TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Ambiental

Seminário: Marketing Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2014  •  Seminário  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 4

Macroambiente e Ambiente Tarefa

Matéria: Teoria da Administração

Aluno: Francisco Carlos Aguiar

ANÁLISE DO MACROAMBIENTE

Ambiente de Marketing

O ambiente de marketing de uma empresa é constituído de participantes e forças externas a ele que afetam a capacidade da administração de marketing de desenvolver e manter bons relacionamentos com seus clientes-alvo. Ele oferece tanto oportunidades quanto ameaças. Empresas bem sucedida sabem a importância de estar sempre observando e se adaptando ao ambiente em mutação.

Essas imagens do futuro dão aos profissionais de marketing muito que pensar, eles são os principais responsáveis por identificar e prever mudanças significativas no ambiente. Devem rastrear as tendências e buscar as oportunidades, para isso são necessárias duas competências essenciais: - inteligência de marketinge pesquisa de marketing, para coletar informações sobre o ambiente de marketing e também dos clientes e concorrentes.

No nível microambiental, incluem a missão da empresa, os objetivos, os fornecedores, as forças próximas à empresa que afeta sua capacidade de atender seus clientes, intermediários de marketing e os diversos públicos. É o ambiente interno da empresa, ou seja, as áreas funcionais que têm um impacto sobre planos e ações do departamento de marketing.

PÚBLICO

CLIENTES

EMPRESA

FORNECEDORES

CONCORRENTES

INTERMEDIÁRIOS

Figura 1: Forças próximas à empresa que afeta sua capacidade de atender seus clientes.

A empresa

Ao desenvolver planos de marketing, a administração de marketing precisa contar com outros grupos da empresa, como, por exemplo, o alto escalão e os departamentos financeiros, de pesquisa e desenvolvimento (P&D), de compras, de produção e de contabilidade.

Todos esses grupos inter-relacionados formam o ambiente interno da empresa. O alto escalão estabelece a missão, os objetivos, as estratégias mais amplas e a política da empresa. Os gerentes de marketing tomam decisões de acordo com os planos desenvolvidos pelo alto escalão e os mesmos aprovam o plano de marketing antes de ser implementado.

COMPRAS

PRODUÇÃO

CONTABILIDADE

FINANCEIRO

P & D

ALTO ESCALÃO

MARKETING

P&D – se concentra em produzir produtos seguros e atraentes;

Compras – suprimentos e materiais;

Produção – produzir a quantidade desejada de produtos com a qualidade almejada;

Contabilidade – mensura as receitas e os custos para que o marketing saiba se seus objetivos estão sendo alcançados;

Clientes – tipos de mercados de clientes que compram bens e serviços da empresa;

Concorrentes – aqueles que servem um mercado-alvo com produtos e serviços similares e contra os quais a empresa deve ganhar vantagem estratégica;

Público – qualquer grupo que tenha um interesse atual ou potencial na organização ou que possa causar um impacto em sua capacidade de atingir seus objetivos.

Fornecedores – oferecem os recursos necessários para e empresa produzir seus e serviços e constituem e elo fundamental no sistema de entrega de valor para o cliente da empresa;

Intermediários de Marketing – ajudam a empresa a promover, vender e distribuir seus bens para os compradores finais;

Os revendedores: são canais de distribuição – atacadistas ou varejistas que ajudam a empresa a encontrar clientes ou vender para eles.

Os operadores logísticos: ajudam à empresa e estocar e transportar bens de seus pontos de origem a seus destinos. Ao trabalhar com essas empresas devem-se considerar fatores como custo, entrega rapidez e segurança.

As agências de serviços de marketing: são as empresas de pesquisa de mercado, as agências de propaganda, as assessorias de imprensa e as empresas de consultoria de marketing, que ajudam a empresa a definir os mercados certos e a promover seus produtos.

Os intermediários financeiros: são os bancos, as financeiras, as seguradoras e outros negócios que efetuam transações financeiras ou fazem seguros contra riscos na compra e venda de bens. Muitas empresas e clientes dependem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com