TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Market de relacionamento

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.110 Palavras (9 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 9

Faculdade Redentor de Campos dos Goytacazes

Daniella

Fabiana

Thiara

Geferson

Vitor

Mozarti

Caio

               

Marketing de relacionamento

Marketing de relacionamento utilizando a ferramenta de sistema CRM (gestão de relacionamento e fidelização do cliente)

                                     

Artigo

Artigo de Marketing apresentado à faculdade Redentor de Campos dos Goytacazes, como requisito parcial para a obtenção de boa média na disciplina de ,

Orientadores:

Resumo:

Este artigo vai apresentar como a ferramenta CRM (Customer Relationship Management), que vem sendo amplamente citada no mmundo dos negócios, pode ser aplicada para obtenção de vantagem competitiva.

O CRM é usado de forma oportunista para impulcionar as vendas, ou se, realmente ela temo apoio acadêmico como papel fundamental no mundo dos negócios. Para explicar melhor, vamos usar o estudo de casos de duas empresas de telefonia, uma movel e outra fixa. O resultado desse estudo tem-se que o CRM é uma estratégia empresárial, consttuidos em dua referencia que são Marketing de Relcionamento e  Tecnologia de Informação.

Palavras chave: CRM (Cusomer Relationship Management), Marketing de Relacionamento.

1.introdução

        As empresas devem manter o relacionamento em longo prazo, marketing de relacionamento é o possesso de garantir esse objetivo. Como afirma bogman (2002, p. 23) “é essencial ou desenvolvimento liderança no mercado, a rápida aceitação de novos produtos e serviços e a consecução da fidelização do consumidor”.

        Nos anos 90 surgiu o marketing de relacionamento para melhor o relacionamento de empresa/cliente, pois é bem mais caro você reconquistar um cliente do que ganhar um novo. Partindo dessa necessidade foi que surgiu o Marketing de Relacionamento que tem como objetivo renovar este conceito de maneira mais forte e mais abrangente, desenvolvendo técnicas para reforçar a relação da empresa com o cliente.

Marketing de relacionamento significa criar, manter e acentuar sólidos relacionamento com os clientes e outros públicos. Cada vez mais, o marketing vem transferindo o foco das transações individuais para a construção de relacionamentos que contêm valor de rede de oferta de valor. O marketing de relacionamento está mais voltado para o longo prazo (PORTE e ARMSTRONG; 1999, p. 197)

        Para Kotler (1990, p.619) “o marketing de relacionamento é baseado na premissa de que os clientes importantes precisam receber atenção continua”. Em algumas situações a empresa realiza pesquisas junto aos seus clientes mais importantes, para saber onde a empresa poderia realizar melhorias ou o que eles gostariam que tivesse para sua comodidade. Este tipo de ação proporciona ao cliente a sensação de que sua opinião é valorizada pela empresa.         

        De acordo com Gordom (1998), o marketing de relacionamento possui oito componentes: Cultura de valores; Pessoas; Liderança; Estratégia; Estrutura; Tecnologia; Conhecimento e percepção. Processo e cada um deles ajuda na Fidelização do cliente.

        Para melhor gerenciamento do relacionamento com o cliente, as empresas começaram a usar a ferramenta de CRM, que ajuda de forma estratégica. Segundo Kotler (2006, p.521) “o CRM e importante porque é um grade impulsionador de lucratividade de uma empresa e o valor agregado de sua base de clientes”.

                       

2. Desenvolvimento.

http://exame.abril.com.br/pme/noticias/o-que-faz-um-relacionamento-com-clientes-ser-realmente-bom

        Em entrevista ao site Exame, Eduardo Andrade explica o que faz o relacionamento com o cliente ser bom. Ele diz que vivemos tempos difíceis, vivemos em busca de profissionalização no atendimento, e também os descasos ao consumidor. Gastam-se fortunas com treinamentos com custos jurídicos por causa e clientes insatisfeito, e como recuperar a confiança do cliente e tratá-lo verdadeiramente como alguém que é a razão de ser da empresa? Não acharemos uma resposta baseada somente em um único elemento para essa pergunta. Na verdade, um conjunto de ações e políticas de gestão de relacionamento com o cliente tem que ser seriamente conduzido.

          Aqui não cabem discursos sem prática, promessas sem entrega. A validade de experiência do cliente, depende a sobrevivência do negócio. No final de tudo, marketing é simplesmente uma guerra de percepções. Portanto, se o cliente não percebe valor na experiência com a marca, no trato relacionamento, no serviço prestado ou no bem do consumidor, tudo se perde. Todos buscam a fidelidade do cliente. Ainda que seja aquela fantasia romântica vendida em palestras motivacionais. Mas fidelizar não significa exclusividade até o tempo chegue até o fim, pode ser entendida como um compromisso de comprar ou recomendar repetidamente um produto ou serviço no futuro. Levando-se em consideração a super oferta de produtos, a facilidade da compra à distância, a explosão informacional e as sedutoras promoções da concorrência, fica fácil entender porque fidelizar é uma tarefa hercúlea

        Relacionamento com o cliente envolve mais que fluxo de pedidos, venda e pós-venda, tem que se criar motivos para continuar o relacionamento com o cliente, isso difere se seu empreendimento dará certo ou estará fadado ao fracasso. A iniciativa do contato pode ser tanto da empresa como do cliente, não importa de quem foi e nem como foi, e sim como a empresa vai aproveitar isso e continuar aprendendo e entendendo as preferências do cliente.

        Para que se explore mais este relacionamento com os clientes, vamos abordar a assunto CRM- Gestão do relacionamento com o cliente. Com esta ferramenta vamos entender para aprender, mas lembrando que quem gera ou cria conhecimento e oportunidades é você e não o software do CRM, mais posso afirmar que esta ferramenta veio para revolucionar qualquer atendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (189.3 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com