não só no produto, mas também na maneira como é comercializado, divulgado e aceito pelos consumidores. Novamente percebemos o papel fundamental do Marketing, na assertiva de identificar as necessidades dos consumidores e supri-las.

3) Estudamos os conceitos dos 4 P´s utilizados nas estratégias de marketing pelas empresas.

Com base no caso acima, identifique as ações de marketing com base nos conceitos dos 4 P`s . Especifique duas estratégias para cada P (uma no Brasil e outra no exterior) (4,0 pontos)

1. Produto - sandália de dedo de borracha sintética, que não deformam, não tem cheiro e é oferecida para satisfazer o público, apresentada com vários modelos;

2. Preço – teve uma redefinição da estratégia, criação de um novo produto, segregando o público-alvo através de preços diferenciados de produtos similares, apenas de linhas diferentes;

3. Praça – criação de um site oficial http://www.sandaliashavaianas,com.br, onde os consumidores podem ter acesso aos modelos e novas coleções lançados pela empresa, nas redes varejistas, nas lojas franqueadas

4. Promoção – Foi desenvolvida uma campanha publicitária com artistas nacionalmente conhecidos e elaboração de novas embalagens, displays para que ficassem destacadas nos pontos de venda, propagandas em mídia impressa, para atingir novos segmentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com