TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de marketing ambiental

Por:   •  26/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 3

Definição Marketing Ambiental

A Educação Ambiental é um processo contínuo que busca um equilíbrio entre o homem e o ambiente, com vista construção de um futuro pensado e vivido numa lógica de desenvolvimento e progresso.

Ela tem como objetivo o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente; estímulo de consciência crítica sobre a problemática ambiental; garantia de democratização das informações; estímulo integração dos órgãos federais, estaduais e municipais, setor produtivo e acadêmico; fortalecimento da cidadania ambiental, auto determinação dos povos e solidariedade.

Diante deste estudo destacam-se os impactos ambientais causados pela área de propaganda, onde as empresas precisam devolver meios ou mídias que gerem vantagens econômicas e ambientais. Nesta questão envolve-se "Marketing Verde" que é destinado a minimizar os efeitos negativos sobreo ambiente físico ou melhorar a sua qualidade.

Observa-se que o consumidor esta cada vez mais consciente com relação aos problemas ambientais, por isso optam por consumir produtos de empresas, os quais são ecologicamente sustentáveis, trazendo assim uma maior competitividade para as empresas ecologicamente corretas. Sendo assim o marketing ambiental tem um grande papel como ferramenta de contribuição para a redução dos impactos causados por propagandas.

Vantagens Marketing Ambiental

Marketing Ambiental é possível reforçar a imagem positiva frente à sociedade e posicionam seu produto ou serviço no mercado, diferenciando-o dos demais. Muitos países já introduziram os “eco-selos” ou “selos verdes', que garantem que os produtos foram produzidos dentro de padrões severos e restritos de “qualidade ecológica” aprovados em nível nacional. Para usar o selo, a empresa submete-se a constantes supervisões e auditorias.

Para os consumidores, os selos são uma referência importante na escolha e decisão de compra do produto, pois significam que a empresa está ecologicamente correta. Já a obtenção da certificação ISO 14000 envolve a elaboração da análise do ciclo de vida do produto e do rótulo ambiental. O primeiro implica em avaliar todos os estágios de sua produção, de forma a identificar os efeitos sobre o meio ambiente dos componentes e processos. Vai desde a extração de matérias-primas, inclusive o consumo de energia para produção, até a disposição adequada e reciclagem.

A certificação pode significar um elemento importante do marketing para produtos e empresas. A ISO 14.000 e o selo verde são mais um recurso de marketing à disposição no mercado, pois informam ao público e aos clientes potenciais o comprometimento da empresa com as práticas ambientais.

Beneficios Markenting Ambiental

O Marketing Ambiental é uma ferramenta capaz de projetar e sustentar a imagem da empresa, difundindo-a com uma nova visão de mercado, destacando sua diferenciação correta junto à sociedade, fornecedores, funcionários e ao mercado. O conceito de Responsabilidade Social Corporativa é um investimento social privado e construção de programas e projetos sociais, que tem como ponto focal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com